Parauapebas: Legislativo aprova a criação de curso pré-vestibular popular para estudantes da rede pública

Continua depois da publicidade

Na Sessão Ordinária da última terça-feira, 02 de abril, os vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas aprovaram projetos que visam à melhoria da qualidade de vida na cidade. Além da criação de um abatedouro municipal, para evitar a contaminação das carnes vendidas no município, foi solicitado ao Executivo iluminação pública, pavimentação asfáltica e instalação de semáforos. Foi indicada também a implantação de um curso pré-vestibular para alunos da rede pública.

O vereador Antônio Chaves da Silva (PSDB), o Major da Mactra, apresentou o requerimento 026/2013 que pedia a recuperação da iluminação pública da Rua Paulo Afonso localizada entre as ruas Araguaia e Sol Poente no Bairro da Paz. De acordo com Major há um grande fluxo de carros no local e a falta de iluminação tem aumentado a quantidade de acidentes. O vereador ressaltou ainda que as faixas de pedestres do cruzamento encontram-se apagadas.

Em seguida foi apresentado pelo vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB) o requerimento para colocação de semáforos no cruzamento da Av. Potiguar com a PA 160 e na interligação da Av. dos Ipês com a mesma PA, na divisa dos Bairros Parque dos Carajás e Cidade Jardim. Por meio do requerimento 028/2013 o vereador afirmou que o fluxo de veículos naquela região aumenta a cada dia, por isso é imprescindível a instalação de semáforos. “É inadmissível que um bairro tão novo já tenha mais de quatro vítimas fatais por causa de acidentes, portanto a sinalização no local deve ser colocada o mais rápido possível”, explicou o vereador.

Os vereadores Israel Pereira Barros, Miquinha, e José Arenes Silva Sousa, ambos do PT, indicaram ao Poder Executivo, através da indicação 051/2013 a implantação de cursinho pré-vestibular gratuito. “A educação é um direito de todos e dinheiro destinado ao ensino não é gasto, mas investimento. Nós podemos oferecer mais para os nossos alunos. São poucas as pessoas de baixa renda que frequentam esses cursinhos, por isso é importante que esse ensino esteja ao alcance de todos”, afirmou José Arenes. Em seguida a vereadora Eliene Soares (PT)afirmou a importância da criação de cursinhos pré-vestibulares. “Em muitos casos há um déficit na educação do ensino médio da rede pública, então um cursinho como este vem para tentar sanar essa falha na educação. Até porque o convênio com o estado não foi renovado nesta gestão e o aluno não pode sair prejudicado”, disse Eliene.

O vereador Euzébio Rodrigues (PT) explicou que o ensino médio está na contra mão do ensino fundamental oferecido pelo município,que foi considerado um dos melhores do estado. “Hoje são extensões que não se acabam, os professores do ensino médio estão sem condições de dar aula e muitos alunos desistem por causa da falta de professores em algumas disciplinas. A criação do cursinho é importante porque passa a ser um recurso efetivo para que os alunos da rede pública possam continuar os estudos”, afirmou Euzébio. “Tudo que for para melhorar a educação é uma obrigação nossa”, disse João Francisco Amaral Pavão (PTB). “Parauapebas tem o potencial para criar também uma universidade municipal, vamos encontrar alternativas para oferecer o ensino superior para nossos jovens”, falou Bruno Soares (PP).

Ao comentar a indicação que previa a criação de um cursinho pré-vestibular o presidente da Câmara, o vereador Josineto Feitosa (PSDC), disse que “o estado é totalmente omisso em nossa educação. Essa indicação vem trazer equilíbrio a deficiência do ensino médio em nosso município, que não acontece por falta de bons profissionais, mas pela falta de incentivo do estado. Os professores são os mesmos na rede pública e particular, a diferença é estrutura que não é ofertada adequadamente pelo governo do estado”, falou Josineto Feitosa (PSDC).

A pavimentação asfáltica dos trechos remanescentes das ruas Padre Cícero, Travessa Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rua Fortaleza e Rua do Arame no Bairro Rio Verde, na divisa com o Bairro Nova Vida foi a indicação 052/2013 de autoria do vereador Maridé Gomes da Silva (PSC). “Tenho percorrido alguns bairros de nossa cidade e são muitas as necessidades, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Essa área que necessita de asfalto fica em um dos bairros pioneiros de Parauapebas cuja completa organização foi desprezada nos governos anteriores. E eu venho pedir para que as obras de infraestrutura alcance aquela população”, enfatizou o Maridé.

A indicação 053/2013 dos vereadores Israel Pereira Barros, Miquinha, e José Arenes Silva Sousa (PT) foi a construção de uma via de interligação das Chácaras da Lua e das Estrelas com o centro da cidade por meio do Bairro Riacho Doce. “As Chácaras compõem a cidade desde os primórdios do município e os moradores tem pouca opção de acesso aos bairros, que ainda apresentam pouca iluminação e muitos matos oferecendo grandes perigos para quem mora no local”, explicou o vereador José Arenes. O vereador Odilon afirmou que problemas estruturais devem ser resolvidos efetivamente. “É difícil e perigoso transitar, principalmente à noite, por aquelas imediações. Tomara que esta seja uma das políticas realizadas nesta gestão”, disse.

O vereador Bruno Soares (PP) indicou a criação do abatedouro municipal. Na indicação 054/2013 ele explicou que esta construção é para uma comercialização adequada de carne na cidade. “Grande parte da carne consumida hoje em nosso município é de origem clandestina e um abatedouro diminuiria a quantidade de carnes ilegais na cidade”, disse Bruno Soares. O vereador Devanir Martins (PP) falou que é de extrema importância o controle da carne que é consumida pela nossa população. “O gasto deve ser na prevenção e não no tratamento, por isso a implantação de um abatedouro é uma forma de evitar doenças”, concluiu José Arenes.

Todos os requerimentos e indicações foram aprovados pelo Legislativo.

9 comentários em “Parauapebas: Legislativo aprova a criação de curso pré-vestibular popular para estudantes da rede pública

  1. Celso Gonçalves. São José de Piranhas-Paraíba Responder

    Os Cursinhos Pré vestibulares são de grande importância para o público estudantil,tanto para o ENEM,vestibulares, como cursos preparatórios para concursos públicos. Este modelo tem sido ampliado nos centros mais desenvolvidos do Brasil.
    Sou Professor de cursinhos e nível superior, sou Radialista, registrado como animador, apresentador e locutor e sou Vereador pelo PCdoB em São José de Piranhas- Paraíba. Autor de projeto que criou C URSINHO preparatório para o ENEM,VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS.

  2. Mattheus Born Responder

    Sem esquecer que a média do IDEB do ensino médio no Pará não chega a 3 pontos e que no ENEM passado a PIOR NOTA foi a do CARLOS HENRIQUE, que tal qual a maioria das escolas e extensões da SEDUC em Parauapebas nem ao menos tem prédio próprio, sem falar de outras escolas que nem poderiam ou podem expedir certificados…

  3. Anônimo Responder

    O cursinho é apenas uma revisão do que se estudou no ensino médio. Os alunos não aprendem quase nada no ensino médio em Parauapebas. Primeiro, a precariedade da educação no estado é incalculável; segundo, os alunos quase não têm aulas, principalmente no turno da noite;as extensões são horríveis, falta o básico para que os professores ministrem boas aulas e por último, temos um governo omisso, que nem se quer apareceu aqui nesse mandato. Como que a educação vai melhorar assim? Cursinho vai resolver o problema do Estado? O Estado deve assumir sua responsabilidade e pelo menos construir escolas e oferecer condições para que os professores trabalhem com mais dignidade e os alunos possam aprender!!! Essa é a verdade!!! Por que esses vereadores não cobram isso? Queremos mais escolas e uma educação pública de qualidade para os nossos filhos, pois pagamos altos impostos e não temos retorno!!!! Acordem, caríssimos vereadores!!!!!

  4. Araújo Responder

    Minha pergunta é: quando um cursinho de pré vestibulr pode suprir uma educação básica? É obrigação do município ou ao Estado essa resposabilidade de disponibilizar escolas. Cursinho é apenas preparação para concursos e não um ensino. Se essa proposta passou por unanimidade na Câmara, é então um atestado de incompetência de nossos políticos em não saberem cobrar com mais energia por mais escolas, qualidade de ensino, remuneração dígna aos professores… Terão que construir mais prédios para comportar esses cursinhos também.

  5. UBES Parauapebas Responder

    O cursinho è bem vindo mais pra quer cursinho pre vestibular se ate agora o governo da Mudança não implementou o convenio 02/2012 que visa a implantação da UFPA em Parauapebas que estremamente importante pois o mesma sera em breve a UNIFESPA em nossa cidade sera que os vereadores estão esperando uma chuva de ovos? pois é por que o procurador não liberar documento nenhum inclusive o convenio da UFPA VALE e PREFEITURA. O governo tentar convencer os estudantes de que so a UFRA estar de bom tamanho e ainda mais quer que estes recursos da VALE os 20 milhões seja investidos na UFRA e na UNIVERSIDADE MUNICIPAL. e mais o seu ZE OMAR diz que numca viu nenhum convenio, a ai fica de dificil de um lado tem o Governo da MUDANÇA pondo defeito em tudo e do outro tem a câmara de Vereadores que ate agora não pronumciou sobre o caso mesmo documentada sobre o que esta acontecendo tem dinheiro Terreno e a vontade dos estudantes só ta faltando este governo executar, a UFRA ja vai sair do CEUP e la vai funcionar temporariamente os curso da UFPA em nosso Municipio que ainda não comesaram por que a UFRA não se muda e por que este governo esta inrolando e não implenta logo esse convenio vai um recardo ou o convenio com a UFPA e logo posto me Pratica ou tanto a câmara como a Prefeitura SOfrerão a ira dos estudantes!!!!!

    Perdoa ai os erros em breve mandaremos uma nota de repudio se esta situação de impasse não se resolver logo!!!!

    • Anônimo Responder

      Apoiado, pra quê cursinho se não existe vestibular regular na cidade. Queremos é uma universidade que ofereça cursos regulares e voltados para a realidade da região.

    • Pedro Responder

      Przados da UBES, realmente a mudança está demorando a chegar…. Muita enrolação e pouca ação. Dizer que não conhece esse convênio é muita cara de pau. Foi amplamente noticiado na mídia de nossa cidade.
      Até hoje a prefeitura não apresentou o lterreno para a construção da UFPA em Parauapebas…. Quando será???

  6. Visionário Responder

    PAGAR CURSINHO, PRÈ VESTIBULAR É ASSINAR ATESTADO DA PESSIMA QUALIDADE DO ENSIMO PÚBLICO LOCAL, PRINCIPALMENTE O 2º GRAU !

    ESTA HERANÇA É OBRA DA INCLUSÂO DIGITAL PATROCINADA PELO PT !

    ASSINAR ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA É LASTIMÁVEL

Deixe seu comentário

Posts relacionados