Presidente Dilma participará do lançamento de projetos bilionários da Vale

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A presidenta da República, Dilma Rousseff, vai participar do lançamento de dois projetos que envolvem investimentos bilionários da mineradora Vale. O convite foi feito hoje pelo presidente da empresa, Murilo Ferreira, durante audiência no Palácio do Planalto. Ele informou que o evento com a participação da presidenta deve ocorrer dentro de 60 dias.

Uma das iniciativas é o Projeto Salobo, para produção de cobre no Pará, com investimentos acima de R$ 4 bilhões. Segundo o representante da Vale, o empreendimento visa produzir 100 mil toneladas de cobre concentrado na primeira fase, e a empresa está investindo em uma expansão para mais 100 mil toneladas na segunda fase.

“É um montante significativo, e nós estamos entusiasmados porque cada vez mais se reduz a dependência brasileira do cobre”, disse o executivo, ao sair da audiência que durou cerca de duas horas.

Segundo Ferreira, a presidenta também foi informada da fase final do processo para ingresso de três novos acionistas na VLI, o braço logístico da Vale. A disputa envolveu 26 atores do cenário econômico, e o resultado será definido pelo Conselho Administrativo da empresa no dia 31 de julho.

A presidenta Dilma participará da cerimônia de homologação dos nomes, que também contará com a presença de acionistas estrangeiros. Ferreira não adiantou o nome dos finalistas, mas disse que os postos foram disputados por investidores financeiros, fundos soberanos e investidores especializados em logística. “Foi certame com disputa extraordinária”.

Os novos acionistas da VLI contribuirão com parte dos R$ 8,9 bilhões destinados a melhorias na infraestrutura de portos e de ferrovias no país. Um dos trechos liga o interior de Minas Gerais ao porto de Santos, que, segundo Ferreira, terá o tamanho multiplicado por sete. “Esperamos ver desaparecer filas de caminhões e o acúmulo na safra brasileira”. Outro segmento da VLI sai de Anápolis, em Goiás, e vai até São Luís do Maranhão.

De acordo com o diretor da Vale, a presidenta reconheceu a importância dos projetos da iniciativa privada para dar uma “resposta contundente” pelo desenvolvimento de um sistema portuário e ferroviário mais eficiente. “A logística no Brasil é uma oportunidade”, analisou.

Ferreira disse que também dividiu preocupações com a presidenta sobre o cenário internacional. “Muitas vezes ficamos presos ao que está sendo discutido no Brasil e há desafios enormes que estão sendo enfrentados mundo afora”, ponderou. Segundo o executivo, eles discutiram a situação política e econômica de países como os Estados Unidos e a China, além dos pertencentes ao bloco da União Europeia.

Fonte: Agência Brasil

3 comentários em “Presidente Dilma participará do lançamento de projetos bilionários da Vale

  1. Anônimo Responder

    A Vale e os poderosos só querem dinheiro, não se preocupam com o que vai acontecer no percurso, só atropelam os pobres e nada mais. O que o Brasil ganha com a exploração da Vale???? Só prejuízo. Minerio não volta mais!!!! CHEGA DE SAQUEAR NOSSO MINERIO!!!!

  2. ALERTA GERAL ! Responder

    Quando é para explorar o PARA faz parte da Pauta da VALE !

    Mas em projetos sustentáveis de logística fica de FORA !

    ANAPOLIS —- São LUIS

    ACORDA PARÁ!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: