Programa “Tecnored Capacita” inicia novas turmas técnicas em Marabá

Aula inaugural reuniu no auditório do Senai os 80 novos alunos dos cursos técnicos do programa

Continua depois da publicidade

Com o auditório lotado, nesta semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) deu as boas-vindas aos 80 novos alunos do programa “Tecnored Capacita” em Marabá (PA). Nos próximos 18 meses, 40 deles farão o curso de Técnico em Metalurgia e os 40 alunos restantes, o de Técnico em Química.

Maria Francisca Portela, de 44 anos, está animada com o início das aulas. Segundo ela, a participação no programa a tornará ainda mais competitiva na profissão. “O meu objetivo é agregar ainda mais na formação que tenho, que é de Técnico em Agropecuária. Sentia falta de algumas questões práticas que o curso de Técnico em Química me possibilitará agora. Esta é uma oportunidade riquíssima que estou encontrando”, comentou ela.

Vitória Santana, de 18 anos, moradora do núcleo São Félix,  também fará o curso de Técnico em Química. “Eu não consegui me inscrever na turma do ano passado. Com isso, fiquei ansiosa por outra oportunidade. Agora ela veio e estou muito feliz por estar aqui”, afirmou a estudante.

Desenvolvida pela Vale e sua subsidiária, a Tecnored, a iniciativa busca fortalecer o mercado de trabalho do sudeste paraense por meio da oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos aos moradores da região. E, para estimular a participação feminina em áreas técnicas, metade das vagas do programa são destinadas a mulheres.

Além de incentivar a equidade de gênero, segundo a gerente de Cultura da Tecnored, Patrícia Marçal, o programa amplia o olhar para outros fatores da diversidade, possibilitando, assim, um ambiente propício para a inovação. “A diversidade é um valor da Tecnored. Se observarmos os alunos que estão iniciando hoje nos novos cursos, percebemos a diversidade de gênero, geração, raça e etnia. Isso é muito além de falar de diversidade. Pessoas diferentes pensam diferente e, ao pensarem diferente, conversam e têm ideias diferentes. Então surge a inovação”, diz a gestora.

Capacitação é resultado de diálogo com a sociedade

Este é o terceiro ciclo do programa “Tecnored Capacita”. Em 2023, ele ofertou 355 vagas, sendo 180 em cinco cursos técnicos na área industrial e outras 175 em sete turmas de qualificação e aperfeiçoamento profissional de média duração. Com as novas turmas, a iniciativa passará a beneficiar 400 pessoas da região.

Segundo o gerente de Territórios da Vale, Edivaldo Braga, o programa é resultado do diálogo com a comunidade e o poder público. “Esse processo é fruto do diálogo entre Vale, Tecnored, poder público e comunidades de Marabá. Há alguns meses discutimos as demandas do município e observamos que capacitação profissional é uma das necessidades locais. Paralelo a isso, a Vale e a Tecnored estão comprometidas com a valorização da mão de obra local, seja por meio da contratação de profissionais da região para seus empreendimentos, seja por meio do incentivo à qualificação para o mercado de trabalho em geral”, frisou o gestor.

Sobre a Tecnored

A Tecnored é uma subsidiária 100% Vale, focada no desenvolvimento de ferro-gusa de baixo carbono, por meio do uso de fontes de energia, como biomassa, gás de síntese e hidrogênio, que emitem menos CO2 que os processos tradicionais de fabricação de gusa verde. No Brasil, a primeira planta comercial dessa tecnologia inovadora está sendo construída no Distrito Industrial de Marabá, como parte das soluções desenvolvidas pela Vale para a descarbonização da indústria siderúrgica no país.

As obras foram iniciadas em 2022 e, atualmente, contam com mais de 200 profissionais contratados, entre diretos e indiretos. A previsão de conclusão é 2025.

Paralelamente às obras civis, a Tecnored desenvolve outras iniciativas que contribuem para o desenvolvimento social de Marabá. Além do programa “Tecnored Capacita”, como cumprimento das condicionantes estabelecidas no processo de implantação do empreendimento, a subsidiária Vale firmou convênio com a Prefeitura Municipal para apoiar a reforma e ampliação de duas escolas públicas, com um aporte de R$5,1 milhões. Também produziu uma cartilha educativa sobre prevenção da poluição hídrica que será utilizada ao longo do ano com estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal.

(Ascom Vale. Fotos: Duo Produções)