Parauapebas: HGP ganha moderno centro de diagnóstico por imagens

O núcleo conta com equipamentos de ponta, incluindo aparelhos de raios-x, ultrassonografia e dois tomógrafos. O hospital agora é o único da rede pública no estado com dois tomógrafos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Equipe apresenta qualidade dos equipamentos ao prefeito Darci Lermen

Continua depois da publicidade

Uma visita técnica realizada, na tarde desta terça-feira (31), constatou a ótima estrutura do Hospital Geral de Parauapebas (HGP). A visita foi realizada às novas instalações do núcleo de diagnóstico por imagem da casa de saúde, que conta com equipamentos de ponta, incluindo dois tomógrafos.

A visita foi acompanhada pelo prefeito Darci Lermen e o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras. De acordo com o coordenador do núcleo de diagnóstico por imagem, médico Antônio Malcher Junior, uma das grandes demandas do núcleo é a realização de exames de tomografia.

“Hoje realizamos todos os tipos de tomografia, desde tomografia de crânio a tomografia de membros. Realizamos também tomografia de tórax e abdome em paciente cirúrgico e internado no pré e pós-operatório”, diz o médico.

O núcleo de diagnóstico por imagem é formado por raios-x, ultrassonografia e tomografia, que atende demandas de pacientes internados e pacientes de urgência e emergência do município e de outros municípios que buscam atendimento médico em Parauapebas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, Parauapebas é o único município no estado do Pará a ter dois tomógrafos na rede pública de saúde, prestando um serviço humanizado à população. “É válido salientar que, de janeiro até agosto de 2021, conseguimos zerar todas as demandas reprimidas obtendo mais de cinco mil exames de TC. Isso é um grande avanço para Parauapebas”, enfatiza o secretário.

Segundo ele, dos dois aparelhos de tomografia que compõem o núcleo de diagnóstico, um foi adquirido com recursos próprios e outro através de doação do Ministério da Saúde (MS). O prefeito Darci Lermen destacou a importância do novo núcleo de imagens entregue à população.

“Para nós, hoje, é um dia muito importante, pois este espaço dá mais tranquilidade para o nosso atendimento, ajudando no diagnóstico precoce de qualquer tipo de doença que requer o uso do tomógrafo”, frisou o gestor.

Tina DeBord – com informações da Ascom PMP

Fotos: Luciana Queiroz