Mineradora BHP registra lucro histórico e bate recorde da Vale

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A anglo-australiana BHP Billiton, a maior mineradora do mundo, registrou lucro histórico no exercício 2010-2011, batendo o recorde anterior registrado pela brasileira Vale.

Mina de cobre da BHP no Chile.

Nesta quarta-feira, a mineradora anunciou um lucro 86% maior do que o registrado no mesmo período do ano de exercício anterior. Entre julho de 2010 e junho de 2011, a BHP teve lucro de 23,65 bilhões de dólares e faturamento de 71,74 bilhões.

O benefício, equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) da Lituânia, é o maior já contabilizado no mundo por um grupo do setor de mineração. A Vale vinha detendo até o momento o recorde, quando, há 3 anos, teve lucro anual de 17,3 bilhões de dólares.

Foi principalmente a demanda dos chineses que contribuiu para os resultados positivos da BHP Billiton. A excelente performance também se explica pelo aumento da demanda e do preço de certas matérias-primas, principalmente do minério de ferro, que beneficia do insaciável apetite chinês.

Segundo cálculos da BHP, 11 bilhões de dólares do total do lucro da mineradora são fruto da demanda por aço na China.

Apesar da desaceleração da economia mundial, os lucros dos produtores de matérias-primas podem contar com a forte demanda dos países emergentes, principal motor dos resultados registrados pelo setor.