Jacundá: Assentados em projeto cobram direitos durante manifestação na PA-150

Mais de 150 famílias moram, desde 2015, em uma área de mais de 2 mil hectares já desapropriada, mas ainda não paga pela União ao legítimo proprietário

Continua depois da publicidade

Uma manifestação pacífica de pequenos agricultores e agricultoras do Projeto de Assentamento Bela Vista, localizado no Km 98 da PA-150, reivindicou a regularização da área. Para chamar a atenção da sociedade e das autoridades, o grupo permaneceu por algumas horas às margens da rodovia estadual, nesta semana.

Duas viaturas da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar foram enviadas ao local para sinalizar a pista, para resguardar a integridade física dos manifestantes, evitando possíveis acidentes que poderiam ocorrer no local devidos o alto fluxo de caminhões e carros passando na rodovia.

Mais de 150 famílias moram, desde 2015, na área de mais de 2 mil hectares. Segundo o presidente a associação que congrega os assentados, Moacir da Conceição, um decreto assinado pela então presidente Dilma Rousseff, em 2016, destinou a área para a reforma agrária, porém, os legítimos proprietários nunca foram indenizados pela União.

“Hoje a nossa situação é a seguinte: os advogados dos proprietários buscam de todas as formas esses pagamentos, O caso, já está na Justiça, devido à morosidade do governo”, afirma Moacir.

(Antonio Barroso)