Nova diretoria da Academia Parauapebense de Letras toma posse

Meta do novo presidente é levar a APL onde for possível, estimulando a leitura e o surgimento de novos escritores

Continua depois da publicidade

Eleito em dezembro do ano passado, o advogado e escritor Rubens Moraes Júnior é novo presidente da Academia Parauapebense de Letras, para o biênio 2019-2010. Ele sucede o escritor Josivaldo Lima Rodrigues, que agora assume a vice-presidência da entidade. Os demais diretores são: Waldir Pereira Silva, secretário; Paulo da Silva Reis, tesoureiro; e Terezinha Rita Guimarães, bibliotecária. A posse aconteceu na última sexta-feira (2), no auditório da Subseção da OAB-PA.

Foram quatro anos de preparação quando houve, segundo o então presidente Lima Rodrigues, diversos encontros entre os membros e também em escolas públicas e privadas com a presença dos escritores. No mesmo período foram recebidos diversos novos escritores que passaram a compor e somar forças.

Assim a Academia Parauapebense de Letras vem cumprindo seu papel de propagar o conhecimento através da leitura, oportunizando aos talentosos escritores melhor espaço para expor suas ideias compartilhando com todos.

“Nossa missão foi levar a academia até as pessoas, com o objetivo de estimular a leitura entre jovens e adultos, valorizando cada vez mais os poetas e escritores”, explicou Lima Rodrigues, que sai com a frustração de não ter conseguido realizar uma grande feira do livro em Parauapebas.

Ele avalia que a Academia Parauapebense de Letras deve ampliar seu número de membros e, como estratégia, sugere que seja estimulada a publicação de livros, para que venha ter mais escritores e assim potencializar a APL.

Rubens Morais Junior, o novo presidente diz ter como meta alargar a possibilidade de arrebanhar mais pessoas, leitores e escritores, para compartilhar experiência. A receita, ele diz ser, nos próximos dois anos, período de sua gestão, levar a literatura e a poesia para a rua, para a periferia, escolas e para onde mais for preciso e possível.

De acordo com os planos de Rubens, há diversos projetos encaminhados que, após apreciação dos demais membros, deverão ser implantados, dando como prioridade estimular para que sejam efetivados mais escritores e outros sejam revelados. “Vamos dar continuidade ao bom trabalho que as diretorias anteriores, com auxílio de todos os membros, iniciaram. Agora, neste novo momento, promoveremos mais união aos que já fazem parte e buscaremos novos parceiros para fortalecer esta luta”, planeja Rubens Morais Junior.