TST – Mineradora Vale cria "lista suja” e é condenada por dano moral coletivo

Continua depois da publicidade

Por ter pressionado empresas terceirizadas e contratadas a dispensar ou não admitir empregados que haviam ajuizado reclamação trabalhista contra ela, criando assim uma “lista suja”, a Companhia Vale do Rio Doce foi condenada ao pagamento de indenização por dano moral coletivo, no valor de R$ 800 mil, revertida ao FAT. A condenação, imposta pelo TRT da 17ª região, foi mantida pela 5ª turma do TST.

Histórico
Em agosto de 2006, a 12ª vara do Trabalho de Vitória/ES, recebeu a denúncia contra a Vale do Rio Doce em ação civil pública ajuizada pelo MPT, que pedia a condenação da empresa. A conduta discriminatória empresarial foi confirmada pelo juízo de primeiro grau, e a Vale do Rio Doce foi condenada ao pagamento de indenização pelo dano causado aos trabalhadores.

Após ter o recurso indeferido no TRT da 17ª região, a empresa recorreu à instância superior, mas a condenação acabou sendo mantida. O ministro Emmanoel Pereira, relator que examinou o recurso na 5ª turma do TST, informou que o acórdão regional foi conclusivo ao afirmar que a Vale, de fato, praticou ato lesivo contra trabalhadores que reclamaram seus direitos na Justiça. De acordo com o Tribunal regional, a conduta da empresa foi “uma violência contra as normas protetivas do trabalho”.

Ao final, o relator não conheceu do recurso ante o entendimento de que ele não satisfazia as exigências necessárias à sua admissibilidade. A decisão foi unânime.

 

1 comentário em “TST – Mineradora Vale cria "lista suja” e é condenada por dano moral coletivo

  1. OLD FOX Responder

    ESTA ATITUDE POR PARTE DA VALE E NORMAL AQUI EM CARAJAS PRINCIPALMENTE NAS GERENCIAS DO ENG SERGIO ARRUDA. TODOS OS FUNCIONARIOS QUE IMPETRARAM QUALQUER RECLAMAÇÃO TRABALHISTA CONTRA A EMPRESA CENEC DO GRUPO CAMARGO CORREIA , OU TIVERAM QUE RETIRAR A QUESTÃO OU ESTÃO ATE AGORA PROIBIDOS DE TRABALHAR NAS AREAS DE FISCALIZAÇÃO E GERENCIAMENTO. TRISTE E SABER QUE NOSSAS AUTORIDADES COMPETENTES SÃO SABEDORA DESTE ATO CRUEL E DESUMANO E NADA FASEM EM PROL DAQUELES QUE ESTÃO LUTANDO LEGALMENTE PELOS SEUS DIREITOS. SR SERGIO ARRUDA PENSE BEM QUE EXISTEM DETERMINADAS TARANTOLAS QUE TECEM TÃO BEM SUA TEIA QUE ACABA SENDO PRESA POR ELA MESMA . TIREM TUDO DO HOMEM MAS NÃO TIREM O DIREITO MAIS SAGRADO QUE E O DIREITO DE TRABALHAR

Deixe seu comentário

Posts relacionados