Mulheres do MST interditam portaria de acesso à Carajás

Manifestação das mulheres do MST em ParauapebasCerca de 200 mulheres que fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), interditaram, por volta das 11h20, a portaria de Acesso ao Núcleo Urbano de Carajás e também às minas de Carajás, de responsabilidade da mineradora Vale. A Portaria fica localizada entre Estrada Raymundo Mascarenhas e PA-245, em Parauapebas. Por lá, a manifestação é pacífica, porém, de início, nenhum veículo está autorizado a passar pela portaria, o que vem gerando um transtorno enorme, tendo em vista que o movimento no local é intenso.

As manifestantes foram recebidos por homens da Polícia Militar e foi registrado confronto, inclusive com disparos de bombas de efeito moral. As mulheres revidaram disparando barros e pedras contra os policiais.

Motivo da manifestação

Hoje comemora-se em todo o mundo o Dia da Mulher. Entre a pauta da manifestação das mulheres ligadas ao MST estão a tragédia ocorrida em Mariana-MG, onde barreiras de rejeitos de minérios ocasionaram vários problemas aos munícipes e principalmente à natureza e também sobre as autorizações para se ter acesso ao Núcleo Urbano de Carajás.

As manifestantes derramaram, nas proximidades da Portaria de Acesso à Carajás, lama e outros materiais que lembram a tragédia de Mariana-MG.

O ato faz parte do calendário nacional do MST, ocorrendo simultaneamente em diversos Estados onde a Vale explora minérios, sendo mais focado nos Estados do Pará e Minas Gerais.

Ayala Ferreira, Coordenadora do MST explicou que a manifestação é um ato simbólico e pacífico, tendo como principal pauta as reivindicações das trabalhadoras.

Desde o dia 6, domingo, foi iniciado o processo de formação, tendo reunido mulheres de todos os acampamentos e assentamentos da Via Campesina para fazer debates e entender o atual momento. “Chegamos ao consenso que a Vale deveria ser pautada, para que pudéssemos dizer a ela que não está acima do bem e do mal, nem dos problemas sociais, ambientais ou econômico que atravessamos”, diz Ayala, reafirmando que a Vale é responsável por todas as mazelas, a começar pelo Massacre dos Trabalhadores Rurais ocorrido na “Curva do S” há 20 anos.

A coordenadora disse que não tiveram, em nenhum momento, a intenção de interditar a portaria da FLONACA, mas apenas de se manifestarem. Fez parte do ato simbólico a produção de lama para que todos os que passam por ali vejam a lama que a Vale produz e que, a exemplo do ocorrido em Mariana-MG, poderá trazer problemas futuros.

Fonte: Pebinha de Açúcar

Respostas de 6

  1. vejo tanto fazendeiro que mandor matar posseiro para ficacom as terra são bandidos com muito jagunço e pistoleiro são dois peso e duas medida não quero dizer quem tem razão eo assassinato no campo quen matou foiomst os fazendeiro quem tem razão?

      1. Robert,seu “oreia”,se manca,esse tal MST é um aglomerado de bandido mesmo.
        Quero ver invadir minha fazenda,mando tirar no tapa…

        1. seu molotov eu gostaria saber que a sua fazenda qual ea procedência ou mais um lantifudio que ai no sul do para esa pratica tem muito

Deixe seu comentário

Posts relacionados