Parauapebas tem decoração natalina feita de garrafa pet

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Reciclagem de pets pela PMPO clima natalino paira sobre Parauapebas. Ainda não chegou dezembro e já é possível ver objetos decorativos em vários pontos da cidade. São arranjos, flores, árvores natalinas e estrelas, tudo feito de material de garrafa pet, uma forma de embelezar os espaços públicos em harmonia com o meio ambiente. Essa é a proposta do Projeto Natal de Parauapebas, idealizado pela Prefeitura, que esse ano traz o tema para a decoração “Um Natal Encantado”.

Para a coordenadora Maria Odilza Lermen, é importante que a comunidade entenda que se pode ter um espaço de vivência sem lixo na rua. “Nós aproveitamos garrafas que na prática estariam no meio ambiente. São 85 artesãs empenhadas desde a produção das peças à montagem”, ressalta.

Entre as novidades para 2012, estão o boneco de neve, a casa do Papai Noel e uma cascata de 14 metros de altura. “Parauapebas é o município do país com o maior projeto de decoração natalina feita de garrafa pet, a considerar o espaço geográfico decorado. Por isso é importante que este projeto tenha um processo de continuidade”, enfatiza Maria Odilza.

A PA-275, a começar da portaria até o viaduto, e as Praças de Eventos, Cidadania, Mahatma Gandhi, do Liberdade e da Bíblia, receberão a decoração natalina.

Projeto de Natal

Em 2011, o Projeto de Natal arrecadou um milhão de garrafas pet, em uma parceria com as escolas públicas municipais, por meio da Secretaria Municipal de Educação. “Os alunos se empenharam na arrecadação e o resultado foi excelente. As escolas vencedoras receberam prêmios doados pela Prefeitura”, diz a coordenadora do Projeto de Natal.

Do total arrecado, foram usadas 300 mil garrafas. Já nesse ano, a quantidade será maior. Cerca de 700 mil pets se transformarão em peças natalinas que deixarão Parauapebas ainda mais bonita e atrativa para os turistas dessa época do ano.