Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Turismo

Parauapebas exibe atrativos turísticos na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo

O evento pretende receber 23 mil pessoas até amanhã, 28, no Pavilhão de Exposições no Anhembi, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Parauapebas exibe atrativos turísticos na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa. Empresários, ministros, secretários estaduais do turismo, representações internacionais com embaixadas e consulados participaram da cerimônia de abertura da feira, que aconteceu ontem, 26. O evento pretende receber 23 mil pessoas até amanhã, 28, no Pavilhão de Exposições no Anhembi, em São Paulo.
“Conectar toda essa diversidade de players e assuntos em um espaço único é a proposta da edição desse ano da ABAV Expor”, disse o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha. De acordo com a vice-presidente, Magda Nassar, “mais de 570 áreas da economia são impactadas pelo turismo e em 2017 as operadoras do setor faturaram em média R$ 12.2 bi”. Ela ressaltou ainda a necessidade do envolvimento do setor público e a importância de parcerias para alavancar o turismo.
Parauapebas
Rica em minério, mais rica ainda em belezas naturais, culturais e gastronômicas. A cidade de Parauapebas, localizada no sudeste de Pará, possui uma variedade de bens que atraem os mais diversos tipos de turistas ao município. O intuito do trade turístico local é mostra que sua riqueza e potencial vão além do minério e que é possível aquecer a econômica do município com geração de emprego e renda por meio dessa nova matriz econômica.
Em sua primeira participação na ABAV Expo, Parauapebas apresenta para o Brasil e para o mundo as cinco rotas turísticas mais visitadas:
 – A Rota City Tour, onde o passeio é pelos principais pontos históricos e turísticos da cidade;
 – A Rota das Águas, que contempla balneários, piscina e cachoeira de águas termais, além de trilhas e degustação da culinária regional;
 – A Rota Indígena, que é uma verdadeira imersão na cultura dos povos nativos.
 – A Rota do Búfalo, que também tem como atrativo a gastronomia rural, a começar pela apresentação do processo de produção de derivados do leite de búfala, além da participação em atividades no campo com pequenos agricultores locais, que apresentam o processo de plantação, apicultura e degustação da culinária rural;
 – E a Rota Carajás, que já é conhecida mundialmente como uma das regiões mais ricas por sua biodiversidade.
A atração do stand de Parauapebas é o café de açaí, produzido na Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado e queijo de búfala, vencedor do 1º Concurso Nacional de Queijo de Búfala realizado na Ilha do Marajó, no mês passado. Essa combinação, que é produzida na zona rural do município, está atraindo olhares, agradando o paladar e provocando nos visitantes um desejo por visitar a cidade.
Polo Araguaia Tocantins
“Estou muito alegre e satisfeito, porque vejo o stand maravilhoso de Parauapebas se apresentando pela primeira vez na ABAV. Foi uma surpresa muito agradável. Nós da ABAV Pa estamos elaborando os roteiros para os polos turísticos, que são seis, e toda a região de Parauapebas, Carajás, Marabá está no polo Araguaia Tocantins. Nos vamos fazer os roteiros turísticos para levar visitantes para essa maravilhosa região. Estão de Parabéns!”, disse o presidente da ABAV Pará, Joacyr Rocha.
O Polo Araguaia Tocantins é formado por municípios das regiões Araguaia, Carajás, Tocantins e Lago de Tucuruí. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, trata-se do maior polo turístico em termos da extensão territorial e diversidade natural e cultural. Parauapebas está entre as seis principais cidades de visitação para o turismo dentre desse polo. Tudo isso por conta da Flona Carajás.
Com cerca de 1,2 milhão de hectares de florestas preservadas, Carajás é composta pelo maior Parque de Cavernas Ferríferas do Brasil – o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos – além de trilhas, cachoeiras e lagoas de águas cristalinas, onde podem ser praticadas atividades de canoagem, mergulho e stand up. Na região, também há centenas de espécies de aves, que coloca Carajás no ranking dos principais roteiros do mundo para quem deseja praticar a atividade de observação de pássaros, conhecida por Birdwatching. (Com informações da ABAV Expor e  Setur).
Conceição do Araguaia

Conceição investe no turismo e já é um dos principais polos do segmento no Estado

Em tempos de crise no comércio e na produção, município atrai turistas com shows nacionais durante o veraneio
Continua depois da publicidade

A pequena e bela Conceição do Araguaia, com pouco mais de 46 mil habitantes, localizada no sul do estado, bem na fronteira com o Tocantins, vem se destacando como um dos principais polos turísticos do Pará. A cidade é banhada pelo Rio Araguaia e nos meses de junho e julho é visitada por milhares de turistas de várias partes do País, que vão desfrutar das lindas praias de água doce que só aparecem no verão, quando o rio seca.

O balneário mais movimentado da cidade é conhecido como Praia das Gaivotas e tem vários quilômetros de extensão. No Ano passado, durante a temporada de veraneio, segundo as autoridades, a praia recebeu um público de mais de 40 mil pessoas em uma única noite para assistir o show do cantor Leonardo.

Um dos principais diferenciais de Conceição do Araguaia em relação a outras cidades da região é o investimento que a atual gestão vem fazendo no turismo. Um investimento de forma planejada e que tem trazido ótimos resultados para a população da cidade. Conceição sempre teve potencial turístico, mas este segmento nunca havia sido tratado como prioridade.

Jair Martins, prefeito do município, avalia que em momento em que todo o País vive uma profunda crise econômica e o índice de desemprego é altíssimo, era necessário criar mecanismos para movimentar a economia do município e gerar novos postos de trabalho para os conceicionenses. “A cidade tem um grande potencial natural para a atividade turística, faltava apenas aproveitá-lo de forma responsável”, disse.

Desde o ano passado, em dias de show, a rede hoteleira de Conceição do Araguaia fica lotada e o reflexo positivo ocorre também no segmento alimentício, que passa a contratar mais funcionários nesta época do ano. Uma voltinha pela Avenida JK – o principal centro comercial da cidade – já é possível perceber o enorme fluxo de veículos circulando e de pessoas entrando e saindo das lojas com sacolas de compras.

Conceição do Araguaia praticamente duplica a população na época do veraneio. Os turistas vão para a cidade atraídos pelas belezas naturais e pela programação de shows nacionais gratuitos oferecidos pela Prefeitura Municipal. No palco da Praia das Gaivotas, neste mês de julho, vão se apresentar nomes como: Maiara e Maraisa, Chitãozinho e Xororó, Psirico, Paula Fernandes – que já cantou no último dia 7 – e a Rainha do Calipso, Joelma, que irá se apresentar na próxima sexta-feira, entre vários outros artistas de renome nacional.

Parauapebas

Empossado Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas

Representantes de diversos setores do governo municipal e de instituições públicas e privadas, vinculados ao turismo foram empossados para o biênio 2018-2020 do Conselho Municipal de Turismo
Continua depois da publicidade

Com o objetivo de fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros a serem disponibilizados pela Administração Municipal para o desenvolvimento do Turismo; estudar e propor medidas de difusão e amparo ao setor; estimular e organizar o turismo sustentável, preservando a identidade cultural e ecológica de Parauapebas, dentre outras capacidades, foi empossado nesta quinta-feira (12), o Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas, biênio 2018-2020.

O coordenador do Departamento de Turismo de Parauapebas, Marcos Alexandre, classificou o momento como muito importante. “Foram 17 anos de espera, mas o grande dia chegou e, a partir de agora, entendemos que novos tempos virão para o turismo em nosso município. É importante ressaltar que Parauapebas possui um potencial turístico imenso e uma nova matriz econômica neste setor é viável”.

Aglaudene Sarmento, representante das Companhias de Viagens e Turismo cadastradas no Ministério do Turismo parabenizou a todos os 22 conselheiros empossados, pelo empenho e dedicação; e ao trade, que se faz presente em massa. “Motivo esse que nos deixa satisfeitos pela resposta ao convite que fizemos a cada um deles”, comemorou. Por ser uma das pioneiras do setor na cidade, Aglaudene foi homenageada pelo Departamento de Turismo.

O representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcel Regis, convocou donos de hotéis, de restaurantes e sócios de empresas de turismo a abraçarem a responsabilidade de alavancar o turismo na cidade porque, segundo ele, Parauapebas tem um grande potencial no setor. “Parauapebas tem três unidades federais de conservação em seu território, que têm possibilidade de serem utilizadas de forma sustentável para o ecoturismo”, destacou. Ele também declarou que o ICMBio sempre será parceiro desta causa, com o objetivo de transformar Parauapebas na capital do ecoturismo de Carajás.

Joaquim Cardoso Lins, proprietário do Balneário do Joca, participou do evento e ficou muito satisfeito. “Estou muito feliz em perceber que agora, com a criação do conselho, o município irá crescer ainda mais, inclusive com a geração de emprego no setor”, comemorou ele, que é proprietário de um dos pontos turísticos da cidade, reconhecido pelo respeito às questões ambientais.

A vereadora Joelma Leite (PSD) defende o setor. “Sempre defendi e sempre defenderei o turismo como atividade econômica que gera renda para o município. Eu acredito nisso!” Ela se comprometeu a fazer o que estiver a seu alcance, como vereadora e como cidadã, para ajudar a alavancar o setor.

O Conselho é composto por 22 representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, do Gabinete do Prefeito, da Assessoria de Comunicação, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Coordenadoria Municipal da Juventude, da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, da Procuradoria Geral do Município, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, da Associação Comercial Industrial e Serviços de Parauapebas, das empresas mineradoras que atuam na Floresta Natural de Carajás, do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hotéis de Parauapebas, da Cooperativa de Ecoturismo de Carajás, da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Cooperativa Extrativista de Carajás, do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Parauapebas e Canaã dos Carajás, do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas, do Sindicato das Empresas de Alimentação e Hospitalidade de Parauapebas e Região, das Companhias de Viagens e Turismo cadastradas no Ministério do Turismo e da Cooperativa Mulheres de Barro.

Ministério Público

Contratação de shows nacionais vira alvo de investigação em Conceição do Araguaia

Prefeitura quer levar constelação nacional com shows de Paula Fernandes, André e Felipe, Chitãozinho e Xororó, Psirico, Maiara e Maraisa, entre outros. MP quer avaliar a legalidade.
Continua depois da publicidade

A contratação de shows caros de artistas renomados como Zé Ricardo e Thiago, Paula Fernandes, André e Felipe, Zé Felipe, Joelma, Valéria Barros, Chitãozinho & Xororó, Psirico e Maiara & Maraisa pelo município de Conceição do Araguaia está dando o que falar e, também, o que investigar. A promotora de Justiça Cremilda Aquino da Costa, do Ministério Público daquele município, instaurou inquérito civil para apurar possível ilegalidade e não observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que regem a administração pública.

O inquérito foi instaurado pela Promotoria após tomar conhecimento da publicação no Diário Oficial dos Municípios, no dia 26 de junho, de nove decretos dispondo sobre inexigibilidade de licitação para a contratação dos shows dos artistas citados acima.

“Nos decretos publicados não há qualquer menção quanto ao valor global da contratação e identificação do CNPJ de cada artista, quanto menos identificação de dotação orçamentária, fonte e elemento de despesa, o que, no mínimo, ofende o princípio da publicidade na Administração Pública Municipal”, relatou a promotora de Justiça Cremilda Costa.

O Portal da Transparência de Conceição do Araguaia também encontra-se fora do ar, o que dificulta a apuração dos fatos.

Serão realizadas pelo Ministério Público diligências para posterior realização de recomendação, termo de compromisso de ajustamento de conduta, ajuizamento de ação civil pública ou outras medidas judiciais cabíveis.

Drama no transporte

Enquanto o município de Conceição do Araguaia se prepara para gastar rios de dinheiro para contratação de shows, outros problemas estão batendo na porta da Prefeitura. Esta semana, o juiz titular da 2ª Vara Cumulativa da Comarca de Conceição do Araguaia, Marcos Paulo Sousa Campelo, concedeu parcialmente a liminar requerida pelo Ministério Público e determinou que o município providencie, no prazo de 72 horas, a contratação de monitores para auxiliar os motoristas no transporte escolar de crianças e adolescentes, do centro até a zona rural.

O pedido de tutela de urgência cautelar havia sido requerido pela própria promotora Cremilda Aquino da Costa contra o município, devido à demissão em massa de monitores que auxiliavam no transporte dos estudantes (crianças e adolescentes), dentro dos ônibus escolares.

No pedido inicial, a promotora solicitou que o juiz ordenasse ao município a voltar a disponibilizar, em todos os veículos de transporte escolar da rede pública municipal, um monitor, o qual deverá ser pessoa maior, capaz, pertencente aos quadros do funcionalismo público municipal (efetivo e ou contratado), com o objetivo de auxiliar o condutor do veículo no cuidado com as crianças e adolescentes, ao longo do trajeto até a escola.

O objetivo é minimizar os riscos de acidentes e preservar a integridade física e psicológica dos alunos, além de contribuir para evitar a evasão escolar. A ação foi ajuizada devido à demissão em massa dos monitores de transporte escolar no município, causando prejuízo a centenas de estudantes, incluindo os de idade entre quatro e seis anos. A exoneração dos monitores de transporte escolar, a apuração da prestação do serviço de transporte escolar de forma deficitária no município de Conceição do Araguaia, em especial sem a presença do monitor, são alvos de investigação em Inquérito Civil que tramita na 3ª Promotoria de Justiça de Conceição do Araguaia.

No ano passado, uma reformulação feita pela prefeitura nas unidades de ensino municipais culminou na manutenção de apenas uma escola de tempo integral e um anexo com turma multisseriada na zona rural. Entretanto, no processo de desativação dos anexos da zona urbana e remanejamento dos alunos para as escolas rurais, o prefeito e a secretária Municipal de Educação assumiram compromisso com o Ministério Público e com os pais, de disponibilizar transporte escolar com monitores, o que não vinha de fato ocorrendo, principalmente após a demissão dos trabalhadores contratados para o serviço.

Apesar de não ter sido publicada em nenhum órgão oficial pela prefeitura, a exoneração dos monitores de transporte escolar foi amplamente divulgada, em especial em redes sociais, assim como foi confirmada durante as inspeções das escolas municipais, realizadas pela promotora Cremilda Aquino.

Segundo ela, durante inspeções realizadas em cinco escolas da zona urbana e sete na zona rural, que dispõem do serviço, ficou constatado que praticamente todos os monitores de transporte escolar contratados foram exonerados. Além do mais, o número de monitores escolares efetivos é irrisório, o que obriga que os alunos sejam transportados quase que exclusivamente sob a responsabilidade do motorista, aumentando assim o risco de acidentes envolvendo as crianças e os jovens.

Segundo a promotoria, já foi registrado um caso de um acidente envolvendo uma aluna, que foi empurrada dentro do ônibus por um colega. A menina acabou sofrendo um trauma na região occipital do cérebro (parte frontal responsável pelos estímulos visuais). Muitas crianças entre quatro e seis anos de idade, que dormem durante o trajeto até a escola, terminam escorregando dos bancos dos ônibus, segundo o MP. Sem contar o fato de que crianças menores necessitam de auxílio para subir e descer do veículo. Com a ausência de monitores de transporte, elas precisam do auxílio do motorista, o que compromete o tempo de viagem e aumenta o risco de quedas dos ônibus escolares. “O dever do município de Conceição do Araguaia de prestar serviço de transporte escolar nos parâmetros constitucionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação é indispensável” afirma a promotora.

O transporte escolar é um direito assegurado no artigo 205 da Constituição Federal, e no artigo 4º da Lei nº 9.394/1996, mais conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em Conceição do Araguaia, o transporte escolar é utilizado por alunos da Educação Infantil até o 9º ano, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Sistema de Organização Modular de Ensino Modular de Ensino (SOME), sendo este último para atender alunos do ensino médio do Governo do Estado do Pará.

Versão do prefeito Jair Martins

Procurado pelo Blog, o prefeito Jair Martins garantiu que não há irregularidades e que o MP alega é que quando publicou decreto de inexigibilidade para licitação para contratação dos shows para o Veraneio 2018, deveria publicar, também, o valor de cada artista. “Mas publiquei esse Decreto de Inexigibilidade para dizer que não existem duas Paula Fernandes, dois Ricardo e Thiago, e assim por diante. Não sou obrigado a colocar o valor do cachê de cada um. Só preciso fazer isso quando for publicar o extrato do contrato e a lei me permite que eu publique até dez dias após o evento, e estamos montando os processos para dar publicidade à coisa pública em breve”, disse o gestor.

Sobre a falta de monitores no transporte escolar, o prefeito alegou que a gestão anterior ficou 12 anos sem ter um monitor dentro dos ônibus. Todavia, quando ele assumiu colocou os monitores, mas, posteriormente o FNDE (Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação) cortou vários recursos de alguns municípios e nessa esteira Conceição do Araguaia perdeu R$ 500 mil. “Acho que essa promotora quer se aparecer, diz que estamos gastando dinheiro com shows ao invés de valorizar a educação. Estamos pagando todos os salários da educação em dia, professores nos respeitam, nós os respeitamos, e estamos reformando todas as escolas da zona rural. Há meses que repasso 40% dos recursos próprios para a educação. Administro uma cidade turística e não posso deixar a administração parar. Com atrações como estas, as pessoas vêm de outras cidades e gastam seu dinheiro aqui em Conceição”, argumenta.

 O prefeito enviou, via mensagem de Whatsapp, link com endereço do Portal da Transparência, mostrando que a informações questionadas pela promotora estão publicadas para que todos os cidadãos possam acompanhar receitas e despesas do município de Conceição do Araguaia (http://www.gestaopublicatransparente.com.br/4419490).

Por Ulisses Pompeu – com informações do MPPA

Parauapebas

Conselho de Turismo de Parauapebas será empossado nesta quinta-feira (12)

Em evento aberto ao público, no auditório da Prefeitura Municipal, os representantes do poder público e do setor turístico serão empossados
Continua depois da publicidade

O Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas será empossado para o biênio 2018-2020, na próxima quinta-feira (12), às 19h, no auditório da Prefeitura Municipal, na presença de representantes do trade turístico da cidade e demais interessados em participar da cerimônia, que é aberta ao público.

Criado em 2001, o Conselho nunca foi efetivado, o que acontece somente agora, com a constituição do Departamento Municipal de Turismo pela atual gestão municipal.

Entre suas competências estão fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros a serem disponibilizados pela Administração Municipal para o desenvolvimento do Turismo; estudar e propor medidas de difusão e amparo ao setor; e estimular e organizar o turismo sustentável, preservando a identidade cultural e ecológica de Parauapebas.

O Conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria de Desenvolvimento, do Gabinete do Prefeito, da Assessoria de Comunicação, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Coordenadoria Municipal da Juventude, da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, da Procuradoria Geral do Município, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, da Associação Comercial Industrial e Serviços de Parauapebas, das empresas mineradoras que atuam na Floresta Natural de Carajás, do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hotéis de Parauapebas, da Cooperativa de Ecoturismo de Carajás, da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Cooperativa Extrativista de Carajás e do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

São Geraldo do Araguaia

Ideflor abre vagas para conselho gestor do Parque da Serra das Andorinhas

Inscrições seguem até o dia 20 de abril também para a APA Araguaia. São duas vagas para cada conselho
Continua depois da publicidade

 A gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), realiza até o dia 20 de abril, inscrições para a renovação dos Conselhos Gestores da Área de Proteção Ambiental Araguaia (APA Araguaia) e do Parque Estadual Serra dos Martírios – Andorinhas (Pesam), localizados no município de São Geraldo do Araguaia. Para cada conselho são disponibilizadas duas vagas, uma a ser ocupada por organização do poder público e outra por organização da sociedade civil.

As vagas podem ser pleiteadas por instituições com atuação na área ambiental, educacional, cultural e de pesquisa científica, preferencialmente envolvidas com as comunidades onde estão localizadas as duas unidades de conservação. Além disso, grupos organizados de trabalhadores de empresas privadas e da população residente nos entornos das duas áreas também podem participar. Os selecionados farão parte dos conselhos pelo período de dois anos, com possibilidade de renovação da participação.

Os interessados em concorrer à vaga destinada à organização do poder público deverão apresentar ofício informando a disponibilidade em fazer parte dos conselhos. Já as organizações da sociedade civil deverão apresentar, além do ofício, cópia do ato constitutivo da organização, com no mínimo dois anos de atuação, e CNPJ (se houver); cópia de projetos executados no estado do Pará, ou no Pesam e na APA Araguaia (apenas para ONG/Oscip); relatório de atividades e cópia da ata de eleição da atual diretoria. Os documentos devem ser entregues nas sedes do Ideflor-bio em São Geraldo do Araguaia ou Belém.

As organizações deverão, ainda, realizar uma apresentação oral falando do histórico da instituição e como podem contribuir para o desenvolvimento das atividades de gestão do Pesam e da APA Araguaia. As apresentações orais ocorrerão durante a Reunião Geral dos Conselhos, no dia 27 de abril, em São Geraldo do Araguaia. O resultado da Chamada Pública para a renovação dos Conselhos será divulgado após a reunião.

Os Conselhos Gestores têm caráter consultivo (Pesam) e deliberativo (APA Araguaia). Sua principal função é auxiliar a GRA na gestão das duas unidades de conservação, por meio da aprovação, aconselhamento e implantação de projetos e políticas voltadas aos territórios. Segundo Evandra Vilacoert, gerente da Região Administrativa do Araguaia e presidente dos conselhos, ambos são muito atuantes.

“Esses conselhos são as principais ferramentas para uma gestão participativa no Pesam e na APA Araguaia. Eles auxiliam com pesquisas científicas, ações de educação ambiental, além da forte participação das comunidades locais. Então os conselhos são o ponto de partida para todas as atividades que realizamos nas duas Unidades de Conservação”, afirma a gerente.

Turismo

Família americana que estava desaparecida no Pará é encontrada com vida

De acordo com a secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), a família estava na Vila Curumu, em Breves, no Pará.
Continua depois da publicidade

 A família de americanos que desaparecera em Breves, a 220 quilômetros de Belém, no Pará, após um ataque de piratas foi encontrada com vida na tarde desta quarta-feira, por volta das 17h30. De acordo com a secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), a família estava na Vila Curumu, no Pará.

Adam Harris Harteau, de 39 anos, e Emily Faith Harteau, de 37, e as duas filhas, de 3 e 7 anos, foram encontrados por ribeirinhos perto do rio Jacaré-Grande. Segundo José Augusto Pantoja Leão, morador da vila, a família estava em cima de um barranco, em uma prancha de surf. Os ribeirinhos socorreram os americanos e o trouxeram para a terra firme. A polícia foi acionada e está no local.

A família de americanos estava há cinco anos fazendo viagens pelo mundo a bordo de uma van. Adam Harris Heart, de 39 anos, a mulher, Emily Faith Hart, de 37, e as duas filhas do casal, com idades de 3 e 6 anos, desapareceram após a embarcação onde viajavam ser invadida por assaltantes, conhecidos como “piratas”.

Após o crime, a polícia fez buscas perto do local e conseguiu reaver alguns objetos. Entre eles, um notebook da família americana, usado para portar fotos da jornada pela América Latina nas redes sociais.

Segundo o site G1, ao retornar até a balsa para entregar o computador, a polícia não encontrou a família americana. No automóvel dos americanos, havia uma pequena quantidade de maconha.

— Não se sabe realmente por que eles saíram da embarcação. Se saíram motivados do susto em decorrência do fato, ou talvez com medo da atuação da polícia. Não se sabe se o medo era porque estavam com certa quantidade de droga, que foi apreendida em Macapá pela Polícia Federal. O fato é: após a polícia sair para fazer as diligências, eles saíram da embarcação — informou ao site G1 André Cunha, da Secretaria de Segurança Pública do Pará.

A aventura da família começou em outubro de 2012 com um plano de viajar durante um ano da Califórnia até a Terra do Fogo, no Chile. Após cinco meses percorrendo o continente de van, eles decidiram estender a aventura por tempo indeterminado e já passaram por mais de 14 países.

Sierra, a filha mais nova do casal, nasceu em junho de 2014 enquanto o casal estava em Florianópolis. Em uma entrevista para o jornal “Business Insider”, Emily contou que fez o pré-natal no Peru, Chile, Argentina e Brasil.

O casal criou um site para mostrar as viagens da família, além dos registros nas redes sociais. No Instagram, a última foto publicada é do dia 29 de setembro e mostra a van da família atolada durante uma viagem entre Salvador e Recife. A primeira foto publicada no Brasil é do dia 20 de maio e mostra Emily com as duas filhas na fronteira com a Bolívia.

Em setembro deste ano, a inglesa Emma Kelty foi atacada por sete pessoas que são chamadas de “barrigas d’água”, ou piratas do Amazonas. A esportista britânica, de 43 anos, desapareceu no Rio Solimões, na altura no município de Coari (363km de Manaus), no Amazonas (AM), após ser vítima de latrocínio — roubo seguido de morte. Emma viajava de caiaque, numa jornada que começou no Peru.

Turismo religioso

Aeroporto Val-de-Cans abre receptivo aos turistas do Círio 2017

A expectativa da Infraero para esta edição do Círio é que cerca de 110 mil pessoas utilizem o Val-de-Cans entre os dias 2 e 13 de outubro, um aumento de 5% em relação ao ano anterior
Continua depois da publicidade

Na próxima terça-feira, a partir das onze horas, o Aeroporto Internacional de Belém iniciará o receptivo aos turistas que vão à capital para participar do Círio de Nazaré.

A expectativa da Infraero para esta edição do Círio é que cerca de 110 mil pessoas utilizem o Val-de-Cans entre os dias 2 e 13 de outubro. É um aumento de aproximadamente 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

E para atender essa grande movimentação, que conta com 45 voos extras, o superintendente do aeroporto, Fábio Rodrigues, explica que a Infraero está preparada para atender aos passageiros que utilizarem o terminal.

“Para ter uma fluidez, foi solicitado reforço das forças policiais que atuam aqui e para o bom atendimento do passageiro, nós fizemos uma parceria com a Estácio de Sá. Alunos do curso de comunicação social, foram treinados pela nossa equipe de operações e vão estar agregados a nossa equipe operacional atuando na recepção e na prestação das informações para os passageiros do aeroporto”.

O superintendente reforça que o turista que chegar à capital pelo Val-de-Cans será envolvido no espírito de uma das maiores celebrações religiosas do mundo e terá muitos motivos para voltar a cidade.

“Vai ser uma forma acolhedora, mais próxima, mais quente de recepção. E isso vai se somar com toda a programação cultural com a exposição dos cabeçudos de São Caetano de Olivelas, vários grupos folclóricos vão estar se apresentando no desembarque, mostrando a cultura paraense na chegada das pessoas. Temos flash mobs também ao longo do dia. E nós vamos ter o nosso grande momento com a visita da imagem peregrina, no dia 3 pela manhã, que vai inaugurar o Círio. Vai ser feita uma grande missa. E nessa data as aeronaves que estiverem pousando aqui vão receber aquele famoso arco com as águas do carro de combate a incêndio, só que dessa vez vai ser com água benta. Então, nós vamos estar abençoando os primeiros voos que vão estar chegando aqui em Belém nessa data do dia três”.

Essas ações são realizadas em parceria com a Secretaria de Turismo do Pará, a Belemtur e a Prefeitura de São Caetano de Odivelas.