Helder Barbalho anuncia a Licença de Instalação da planta de Tecnored em Marabá

Em vídeo, no Twitter, o governador diz que, desde 2019, vinha lutando para que o projeto se tornasse realidade. Ela fala ainda na geração de 2 mil empregos na fase de instalação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou na noite desta quarta-feira (24), em sua conta do Twitter, a ativação, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Sustentabilidade (Semas), da Licença de Instalação (LI) da planta de Tecnored, no Distrito Industrial de Marabá.

O projeto, que será executado pela mineradora Vale, contempla a implementação de um laboratório de desenvolvimento e processamento de biomassa, que vai permitir a produção de 500 mil toneladas de ferro-gusa, com baixa emissão de carbono.

O governador destaca que a nova tecnologia produz a chamada “gusa verde, com a utilização de mecanismos sustentáveis para a mineração na nossa região”. “Esse projeto envolve milhões de reais em investimentos, com a Companhia Vale, e, principalmente, a expectativa de, agora na instalação, estar gerando, no pico da obra, cerca de 2 mil empregos, o que certamente vem para ajudar Marabá a crescer e se desenvolver”, assim como toda a região sudeste do Estado.

Helder Barbalho afirma ainda que, desde 2019, o governo do Estado vem lutando com a Vale, para implantar o projeto no Pará, junto com diversas outras ações que possam permitir com que a mineração no Estado possa, efetivamente, representar verticalização, geração de empregos, geração de oportunidades e desenvolvimento sustentável. “Parabéns, Marabá. Uma grande notícia, um grande projeto e umbora trabalhar. Valeu!”, encerra o governador sua fala, de modo bem paraense.