Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Jacundá

Antes de virar merenda, alimentos são avaliados em degustação

Introdução de novos alimentos é antecedida por avaliação de nutricionista e servidores

Frutas, verduras, legumes, tubérculos, grãos e proteína animal passaram pelo crivo do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Jacundá no mês de julho. A avaliação é a última etapa antes que os produtos sejam liberados às escolas da rede municipal já a partir do reinício das aulas nesta semana.

O cardápio do segundo semestre inclui uma alimentação mais saudável. E para certificar-se da qualidade dos produtos, o Departamento de Alimentação Escolar realizou uma degustação com gêneros alimentícios que serão utilizados nos próximos meses no preparo da merenda escolar que é ofertada aos alunos das creches, escolas municipais, escolas conveniadas e estaduais do município.

Os pratos doces, salgados, sucos e saladas foram degustados e aprovados pela equipe da Semed, que fez uso, inclusive, de produtos da agricultura familiar.

Os alimentos são apresentados em seu estado natural e devidamente preparados segundo as orientações do cardápio escolar, produzido pela nutricionista da Semed, Claudinéa Palha Andrade.

Veja também:  Jogos Olímpicos das Escolas do Campo já começaram em Parauapebas

Segundo Claudinéa, que também dirige o Departamento de Alimentação Escolar, a degustação é realizada toda vez que a Prefeitura adquire novos alimentos, a fim de checar se a especificação do produto realmente está correta.

Além disso, ela ressalta que a ideia expandiu o setor de nutrição da SEMED, pois dessa forma, fica comprovado que os educandos podem consumir os produtos de forma mais criteriosa e diversificada, conforme a legislação sugere.

Participaram do momento degustativo os membros do Conselho de Alimentação Escolar de Jacundá, representantes de merendeiras escolares e funcionários públicos, que fizeram avaliação dos produtos de acordo com a qualidade, textura, aspecto, rendimento, percentual de gordura e sabor.

Fotos: divulgação/Semed

Deixe uma resposta