Seminário vai debater atuação de órgãos ambientais no combate a incêndios e queimadas no Pará

O seminário online será realizado pelo Ministério Público Federal (MPF), em parceria com Ibama e Semas. O evento ocorre dia 14 e será destinado a secretários municipais de Meio Ambiente e coordenadores regionais da Semas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) vai promover, no próximo dia 14, um seminário online sobre prevenção de incêndios florestais e o controle e fiscalização de queimadas no Pará. O seminário será realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O evento é destinado a secretários municipais de Meio Ambiente e a coordenadores regionais da Semas, assim como ao corpo técnico das secretarias e coordenações. Para participar da videoconferência, os convidados devem acessar o link www.mpf.mp.br/pa/evento a partir do horário de início do evento, às 8h30.

Entre os temas que serão abordados estão o panorama dos incêndios florestais do estado, a instrução normativa da Semas que trata da queima controlada e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que é a principal estrutura federal no país para atuação no combate direto a incêndios florestais e queimadas não autorizadas e para a indução de mudança da cultura do uso do fogo na agricultura.

A abertura será ás 8h30. Logo depois, às 8h45, será apresentado o painel “Panorama dos Incêndios Florestais no estado do Pará e Estratégias de Monitoramento”, com o responsável pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (Comuc) da Semas, Saulo Carvalho.

Às 9h30, ocorre a apresentação do painel “Prevfogo no Pará: Apresentação do Programa Brigadas do Estado e Possibilidades de Atuação Interagências”, com a coordenadora do Núcleo de Interagências e Controle de Queimadas do Prevfogo, Lara Steil, e com o coordenador estadual do Prevfogo, Antônio Jorge Passos Balderramas. Às 10h15 será feita a apresentação do painel “Panorama da Queima Controlada e a IN 8/2015 da Semas/PA: Competência para Controle e Fiscalização, Procedimento e Estratégias de Atuação”, com a técnica da Semas Julianne Moutinho Marta.

Em seguida, às 11h, ocorre a apresentação do painel “Programa Municípios Verdes (PMV): Estratégias de Controle de Queimadas – Experiência de Paragominas”, com a diretora-geral do Núcleo Executor do PMV/Semas, Jaqueline de Carvalho Peçanha.

Tina DeBord