Uma entrevista com o secretário de Desenvolvimento de Parauapebas (PA), Wander Nepomuceno, é destaque deste domingo no Conexão Rural, que é veiculado pela RBATV, Band, canal 30 neste município e também no domingo, no mesmo horário, na Band, canal 5 de Canaã dos Carajás (PA). O secretário fala sobre a importância da mineração para o município e sobre a força do biodiesel no Pará, entre outros aspectos econômicos da região.
O programa traz ainda os bastidores da festa de lançamento do CD do cantor Pedro Coutinho. O evento foi realizado na Boate VIP em Parauapebas com a presença de muitas fãs deste jovem cantor goiano que vem fazendo sucesso no sul e sudeste do estado.
O apresentador Lima Rodrigues conversa ainda com o cantor Wesley Sollo, que canta modão sertanejo e músicas de sua autoria. As imagens e edição do Conexão Rural são de João Pesão Filho.
8 comentários em “Secretário de Desenvolvimento, Wander Nepomuceno, fala ao Conexão Rural sobre mineração e biodiesel”
“Desenvolvimento não é apenas focado no setor indústria esta é uma visão equivocada e simplista o desenvolvimento passa pela educação , pela saúde , obras estruturantes de mobilidade urbana e cultura.”
este é o caminho! Do contrário… vão chegar novas empresas, importar mão de obra QUALIFICADA e os analfabetos funcionais continuarão choramingando que não encontram oportunidades de “fichar nas firma de fora”…
Caracas, só fala do que não faz, do que não conhece! Basta andar pelas ruas da cidade, ou melhor, pela rua onde se mora para ver o nível de desenvolvimento – (i)responsável que esse (des)governo imprime em nossa Cidade.
Este Sr. começa com “Assumi a pasta de DESENVOLVIMENTO a seis meses”. Se quis dizer “Há” seis meses né secretário? De onde menos se espera é que nao vem nada mesmo…
E assim são os governos, se preparam para o diálogo e esquecem as ações…
Todo mundo sabe a importancia da mineração pra Parauapebas, é tão óbvio quanto respirar o ar. Porque ele nao fala dos motivos dessa cidade só viver de mineração e não ter outras opções economicas?? cade as industrias?? o comercio ta a cada dia mais fraco e vendendo menos… alto indice de desemprego, poucos investimentos em alternativas economicas… disso ele não fala… só fala do obvio que até uma criança de 10 anos sabe falar.
Fazer um céu com pouco a gente faz. Basta uma estrela, Uma estrela e nada mais. Pra ter nas mãos o mundo Basta uma ilusão. Um grão de areia É o mundo em nossa mão.
REFLEXÃO>
Caro Antônio;
Assumi a pasta de DESENVOLVIMENTO a seis meses e com muito esforço aprendizado e dedicação conseguimos estruturar a secretaria com o primeiro orçamento aprovado para fomentar e criar alternativas econômicas para o município. A geração de emprego é consequência de um modelo econômico de crescimento da economia e investimentos públicos e privados tanto em infraestrutura como projetos de capital.
Só assim o pais cresci as economias regionais crescem e os municípios tem sua expansão econômica com geração de emprego e renda.
Você tem razão em citar a inercia e morosidade em que ações acontecem porque a falta de politica industrial no pais , no estado e por consequência aqui no município não é fato inédito ou surpreendente . O município com qualquer ente federado necessita de uma politica clara de desenvolvimento para continuar dando oportunidade as futuras gerações e melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Desenvolvimento não é apenas focado no setor indústria esta é uma visão equivocada e simplista o desenvolvimento passa pela educação , pela saúde , obras estruturantes de mobilidade urbana e cultura.
Desenvolvimento envolve toda a sociedade e suas vertentes principal o desenvolvimento das pessoas com melhoria na educação , qualificação e habilidade de seu material humano.
O município transforma e muda seu patamar de qualidade de vida através do desenvolvimento e crescimento das pessoas, instituições , entidades da sociedade organizada com ação ação participativa da população não em ações de gabinetes, a participação e a discursão na sociedade organizada é a mola propulsora renovando os conceitos e aumentando a massa de conhecimento das pessoas.
Desenvolvimento de uma sociedade seja no setor social , econômico e empresarial se faz com a participação de todos.
Aqui temos o nosso plano estratégico voltado para o Desenvolvimento Sustentável, e para que este conceito seja alcançado é preciso uma discussão mais ampla um trabalho de qualidade sem pressa, sem visão imediatista e respeito as pessoas. Contamos com procedimentos e projetos estruturantes de alta tecnologia para atingir níveis satisfatórios através de planejamento, estratégia e eficácia na sua implementação, sempre levando em conta a preservação do meio ambiente.
A visão imediatista e curto prazo não contribui para nossa historia e caso tenhamos esta postura continuaremos a mesma inercia, temos alguns compromissos assumidos com a sociedade e vamos cumprir buscando a sustentabilidade e seus desdobramentos.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade de vida, ao invés de resultado pontuais e curto prazo, uso racional dos recursos, e aumento da participação da sociedade organizada através do CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO – CMD . Estamos nos preparando e trabalhando para isso, caso tenha interesse regasse as magas da camisa e venha ajudar o município neste empreitada.
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social. económico, social de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
A secretaria estará sempre aberta para receber criticas e sugestões de forma respeitosa e criativa.
Em tempo vendo o que acredito!
WJN
Meu Caro Zedudu, você conhece algum trabalho feito pela Secretaria de Desenvolvimento do Governo Valmir. Cade o setor Industrial, o que o Secretário Desenvolveu? Só fala isso o tempo todo. Manda ele de volta pra Vale. Um atraso, naquela pasta não sai nada. Falta 2 anos para acabar o Governo é o Sr. Wander vai continuar nessa inercia. Zero em geração de emprego. Vendedor de Ilusões.