MTur divulga calendário de eventos e festivais nacionais que marcam a primavera

Confira os eventos agendados de Norte a Sul, com destaques para a gastronomia, esportes e culturais
A estação da Primavera marca a realização de eventos turísticos de norte a sul do Brasil

Continua depois da publicidade

Brasília – Com o início do mês de setembro, que marca a transição do inverno para a primavera, o Ministério do Turismo (MTur) divulgou o Calendário de Eventos Nacional, recheado de novidades a partir deste mês. São mais de 170 eventos, entre gastronômicos, culturais, esportivos e os mais variados tipos de festivais e fóruns.

Gastronomia

A 14ª edição do Festival Gastronômico de Ubatuba (SP) – Sabor Caiçara realizado neste final de semana, com 10 categorias de culinária, sendo elas: Caiçara Raiz, Caiçara Contemporânea, Cozinha Internacional, Cozinha Oriental, Petiscos de Praia, Hambúrguer, Pizzas, Pães, Comida de Boteco e Sobremesas, conquista o paladar e fascina turistas com os pratos típicos da culinária caiçara.

Diretamente dos rios e riachos, o Festival Gastronômico de Piracaia (SP) tem como objetivo trazer as iguarias raras e especiais cultivadas na região, promovendo experiências gastronômicas a um preço acessível, até o dia 27 de setembro. Falando em Piracaia, em Santarém (PA), o “Festival da Piracaia do Tapará Miri – Comida Beira Rio”, com características do turismo de base comunitária, promete agitar o local, evidenciando as comidas típicas da região de várzea.

Se você é amante de jabuticaba, o Festival de Jabuticaba de Ariquemes (RO) reúne mais de 700 pés de Jabuticaba para degustação, venda e produção dos derivados desse maravilhoso fruto que só tem no Brasil. O festival acontece até o próximo domingo (10), em uma propriedade rural, e quem visitar o pomar de jabuticaba também pode degustar os frutos e fazer a colheita diretamente no pé.

Fórum

Florianópolis – a ilha da magia –, realiza até 21 de setembro o Fórum de Turismo de Negócios, Lazer e Eventos (FTN), com o objetivo de fomentar o setor de turismo e reunir empreendedores do setor do Brasil e do exterior. O evento conta com palestras de qualificações, feira/workshop, B2B, network e muito mais.

Fortalecendo os negócios femininos, Chapecó (SC) recebeu a maior feira de empreendedorismo feminino do Sul do Brasil encerrada ontem (3), com recorde de presença. A mostra teve o intuito de fomentar e fortalecer o empreendedorismo na região, por meio de palestras, workshops, sessões de negócios e muito network.

Festivais

O calendário também está recheado de festivais. Nas origens da Bossa Nova, Cabo Frio (RJ) realizou, também no último domingo (3), o festival “Sou da Bossa na Passagem”, que reuniu música, entretenimento familiar, artesanato e promoção cultural, fomentando a gastronomia e a importância do bairro mais antigo da cidade.

O Festival Caju de Leitores acontece em Porto Seguro, na Bahia

Para os leitores, o Festival Caju de Leitores, em Porto Seguro (BA), atrai crianças e jovens para prestigiar escritores, contadores de histórias e pesquisadores da literatura indígena. O evento acontecerá entre os dias 4 e 7 e contará com a participação do anfitrião Sairi Pataxó, recebendo: Ailton Krenak, Daniel Munduruku, Awoy Pataxó, Aline Kayapó, Arissana Pataxó, Auritha Tabajara, Janaron Pataxó, Japira Pataxó, Márcia Kambeba e Trudruá Dorrico.

Parauapebas (PA)

No norte do país, em Parauapebas recebe a primeira edição do Festival Dança Carajás, entre os dias 20 e 24 de setembro. O evento foi aprovado pelo Ministério da Cidadania com a ajuda da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), reunindo os melhores bailarinos, coreógrafos e simpatizantes da dança de todo o estado do Pará.

A primeira edição do Festival Dança Carajás, ocorrerá entre os dias 20 e 24 de setembro, na progressista cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará

Esporte

Para os amantes de esportes radicais, a terra dos ventos, Fortaleza (CE) recebeu até o último sábado (2) o evento esportivo Molokabra Downwind com uma variedade de esportes náuticos, que reuniu competições de modalidades de remo (canoa havaiana, surfski, paddleboard, stand up paddle e SUP Foil) e de vela (kitesurf, kitefoil, wing foil, windsurf e hobie cat 16).

Independência

Além de marcar o início da primavera, setembro também celebra o Dia da Independência do Brasil (7), com desfiles para além da capital do país, Brasília. Mais de oito cidades promovem a celebração, incluindo: Vitória de Santo Antão (PE), Morada Nova (CE), Jaquaré (ES), Itaquaí (RJ), Irati (PR), Monte Alegre de Sergipe (SE), Mulungu (CE), Itaguaí (RJ e outras. A maioria dos eventos serão realizados no dia 7 de setembro.

Clique aqui e veja todos os eventos na íntegra.

Por Val-André Mutran – de Brasília