Jacundá registra primeiro caso suspeito de Covid-19

Material coletado da paciente, que esteve no Paraguai, foi enviado a Belém para análise

Continua depois da publicidade

Uma moradora da cidade de Jacundá que esteve no Paraguai apresentou os primeiros sintomas para o Covid-19. A informação foi confirmada durante coletiva de Imprensa, na noite de ontem, quinta-feira (19), pela secretária de Saúde, Lícia Souza, e pelo coordenador de Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Ailton Lima. Trata-se do primeiro caso suspeito para o coronavírus. Atualmente 27 pessoas estão sendo monitoradas.

“Estamos seguindo o compromisso de manter a população informada. O quadro mudou, agora temos o primeiro caso suspeito para o coronavírus”. Com essa declaração, a secretária Lícia Souza confirmou o caso, às 22h20 de ontem.

O enfermeiro Ailton detalhou a situação. Antes, ele procurou tranquilizar os moradores de Jacundá. “Não fiquem preocupados, queremos aqui tranquilizar a todos. E, diante dessa situação, todo seguimos o protocolo do Ministério da Saúde”.

Ailton Lima disse que a paciente retornou de uma viagem ao Paraguai, é uma pessoa jovem e “apresentou os primeiros sintomas para o Covid-19, como tosse, febre e dificuldade respiratória”.

Desde sua chegada, ela já estava em quarentena, seguindo as recomendações da Secretaria de Saúde. A família e algumas pessoas que estiveram com ela também estão recebendo acompanhamento.

Amostra de material foi coletada e encaminhado para Belém, onde será analisado. “Caso seja negativo, ela será tratada como gripe”. A família pediu sigilo nas informações pessoais.

Durante a entrevista, a secretária de Saúde reformou os apelos para que a população fique em casa e siga as recomendações já divulgadas. No total, a SMS acompanha 27 pessoas que estiveram fora de Jacundá. Todos estão em quarentena domiciliar.

(Antonio Barroso)