Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

Antes do recesso administrativo de meio de ano, a conversa que rola pelos corredores da PMP não é outra que não seja o concurso público. Amanhã, reunião no fórum deve clarear as etapas

Continua depois da publicidade

FOLHA DE PAGAMENTO

A folha de pagamento da Prefeitura de Parauapebas não para de crescer. Mesmo com as medidas de contenção de despesa, tornadas públicas por meio do Decreto Municipal nº 494, de 25 de maio, a relação de vínculos salariais de junho deu uma “subidinha”, passando de 11.800 em maio para 11.875 em junho. Acredita-se que esses novos sortudos assalariados pela prefeitura mais rica do interior amazônico tenham tido seus contratos batidos antes do decreto e, como não entraram na folha de maio a tempo, aparecem agora na folha de junho. Em tempo: a folha da prefeitura chegou a R$ 93,547 milhões este mês, um valor histórico.

NA MIRA DA JUSTIÇA

Por falar em folha de pagamento, deve ser realizada nesta terça-feira (28) audiência no fórum local para tratar sobre a situação dos contratados e do concurso público da Prefeitura de Parauapebas. Atualmente, há aproximadamente 6.500 temporários na folha do Executivo municipal contra pouco mais de 4.300 efetivos. Além disso, há entre mil e mil e cem comissionados, e a justiça quer que a prefeitura encontre uma solução urgente para realizar concurso, o que tem deixado muito contratado assombrado, temendo perder o emprego.

MAIS DE 1 CONCURSO

Em vídeos que circulam nas redes sociais após reunião realizada na semana passada entre integrantes do Executivo e representantes de categorias que defendem os servidores, membros do governo anunciaram que, a partir de agosto, o primeiro concurso começará a ser desenhado para divulgação de edital ainda este ano. Outra informação dada é que haverá mais de um concurso, conforme a necessidade da Administração, uma vez que novos cargos deverão ser criados, e o trâmite para isso precisa passar pela Câmara.

COMBATE À PEDOFILIA

Nesta segunda-feira (27), foi publicado no Diário Oficial do Município uma lei que vai auxiliar a rede de proteção local no combate à pedofilia. A partir de agora, a Prefeitura de Parauapebas terá de estudar uma maneira para utilizar nos veículos que fazem o transporte escolar material gráfico publicitário de combate ou apologia à pedofilia. A publicidade antipedofilia precisa estar bem visível e facilmente compreensível.

TRASEIRA DOS CARROS

Derivada de um projeto de autoria da vereadora Eliene Soares, a Lei Municipal nº 5.124 é a 11ª emplacada pela parlamentar apenas este ano e busca levar conscientização a estudantes e profissionais envolvidos no transporte escolar, bem como à sociedade em geral. O material gráfico da campanha deverá ser utilizado na parte externa e interna dos veículos e não poderá comprometer a segurança do trânsito.

CORONA DESAPARECIDO

Ufa! Ele sumiu. A alta taxa de vacinação em Parauapebas, fez com que os casos de coronavírus despencassem para apenas seis registros no período de sete dias, conforme boletim da prefeitura divulgado ontem (26). Embora a Capital do Minério contabilize lamentavelmente 569 óbitos por covid desde o início da pandemia, o município não vê morte desde o final de maio. Parauapebas já registrou 67.800 casos confirmados da doença, sendo que pouco mais de 67.200 pessoas se recuperaram. Atualmente, só na rede particular há leitos ocupados por pacientes com covid, mas sem passar de 40% da capacidade.