Parauapebas volta a gerar empregos com carteira assinada

Mas é Marabá quem está bombando na região devido à explosão de obras de infraestrutura no município. Lá, a cada quatro horas, um novo trabalhador foi empregado com carteira assinada.

Continua depois da publicidade

Em maio, a Capital do Minério estancou a sequência de seis meses consecutivos de demissões no mercado de trabalho local. Dados recém-divulgados pelo Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que o município teve saldo líquido positivo de 30 postos com carteira assinada no mês passado, entre demissões e contratações. A informação foi levantada pelo Blog do Zé Dudu.

Por outro lado, a Terra Prometida foi o município paraense que mais demitiu em maio, com a perda de 351 postos com carteira assinada. No acumulado do ano, Canaã dos Carajás acumula 1.237 demissões a mais que contratações, trafegando na contramão do estado do Pará, que encerrou maio no azul, com 6.382 novas oportunidades e 15.233 no acumulado do ano.

Já Belém é o município campeão de empregos no Pará, com 1.760 novos empregos em maio e 5.669 ao todo, mas são Marabá e Paragominas as grandes lideranças no sudeste do estado, com 904 e 879 postos líquidos no acumulado deste ano, respectivamente. A situação está tão animadora em Marabá, que a cidade criou no mês passado um novo emprego com carteira assinada a cada quatro horas, enquanto em Paragominas uma pessoa se empregou a cada três horas e meia.

Ao todo, 35 cidades paraenses mais demitiram que contrataram em maio, oito tiveram saldo zerado e 101 mais contrataram que demitiram. É a primeira vez em um ano que a quantidade de cidades que mais empregaram que mandam embora supera uma centena, o que demonstra a elevada e regular performance de geração de empregos do estado atualmente.