Parauapebas vai receber uma faculdade de medicina

Continua depois da publicidade

21.08 - Nicolau e Célio CostaO secretário de Planejamento de Parauapebas, Célio Costa, está desde terça-feira (20) em Palmas, capital do Estado do Tocantins em missão oficial do governo municipal para participar de duas reuniões com o empresário Nicolau Esteve, proprietário do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, o ITPAC e presidente de um grupo de faculdades de ciências médicas espalhado por diversos estados do Brasil.

Em uma primeira reunião, ocorrida na tarde de ontem, o secretário apresentou um levantamento sócio econômico à Esteves, demonstrando o potencial de crescimento e desenvolvimento da região de Parauapebas e da importância da implantação de uma instituição de ensino com curso de medicina na cidade.

Esteves, diante dos argumentos e do histórico do secretário Célio Costa, acenou positivamente à possibilidade da implantação de uma instituição de ensino com curso de medicina também em Parauapebas, já que a instituição tem um curso regular em Marabá.

Após a reunião, Célio Costa informou já ter ficado agendada uma visita do presidente do Instituto educacional à Parauapebas para o início do mês de setembro, quando se reunirá com o prefeito Valmir Mariano para discutir os moldes da implantação da instituição de ensino na cidade. 

O secretário informou ainda que, além do curso de medicina, outros cursos vinculados a saúde poderão ser implantados pelo ITPAC no município, tais como Odontologia, Farmácia e Enfermagem, criando assim uma maior oferta aos nossos jovens e solucionando uma antiga reivindicação da população parauapebense, que volta e meia precisam sair do município para buscar uma faculdade.

Mobilidade Urbana  

imageOutra boa notícia para Parauapebas foi informada pelo secretário Célio Costa ao Blogger. Trata-se da sequência da visita feita por ele e o prefeito Valmir Mariano ao ex-governador e arquiteto Jaime Lerner, em Curitiba no primeiro semestre. Segundo o secretário, a equipe do Jaime Lerner Arquitetos Associados confirmou que também em setembro estará em Parauapebas para iniciar os trabalhos preliminares que visam contribuir com o processo de intervenção e modernização do planejamento urbano de Parauapebas. 

“Parauapebas está sendo planejada para absorver a grande demanda e é necessário que os grandes projetos recebam assessorias de qualidade e, em se tratando de mobilidade urbana, não há concorrentes para o ex-governador Lerner. Só o  fato dele (Jaime Lerner) disponibilizar sua equipe de consultores nesse primeiro momento já é um ganho muito grande para Parauapebas”, disse o secretário, concluindo que “quando foi convidado pelo prefeito Valmir Mariano disse a ele (prefeito) que usaria todo o seu conhecimento com pessoas influentes e capazes, adquiridos ao longo dos anos, para ajudá-lo a transformar Parauapebas em uma cidade de ponta”.

Nota do Blogger
É exatamente isso que Parauapebas precisa, De profissionais trabalhando para que a mudança anunciada pelo prefeito Valmir durante a campanha possa realmente acontecer. Célio Costa, apesar de defenestrado por alguns que pensam pequeno, tem contribuído bastante para que Parauapebas melhore. Adepto ao lema de que a melhor resposta é o silêncio, Célio Costa vem usando toda a sua influência adquirida como economista, parlamentar e servidor público em prol de Parauapebas e seria salutar que o prefeito absorvesse um pouco dessa experiência. Quem tem razão? Só o tempo dirá!

27 comentários em “Parauapebas vai receber uma faculdade de medicina

  1. matias Responder

    vc não saber de droga nenhuma eu foi o professor que virou índio e não tem nada no seu blog procure se informa

  2. ALINE DEL PUPPO Responder

    Zé, boa tarde! Gostaria de saber, vai ou nao vai abrir esse curso em Parauapebas? Voce esta sabendo de algo???? obrigada.

  3. joão pedro do lago lopes Responder

    ainda bem, já terminei o 2° grau, e não queria estudar fora do estado, agora não preciso sair da minha cidade pra estudar em outro estado.
    obrigado Célio costa!!!!!

  4. Abraão Henrique Responder

    Finalmente homens que pensam nesta cidade que tem um gigantesco potencial que nunca foi explorado na sua plenitude. Parabéns ao prefeito por escolher um personagem extremamente qualificado e de reputação ilibada!!! Pena que nem todos os secretários nao deleitem destas qualidades. Esse prefeito sabe o que esta fazendo!!! Deixando a coordenação técnica com o Célio Costa! Essa parceria vai longe!!

  5. Rosangela Sampaio Responder

    Se realmente houver a possibilidade ou fundamento neste projeto, prefiro torcer e acreditar que vai dar certo, porque será de grande importância para o Município que necessita de outra economia de subsistência, que no caso, seria atrair universitários de outros Municípios para Parauapebas e saber que assim como minhas filhas, outras famílias não necessitariam mandar seus filhos para locais tão distantes sem o olho atento de quem os ama.

  6. Lampião Responder

    Mais um engodo propagandeado por esse Célio Costa, não haverá curso em nenhum, esse fato apenas pra tira-lo de foco das críticas q ele vem recebendo na Seplan. Ainda tem bobo q acredita nisso.

  7. vitor Responder

    SÓ para a elite privilegiada da cidade ou de outros municípios e estados que para aqui virão, para nós pobres mortais tudo ficará como dantes; a mensalidade de um curso deste anda na casa dos R$2500,00 A R$4000,00!!!

  8. Carlos Alberto Responder

    Infelizmente não existe a menor chance de tal curso de medicina vir a ser instalado em parauapebas.. Vejam a matéria abaixo sobre a tal ITPAC e seu golpe de novas faculdades de medicina, como o ocorrido na cidade natal do ex-presidente LULA, garanhuns, em Pernambuco:

    “Faculdade de Medicina de Garanhuns fechada pelo MEC

    O município de Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife, pode dar adeus ao título de sede do primeiro curso de medicina da região Agreste. Depois de receber críticas do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), agora o Ministério da Educação (MEC) desautorizou o funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg). De acordo com o parecer emitido pelo MEC, a escola superior de ensino – ligada ao Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) – apresenta três graves irregularidades. As atividades da Fameg, inaugurada em dezembro do ano passado, estão suspensas. Por conta das denúncias feitas em janeiro pelo Cremepe e pela OAB, nenhuma turma foi aberta.

    Além de não obter credenciamento e autorização de funcionamento do MEC, a instituição privada também não possui o consentimento do Conselho Nacional de Saúde. O parecer é imprescindível para a abertura de novas graduações de medicina no país. “Já expedimos notificação para impedir o funcionamento da Fameg. Caso os diretores insistam em dar continuidade aos trabalhos, a Procuradoria Geral da União entrará com uma ação contra eles”, explicou a chefe da consultoria jurídica do MEC, Maria Paula Dallari. O Ministério deu início às fiscalizações após receber denúncias da Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades Isoladas e Integradas (Abrafi).

    A Fameg foi inaugurada em 19 de dezembro de 2007, com a presença do governador Eduardo Campos. Na época, ele elogiou a iniciativa dos empresários mineiros que administram o ITPAC e citou os benefícios que a região teria com a abertura de uma nova graduação em medicina no estado. Apenas quatro instituições oferecem o curso em Pernambuco: UFPE, Universidade de Pernambuco, Universidade Vale do São Francisco e Faculdade Boa Viagem.
    Fonte: Diário de Pernambuco (Escrito por Magno Martins em seu blog).

    OBS: No final de Fevereiro – 2008, estive, representando a Presidência da Seccional da OAB/PE (que, por motivos superiores não pôde se fazer presente), na Procuradoria da República de Garanhuns com o 2º Secretário do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco – CREMEPE, Dr. José Carlos Barbosa de Alencar e a Advogada da Instituição, Dra. Roberta S. M. Fernandes, a fim de tratarmos sobre as denúncias já encaminhadas ao Ministério Público Federal, que se prontificou de imediato a tomar as providências legais cabíves.

    O CREMEPE não é contrário à abertura da mencionada Faculdade, mas o grupo empresarial responsável estava em total desacordo com as determinações legais e, portanto, inadmissível expor a população a tal perigo iminente.

    Lamentável..!

  9. BENZADEUS ! ! Responder

    Temos muito a fazer !
    O professor deve voltar para realidade do município e conversar com os atores da sociedade para realizar seu planejamento !

    Sabe quando PARAUAPEBAS atingirá 500 mil daqui a 40 anos e nós temos demandas para hoje !

    O planejamento esta desvinculado com a realidade do município , sua vocação e desenvolvimento.

    O processo migratório para região se esgota daqui a dez anos quando estabilizar o ciclo de exploração e conclusão das unidades operacionais , este estudo esta pronto só ele e o prefeito estão iludidos com o PLANO PARAUAPEBAS 500 .

    O Arquiteto pode fazer muito pouco para uma cidade vendida por interesse pessoais e corporativos aos grandes investimentos patrocinados pela VALE.

    Portaria da FLONA e o RAMAL FERROVIÁRIO !

    SEM opção de planejamento urbano e crescimento sustentável e digno !

  10. Cauan Pirí Responder

    É válida a intenção do sr. Célio Costa, porém acredito que uma faculdade de Medicina seria muito “presunçoso” para Parauapebas. Tendo em vista todas as necessidades básicas, tais como infra-estrutura. E outra, curso de medicina,não é cursinho de direito ou de administração que é só criar uma sala,colocar cadeiras, quadro e aplicar disciplinas. Precisamos sim de cursos superiores voltados para os interesses da população em geral. Não há essa necessidade de uma faculdade de medicina em Parauapebas, haja visto, que Marabá também já tem uma faculdade de Medicina, seria uma concorrente?

    Devemos considerar que um estudante espera em media de 6 a 7 anos para se formar (bacharelado), num curso de letras, pedagogia, por não ter um corpo docente, falta de professores. E por falar em professores, teremos que importar de Belém? Eles vão morar em barraco?

    O custo de vida aqui é ridículo, o aluguel de casas e apartamentos é assustador! Fora da realidade! Eu mesmo pago R$ 2.500 sendo que em São Paulo eu pagaria R$ 700,00 e com qualidade de vida bem melhor. Existe uma exploração tão absurda praticada pelas imobiliárias e donos de imóveis que foge ao bom senso.

    • ZE Responder

      PIRI MAIS UMA VEZ ME RENDO A SUA CRÍTICA, EU ACHO QUE TEM ALGO A MAIS NESSE INTERESSE TODO…….RSRS

  11. Universitário Responder

    Uma faculdade de Medicina não é o investimento baixo para ter bons mestre e doutores aqui vai demandar tempo a saúde na região é mercantilista e falta muita infraestrutura básica de ensino não temos um hospital para aprendizado básico da medicina , um ambulatório de procedimentos básicos como queremos ousar tanto chega de enganar !
    O povo quer saúde !
    E saúde se faz com boas policias publicas !
    Faculdade de medicina é coisuito seria !
    Os subsidio publico é o grande interesse deste empresário mercantilista do ensino disfarçado de provedor de desenvolvimento regional
    O planejamento do município passa por ações simples e concretas de políticas publica no curto e médio prazo não iludindo o povo com a cenoura da saúde !
    O povo tem outras prioridades não faculdade de medicina ai tem mutreta !

    Acorda prefeito !

    Seu planejamento esta em outro município traga ele para nossa realidade !

    Ele até hoje mão aterrizou aqui !

    Esta nas nuvens ou escrevendo outro livro separatista !

    Acorda prefeito o desgaste é seu !

    Ele ira buscar outra boquinha !

    • Futura Universitária Responder

      QUERIDO, ACORDA VOCÊ! Se fosse o prefeito que você apoiou que estivesse com esse projeto, você com toda certeza estaria levantando a bandeira para ele, e dando-o os parabéns. Não é porque o seu candidato perdeu, que tudo que o SEU PREFEITO fizer vai estar errado. É por isso que o Brasil tá na merda, querido. Ao invés de criticar, o que ele fez ou deixou de fazer, vá se informar sobre os motivos do qual até agora ele não realizou com o prometido. Não sou dessa cidade, e nem conheço prefeito n e prefeito X.. Mais conheço gente ingrata de longe. Apenas olhe os benefícios que seu prefeito tá fazendo, porquê tem lugar que daria tudo por esse prefeito. Até mais!

  12. Anônimo Responder

    Neguinho reclama que esse Celio Costa é prepotente mas não vejo ninguem tentando fazer o que ele tenta. Muito neguinho querendo aparecer e ficar rico deixando a cidade em segundo plano.

  13. Cida Responder

    Queira Deus que isso dê certo. Tenho dois filhos que terminarão o ensino médio esse ano e no outro e não tenho condições de bancar estudo fora. Rezarei todos os dias para que essa faculdade vingue.

  14. ANONIMO II Responder

    Se fosse uma Faculdade Pública seria ótimo pra nossa cidade, mas sendo particular será muito dificil. Você sabe quanto custa uma mensalidade desta Faculdade???

    • Wagner Miranda Responder

      Caro Anonimo II, vamos citar como exemplo a cidade de Araguaína, onde a Itpac tem curso de medicina, que neste caso tem vários estudantes do Norte todo fazendo faculdade na cidade e neste caso diria que são vários das cidades do Sul do Pará. Parauapebas receberia estudantes não só da cidade e sim de outros cidades do Brasil. Parabéns professor Célio Costa pela iniciativa!

      • Estudante Responder

        Verdade! Estudantes filhos de ricos empresários, fazendeiros e demais riquinhos! Ou seja: Isso só vai beneficiar essa classe! E os estudantes do ensino público, que lutam por uma faculdade boa e pública por aqui? Pra esses nada!!!!!

    • Lais Responder

      Eh… realmente é bem caro, mas a iniciativa é ótima! Parauapebas é uma cidade que a cada dia cresce mais e mais. Só precisava dessa iniciativa pra facilitar a nossas vidas. 🙂

  15. Pagador de impostos Responder

    Se isso tudo vier a acontece em parauapebas, celio costa para prefeito em Parauapebas em 2016

Deixe seu comentário

Posts relacionados