MST interdita obras e Estrada de Ferro Carajás no Maranhão

Continua depois da publicidade

Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam na manhã da quinta-feira a Estrada de Ferro Carajás (EFC) na altura da cidade de Açailândia, a 445 quilômetros de São Luís. A Vale informou que cerca de cem pessoas participaram do movimento, já o MST diz que 2 mil participaram do ato.

Além da EFC, os sem terra também interditaram a estrada vicinal que dá acesos às obras de duplicação da ferrovia, considerada hoje uma das maiores obras de logística da Vale. O projeto foi orçado em torno de R$ 4 bilhões. Segundo o MST, cerca de 700 funcionários que trabalhavam na obra foram impedidos de trabalhar na parte da manhã.

A interdição começou às 8:10 horas e terminou por volta das 10 horas. Por causa do protesto, o trem de passageiros que parte de São Luís em direção a Parauapebas, com passagem em Açailândia, ficou retido por alguns minutos. Depois da manifestação, conforme comunicado oficial da Vale, o trem seguiu seu curso normal.

Segundo o MST, os moradores dos assentamentos Novo Oriente, Francisco Romão, Planalto I e II e do acampamento João do Vale, da zona rural de Açailândia protestaram contra um eventual não cumprimento de contrapartidas e acordos de compensação financeira por conta da duplicação a EFC acordadas entre moradores destas comunidades com a prefeitura Municipal de Açailândia e a Vale.

Os acordos foram feitos há dois meses, conforme o MST. O prefeito em exercício de Açailândia, Antônio Erismar (PT), nega qualquer descumprimento de acordo com os manifestantes e afirma que alguns projetos como escolas já estão sendo implementados pelo Município.

A Vale informou que “repudia atos arbitrários que interrompem a circulação dos trens de passageiros e de carga, causando prejuízos aos usuários” e informou que “adotará as medidas jurídicas cabíveis”.

As informações são do repórter Wilson Lima, do IG.

5 comentários em “MST interdita obras e Estrada de Ferro Carajás no Maranhão

  1. Susy Responder

    Nossa mãe estou com raiva até hoje desses f……… afffffffff povo vaga bom de arrumar trabalho, faz é dá trabalho e dor de cabeça pra quem não tem nada a ver com o maldito movimento deles.

  2. SEBASTIAO FERREIRA - CANAA DOS CARAJÁS Responder

    Esse pessoal do MST tem que levar uma camada de pau bem grande.
    O que a Vale tem haver com a causa deles? tem que fazer protesto
    em frente aos orgãos publico. Agora impedir o cidadão de bem o
    seu direito de ir e vim não existe. Tem que pega os cabeças do
    MST e dar um mes de camada de pau pra aprender a fazer protesto de gente civilizada.

  3. Susy Responder

    Eu estava no Trem com meu filho e marido, e ficamos parados por quase 1 hora por causa desses malditos sem tacaaaa, que é isso que esses vândalos são. O Trem lotados de idosos e crianças e essas vagabundos interditando os trilhos, trabalhar eles não querem. afffff que ódio desse povo. Fico indignada com pessoas que são parasitas como esses sem vergonha, porque sem terra eles não são não.

  4. Susy Responder

    Eu estava no Trem com meu filho e marido, e ficamos parados por quase 1 hora por causa desses malditos sem tacaaaa, que é isso que esses vândalos são. O Trem lotados de idosos e crianças e essas vagabundos interditando os trilhos, trabalhas eles não querem. afffff que ódio desse povo. Fico indignada com pessoas que são parasitas como esses sem vergonha, porque sem terra eles não são não.

Deixe seu comentário

Posts relacionados