Parauapebas: HGP ganha moderno centro de diagnóstico por imagens

O núcleo conta com equipamentos de ponta, incluindo aparelhos de raios-x, ultrassonografia e dois tomógrafos. O hospital agora é o único da rede pública no estado com dois tomógrafos
Equipe apresenta qualidade dos equipamentos ao prefeito Darci Lermen

Continua depois da publicidade

Uma visita técnica realizada, na tarde desta terça-feira (31), constatou a ótima estrutura do Hospital Geral de Parauapebas (HGP). A visita foi realizada às novas instalações do núcleo de diagnóstico por imagem da casa de saúde, que conta com equipamentos de ponta, incluindo dois tomógrafos.

A visita foi acompanhada pelo prefeito Darci Lermen e o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras. De acordo com o coordenador do núcleo de diagnóstico por imagem, médico Antônio Malcher Junior, uma das grandes demandas do núcleo é a realização de exames de tomografia.

“Hoje realizamos todos os tipos de tomografia, desde tomografia de crânio a tomografia de membros. Realizamos também tomografia de tórax e abdome em paciente cirúrgico e internado no pré e pós-operatório”, diz o médico.

O núcleo de diagnóstico por imagem é formado por raios-x, ultrassonografia e tomografia, que atende demandas de pacientes internados e pacientes de urgência e emergência do município e de outros municípios que buscam atendimento médico em Parauapebas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, Parauapebas é o único município no estado do Pará a ter dois tomógrafos na rede pública de saúde, prestando um serviço humanizado à população. “É válido salientar que, de janeiro até agosto de 2021, conseguimos zerar todas as demandas reprimidas obtendo mais de cinco mil exames de TC. Isso é um grande avanço para Parauapebas”, enfatiza o secretário.

Segundo ele, dos dois aparelhos de tomografia que compõem o núcleo de diagnóstico, um foi adquirido com recursos próprios e outro através de doação do Ministério da Saúde (MS). O prefeito Darci Lermen destacou a importância do novo núcleo de imagens entregue à população.

“Para nós, hoje, é um dia muito importante, pois este espaço dá mais tranquilidade para o nosso atendimento, ajudando no diagnóstico precoce de qualquer tipo de doença que requer o uso do tomógrafo”, frisou o gestor.

Tina DeBord – com informações da Ascom PMP

Fotos: Luciana Queiroz