Operadores do mercado financeiro respondem: Bolsonaro ou Lula?

Pesquisa da Warren feita em conjunto com a Renascença ouviu profissionais da Wall Street brasileira
Enquanto Bolsonaro escancara seu programa econômico, Lula o omite do eleitor

Continua depois da publicidade

Brasília – Agentes de mercados, incluindo traders, gestores, estrategistas e economistas, totalizando 120 profissionais da Faria Lima — a Wall Street brasileira —, responderam pesquisa da Warren feita em conjunto com a Renascença. O resultado divulgado há pouco, aponta que 38,3% dos entrevistados acreditam que a chance de Jair Bolsonaro (PL) ser eleito é de 40% a 50%. Já 33,3% dos entrevistados veem a possibilidade de 50% a 60% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito. Veja na tabela abaixo:

O levantamento também revela que, para 39,2% dos entrevistados, a maior preocupação para um governo Lula é a definição da equipe econômica, enquanto para 32,5% turbulências institucionais são o que mais preocupa num novo governo de Bolsonaro.

Quem será o ministro da Economia?
Para 40,8% dos entrevistados, Henrique Meirelles é a maior aposta em um eventual governo Lula. Já para 95%, Paulo Guedes permanecerá.

No total, 44,2% esperam um arcabouço mais liberal do que primeiro mandato em um governo Bolsonaro, enquanto 40% veem um novo mandato de Lula semelhante ao segundo.

Em entrevista a um site especializado que cobre o mercado financeiro, o gestor Cláudio Coppola, da RC Gestão de Recursos, descarta Henrique Meirelles, que é sondado para o ser o futuro ministro da Economia de Lula.

“Lula teve todas as possibilidades de indicar um ministro da Economia, que o mercado sempre adorou e quis escutar isso. Ele não indicou, principalmente no evento da última segunda-feira. Eu descarto o Meirelles como ministro da economia. Pode participar como conselheiro. Se fosse, já teria anunciado, até para dar uma sinalização ao mercado”, coloca.

Além disso, ele afirmou que Lula não será o do primeiro mandato nem de longe. “Não será um Lula pró-Faria Lima. Acho que, se for um nome de mercado, não dura seis meses porque não será um Lula pró-Faria Lima”, discorre.

Para onde vai o Ibovespa?
A pesquisa revela que 44,2% esperam o Ibovespa entre 110-120 mil pontos no caso de vitória de Lula, ou seja, uma pequena alta de 10 mil pontos no teto, se comparado com a média dos fechamentos dos pregões em 2022. Do outro lado, 45% acreditam na bolsa entre 120-130 mil pontos com vitória de Bolsonaro, portanto, expectativa de alta de 20 mil pontos da média.

“Lula inquieta o mercado porque até o momento não apresentou nada concentro sobre seu programa econômico, esconde quem será o seu ministro da Economia, mas se sente a vontade em prometer gastos, como a criação de novos ministérios e programas sociais que somados passam de R$ 130 bilhões de um dinheiro que não existe no Tesouro Nacional, disse o ministro da Economia Paulo Guedes, do governo Bolsonaro, em live na manhã desta quinta-feira (27), promovida pela corretora Suno, em entrevista para Tiago Reis.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.