Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Redenção

Pipas causam mais de 1.800 apagões em apenas um mês

Segundo a Celpa, em algumas cidades houve registros de acidentes fatais após a tentativa de retirada das pipas na fiação elétrica

A brincadeira de pipas nesta época do ano agrada todos os tipos de públicos: crianças, adultos, homens e mulheres. Mas é preciso atenção é preciso tomar muito cuidado com o perigo que o simples brinquedo traz, principalmente quando se coloca cerol (mistura cortante de vidro moído e cola que se passa na linha para corta facilmente a linha de outro quando ambos estão no ar).

Segundo informações da Celpa, somente no mês de junho, cerca de 1.800 casos de falta de energia foram registrados em todo o estado do Pará, sendo 38 delas em Redenção.

Os dados colocam a população em alerta para os perigos da atividade, que também pode causar acidentes fatais. Giuliarde Oliveira, executivo de relacionamento da Celpa, faz um alerta às pessoas que gostam da brincadeira usando cerol. “Tivemos mais de 1.800 casos de falha de energia, o que vem prejudicando muito a energia em todo o estado. Pedimos às pessoas que brinquem distante da rede elétrica. Em algumas cidades já houve registro de acidentes fatais, com crianças e o adolescentes tentando tirar a pipa que engatou na rede” lamenta.

Ano passado, segundo a Celpa, milhares de pessoas no Pará foram prejudicadas pela prática da atividade próxima à fiação: foram mais de 7,5 mil ocorrências, juntando os meses de janeiro, maio, junho e julho, que são caracterizados também pelas férias escolares. Os ‘papagaios’ que ficam enroscadas nos cabos também exigem ações de reparos para retirá-los da fiação, com custos que poderiam ser investidos em outras ações de melhoria do sistema elétrico.

Veja também:  Celpa leva “choque” na Justiça em ação contra o Procon de Marabá

Segurança

A concessionária destaca ainda que as linhas com cerol, ao entrar em contato com a fiação elétrica, também podem provocar curto-circuito e até mesmo romper cabos. O risco de acidentes com cortes, sobretudo, nas pessoas que circulam em motocicletas ou bicicletas é muito grande. Por isso o ideal é empinar as pipas sem linha com cerol.

Dicas importantes fornecidas pela Celpa:

1 – Em hipótese alguma usar barras de ferro, pedaços de madeira e materiais condutores para retirar as pipas da fiação.

2 – Empinar pipas somente em locais abertos, de boa visibilidade, longe da fiação elétrica, como parques, praias, praças ou campos de futebol.

3 – Não utilizar linhas com fios de cobre ou cerol, pois pode causar acidentes graves e até mesmo rompimento de cabos.

4- Caso a linha quebre, não correr atrás da pipa sem observar se o caminho é seguro.

5 – Não soltar pipas em dias de chuva ou relâmpagos.

Deixe uma resposta