Rapidinhas

Continua depois da publicidade

Superlotação
Vinte e cinco presos de Justiça foram transferidos na manhã desta quinta-feira (6) da cadeia de Parauapebas para a penitenciária de Marabá, no sudeste do Pará. Os detentos vão aguardar julgamento distante 170 quilômetros de Parauapebas, já que a cadeia da cidade está superlotada. Com a saída dos 25 presos, ainda permanecem na carceragem 140. A capacidade do espaço é de 90 presos.

Ocupação
Moradores da Vila Tocantins ocuparam nesta quinta-feira (6) o prédio da Caixa Econômica Federal em Tucuruí, no sudeste do Pará. Os moradores reivindicam que as casas onde moram não sejam leiloadas, como determina uma decisão da Justiça Federal. A Caixa Econômica informou que as casas devem ser leiloadas nos próximos dias.

Cubanos
Após passar a noite de terça-feira na liderança do DEM, na Câmara dos Deputados, Ramona Matos Rodríguez, a profissional cubana que atuava pelo Mais Médicos no Pará e fugiu no último fim de semana, conseguiu autorização temporária para transitar livremente no país. Sua permanência no Brasil é garantida até que o Conselho Nacional para os Refugiados (Conare) decida se lhe concede refúgio permanente. Enquanto isso, o Ministério da Saúde iniciou processo de desligamento da médica do programa, que será substituída. Nos bastidores da pasta, há o temor de que o caso de Ramona abra precedentes e provoque uma onda de cubanos desertores no Mais Médicos, o que prejudicaria a principal vitrine eleitoral do PT neste ano. Oficialmente, o órgão nega e diz que os índices de desistência do programa são baixos

Dinamite
A polícia de Parauapebas conseguiu recuperar 125 quilos de dinamite que foram roubados de uma empresa da cidade no mês passado. Dois homens foram presos e autuados em flagrante. A dupla guardava em casa os 125 quilos de dinamite. Segundo a Polícia Civil parte dos explosivos seria levada para o Maranhão. Os dois homens presos aqui fariam parte de uma quadrilha com ramificações no estado vizinho. Durante as investigações a polícia descobriu que a dinamite seria usada para assaltos a bancos na região e para atacar delegacias no interior maranhense.

Fundação Zoobotânico
A Vale, por meio do Projeto Aços Laminados do Pará (Alpa), renovou o convênio com a Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) por mais um ano. O recurso, na ordem de R$ 70 mil, será aplicado na manutenção e operação de tratamento das espécies mantidas no parque. Desde o início da parceria, em 20111, os repasses da Vale à entidade somam mais de R$ 428,8 mil.  Fundada  há 16 anos, a FZM possui uma área de 97 mil m², no Distrito Industrial de Marabá, onde abriga mais de 250 espécies de plantas nativas e outras 35 espécies de animais, incluindo algumas em extinção  ou consideradas vulneráveis. O espaço também funciona como centro de educação, pesquisa e lazer para a população, contribuindo para a preservação ambiental do município. Para conhecer a FZM, os interessados devem ligar para o número (94) 9186 2679 e agendar a sua visita de segunda a sexta, das 8h às 15h30.

Lixo
Acumulado devido ao cancelamento do contrato com a Clean Service em janeiro, o lixo de Parauapebas começa a ser retirado das ruas de forma tímida, informou o secretário de Urbanismo. Segundo ele o contrato com a Clean previa que a empresa permanecesse coletando o lixo domestico até o final de janeiro, todavia, a empresa resolveu, de forma unilateral, paralisar a coleta. Ainda segundo o secretário,  foi feita uma a consulta ao TCM solicitando se era regular a contratação de caminhões e pessoal até que uma nova licitação seja efetuada. Com o parecer positivo, a Semurb já deu início a coleta que deverá estar regularizada na próxima semana.

Lixo II
Esse contrato entre a PMP e a Clean durava mais de 12 anos e já merecia ser investigado a fundo pelos órgãos competentes. Há notícias que nos últimos anos ele vinha sendo renovado com cláusulas de garantia de recebimento de comissão por parte de quem já não tinha mais nada a ver com o funcionalismo público municipal. Como Parauapebas é terra de muro baixo, tudo pode ter acontecido, ou não!

Conselho de Cultura
Acontece no sábado (08), sessão extraordinária do Conselho de Cultura de Parauapebas. A sessão será às 9h na sala do CMPC no CDC com entrada franqueada à sociedade local e à imprensa. Na pauta a solicitação da prestação de contas da Secult.