Empresas terceirizadas da Vale reúnem para tratar sobre investimentos sociais

Plataforma digital lançada pela mineradora permite cadastro de projetos por associações para captação de recursos

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira, 20, empresários se reuniram para falar não sobre negócios, mas sobre investimentos sociais. Durante o encontro promovido pela Vale, e que mobilizou empresas fornecedoras da mineradora, eles buscaram trocar experiências e ampliar a sinergia entre as ações de responsabilidade social promovidas no sudeste do Pará. Para auxiliar as empresas na escolha do projeto a ser apoiado, foi implantada também uma plataforma digital, onde associações comunitárias podem cadastrar seus projetos sociais.

Participaram da reunião, empresas dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Marabá, que aderiram ao programa Partilhar de fomento ao desenvolvimento social por meio do apoio da iniciativa privada. Implantado pela Vale em 2020, o programa incentiva fornecedores a realizarem investimentos para além dos muros da empresa, indo até às comunidades e municípios onde estão contratados.

Segundo Rômulo Lopes, analista de Suprimentos da Vale e responsável pelo programa no Pará, no estado, em três anos, além da geração de empregos e arrecadação, as empresas fornecedoras têm avançado em investir em projetos sociais. “São mais de R$ 17 milhões em investimentos sociais, ao mesmo tempo, gerando mais de 10 mil empregos e mais de R$ 280 milhões em massa salarial na região”, comemora Rômulo.

Paralelo ao programa, a Vale também lançou a plataforma Praça Digital, que funciona como ponto de encontro entre organizações sociais, que podem cadastrar seus projetos, e empresários, que podem avaliar projetos para investimentos voluntários. Nacionalmente, cerca de 140 fornecedores e 300 organizações sociais já se cadastraram, com o total de 177 projetos inseridos.

“As empresas estão cada vez mais demonstrando seu compromisso com a região para além do contrato com a Vale, realizando investimentos sociais em diferentes áreas educação, saúde, cidadania e moradia”. Entre os projetos apoiados estão construção de sedes, apoio a times esportivos, ações de valorização e desenvolvimento de pessoas com deficiência, concessão de reforma ou construção de moradia para os empregados, e principalmente, ações de capacitação profissional.

A reunião foi realizada da sede da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP). A plataforma Praça Digital fica disponível para cadastro de empresas e projetos sociais no site www.pracadigital.com.br.

(Ascom Vale)