PanAmazônia instala mesa redonda em Marabá; ACIM será anfitriã

Evento dá continuidade à expansão da organização multilateral que ficará a cargo do empresário Reinaldo Zucatelli na região
Evento na ACIM instala será anfitriã de instalação de Mesa Redonda da PanAmazônia em Marabá

Continua depois da publicidade

Brasília – A Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) será a anfitriã nesta quinta-feira (17), em sua sede, da instalação da Mesa Redonda da Associação PanAmazônia em Marabá, ocasião na qual o empresário Reinaldo Zucatelli, membro Conselho Fiscal da entidade de classe, toma posse como Diretor Regional da PanAmazônia, para o sul e sudeste do Pará.

O diretor da organização multilateral do terceiro setor, assume a representação com o objetivo de promoção do ideal da cooperação e integração das sociedades da Amazônia continental como instrumento para o desenvolvimento e prosperidade da região, dentro do escopo do liberalismo econômico e sem bandeiras partidárias.

A criação da mesa redonda panamazônica em Marabá, cidade mais importante da região sul/sudeste do Pará (Carajás), buscará o diálogo e cooperação das entidades de classe já existentes com o objetivo de priorizar as demandas e projetos mais importantes para alavancar o potencial econômico das regiões nas quais atua.

Em linha direta com o Blog do Zé Dudu Zucatelli explicou o objetivo da expansão da entidade que já atua em oitos países da Amazônia Continental: ”A sede da associação é em Manaus e havia uma concentração dos interesses do Amazonas, o que é natural, assim como, das representações do Mato Grosso e Roraima, o que dificultava o conhecimento dos problemas dos demais estados da Amazônia Legal aqui no Brasil. Com a posse da nova diretoria em março (o presidente que foi eleito é o empresário Alexandre Zucatelli, filho e diretor do grupo empresarial que leva o seu nome), os conselheiros da entidade deliberaram por abrir o leque de atuação para oportunizar a criação de bases de atuação da entidade em Marabá e Belém, e posteriormente em Imperatriz e Balsas, no Maranhão e Palmas, no Tocantins, e no futuro em outros estados.”

“Tenho observado resultados muito positivos na atuação dos empresários que de comum acordo dentro da associação, estão unindo esforços no sentido de ‘destravar’ projetos fundamentais para o desenvolvimento de toda a Amazônia, como ficou claro na live (veja a reportagem aqui) promovida pela PanAmazônia na segunda-feira (14), com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e com o diretor-geral do Dnit, general Antônio Leite dos Santos Filho, que discutiu com os associados as ações do ministério da Infraestrutura na Amazônia”, disse Zucatelli.

“Na ocasião, coloquei ao ministro a importância da obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, o que vai viabilizar a hidrovia Araguaia-Tocantins e preservar as rodovias que saem do sul do Pará em direção ao Porto de Vila do Conde, no norte do estado”. De acordo com Reinaldo Zucatelli, o transporte de manganês minerado na região e escoado para o Porto de Barcarena, por via rodoviária tem causado problemas que precisa de solução.

Como as carretas excedem o peso permitido e não há balanças de fiscalização no trecho, as estadas da região são penalizadas com a exigência permanente de manutenção, elevando custos para os próprios empresários, para a população que a utiliza e para o governo que tem orçamento limitado para efetuar os reparos necessários.

Outros projetos e suas prioridades serão discutidos em Marabá a partir da criação da mesa redonda da PanAmazônia, informou Zucatelli.

Mesas Redondas

As Mesas Redondas Pan-amazônicas visam a fortalecer a já existe rede de associados da Associação PanAmazônia. Com efeito, serão instaladas Mesas em todos os estados e países da Amazônia. Podem ser convidados para se associar à PanAmazônia e participar de nossas Mesas pessoas que compartilhem dos seguintes ideais:

1. do liberalismo econômico como pressuposto para a prosperidade;

2. do estreitamento de laços entre as sociedades amazônicas como meio para produzir sinergia e superar obstáculos e desafios comuns e compartilhados;

3. da integração e da cooperação regionais como instrumento coadjuvante na busca do desenvolvimento sócio econômico para as sociedades amazônicas;

4. da altivez na defesa dos interesses das sociedades amazônicas; e

5. da prioridade absoluta de ativação da economia regional, sem amarras burocráticas, com desenvolvimento social, com respeito ao meio ambiente, mas sem aceitar exageros descabidos de uma legislação ambiental, às vezes, abusiva e opressiva; buscando sempre o equilíbrio entre os imperativos econômicos – sociais – ambientais, sem permitir que um se sobreponha aos demais, nunca permitindo o engessamento produtivo da Amazônia. Foco sempre na prosperidade econômica para a Amazônia.

“O diretor-executivo da PanAmazônia, Belisário Acer, vai expor o que é a entidade aos convidados do evento”, adiantou Zucatelli.

Serviço
Onde: Associação Comercial e Industrial de Marabá
Data: 17 de junho, quinta-feira (17).
Hora: 18h00

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.