Parauapebas tem o segundo maior Ideb do Pará em 2013

Continua depois da publicidade

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Desde sua criação o município de Parauapebas vem, sistematicamente atingindo e ultrapassando as metas previstas pelo Inep, conforme pode ser visto na imagem abaixo retirada do portal do Ideb na internet. Em 2013, segundo os dados, Parauapebas atingiu a nota 5,0 quando a meta prevista era 4,6  para as classes da 4ª Série ao 5º ano.

image

Já para as classes da 8ª série ao 9º ano houve uma pequena queda com relação aos últimos dados divulgados, em 2011. Todavia, ainda dentro da meta estipulada, conforme pode ser visto no quadro abaixo.

image

No Pará, Parauapebas ficou em segundo lugar no ranking do Ideb 2013, perdendo apenas para o município de Ulianópolis, que atingiu nota 5,1.

3 comentários em “Parauapebas tem o segundo maior Ideb do Pará em 2013

  1. Senna Responder

    Não temos outra alternativa que não seja, nós educadores, fazermos o nosso trabalho com responsabilidade e competência. O Pará não é só governo! O Pará somos nós… Quem faz a educação somos nós! Os índices do IDEB representa o resultado do nosso trabalho. Então, vamos melhorar esse estado de coisas…

  2. Professor Municipal Responder

    E o que a Educação do Estado tem a ver com a educação da rede municipal de ensino que possui essas notas? Sou professor efetivo e essas notas expõem a realidade dos anos iniciais e finais do ensino fundamental… As notas do estado refletem a média de todos os municípios, o estado é omisso com suas competências que deveriam ser assumidas nestas poucas escolas e tantos anexos que estão ai sucateados, sem cuidado e profissionais competentes para o seu trabalho… A nota do estado já estava péssima e continua assim.. Triste realidade

  3. Alípio Responder

    Há o que ser comemorado? O melhor entre os piores? O IDEB do PA caiu de 2,8 em 2012 para 2,7 em 2013! E, pasmem! O Pará subiu uma posição no ranking nacional! Agora é o penúltimo na qualidade da educação! Ou seja, o segundo pior estado do Brasil para se estudar! Ganha de Alagoas com um IDEB de 2,6!

Deixe seu comentário

Posts relacionados