Relato de um morador da APA

Continua depois da publicidade

Comentário recebido no post “Vale é denunciada no Senado” que segundo o comentarista, reflete a forma de tratamento que a mineradora Vale dispensa aos moradores da Área de Proteção Ambiental vizinha ao Projeto Carajás. É salutar notar que não só os valores que a empresa quer repassar a título de indenização é fonte de amargura para os colonos:

“Prezados Senhores, referente ao comentário “LEMBRO” quero aqui manifestar minha profunda tristeza e desencanto com a Mineradora em questão. Sou pioneiro deste Município, filho de colono da APA. e nunca vi tamanho desprezo.

A Mineradora usa as APAS como extensão da mina de ferro Carajás, “quintal”, no entanto os problemas sócio econômicos dos colonos são diversos. Não estou tirando a responsabilidade pública do Município, no entanto, naquela pequena área existem problemas com danos que possivelmente são irreparáveis.

Exemplo: existe ali duas barragens da Mineradora, uma para captação de água, outra para despejo/depósito de dejetos, com isso os rios e igarapés estão poluídos, os peixes não servem para alimento dos colonos. Além desses problemas a mineradora tem um fluxo que altera a rotina dos colonos, e o saldo dos colonos é somente poeira, barulho e contaminação.

Sugiro as governantes que cobrem da mineradora uma postura mais transparente e justa, uma vez que as APAS é uma extensão da mina, é justo que cuidem melhor de seus moradores, haja visto que os mesmos necessitam de cuidados especiais simples, acompanhamento médico, psicossocial, educacional, de desenvolvimento etc.

Tudo isso, é uma bagatela para o que a Mineradora tira dos colonos.”

1 comentário em “Relato de um morador da APA

  1. Anônimo Responder

    Nossa, gostei muito do que estou lemdo, vejo que o povo de parauapebas estar deixando de ser ordeiro com as coisas sérias que a VALE obriga os pebensens a aceitar.

Deixe seu comentário

Posts relacionados