Governo Darci Lermen: começo, meio e fim

Continua depois da publicidade

Existem fatos que acontecem e merecem ser analisados em sua essência.

Hoje, durante sessão da Câmara Municipal de Parauapebas, trabalhadores municipais das áreas de saúde e educação e ainda membros da Associação de moradores do Bairro Altamira, se fizeram presentes  e paralisaram a referida sessão.

clip_image001

As reivindicações eram diversas, mais todas direcionavam a uma só questão: a insatisfação da população com a atual administração do prefeito Darci Lermen.

Não, não é só o acordo salarial requerido pelo SINTEPP, não são sós as melhorias técnicas no HM, a reposição por insalubridade e melhores salários requeridos pelos funcionários da saúde e tão pouco a falta de água, de ruas trafegáveis e energia elétrica descente denunciada pela Associação do Complexo Altamira. Não, o motivo daquela muvuca que se apresentou na Câmara Municipal vai bem além disso!

As três movimentações simultâneas apresentam um cenário bem maior do que isso. Elas representam a vontade popular e a insatisfação geral de um povo honesto e sofrido, que sabe, de forma aproximada, a arrecadação de Parauapebas e tem a plena consciência de que esses recursos não estão sendo devidamente aplicados onde deveriam.

Com a paralisação de hoje, se completa um ciclo normal na vida política de Parauapebas. Tudo nessa vida tem começo, meio e fim. O ciclo de Darci Lermen como homem do povo, representante desse, me parece ter chegado ao fim. É necessário que ele se conscientize disso e faça a única coisa que resta quando a situação está como a que se apresenta: recomece! ´

Na minha humilde opinião, o nosso prefeito, eleito pela grande maioria dos parauapebenses, da qual eu alegremente me excluo, deve fazer uma auto-análise, rever todos os seus conceitos, aqueles que o levaram a ocupar o cargo que hoje ocupa e que eram imensamente comuns e iguais aos seus, que agora lê esse artigo, dos professores, médicos, enfermeiros e moradores do Complexo Altamira que hoje resolveram chutar o balde e dizer em alto e bom som: chega!

Nada adiantará se, imbuído de uma enorme boa vontade, o prefeito asfaltar todo o complexo Altamira, dar o aumento aos professores e atender os anseios do pessoal da saúde se não houver um novo rumo nessa administração. É preciso que se mude a atitude! É preciso frear os desmandos de alguns asseclas que cercam o prefeito e vivem pra dizer a ele que tudo vai bem. Não! Tudo vai muito mal!

Sobre o papel da Câmara nisso tudo? Fica pra outra oportunidade. Vale apenas lembrar que eles, os vereadores, atuais ocupantes, foram colocados ali pelo povo e nada mais claro do que a foto abaixo para fazer com que os senhores e senhoras reflitam e se posicionem.

“Senhores Vereadores, daqui a 1 ano e meio terá eleição para vereador. Nós temos boa memória, vamos lembrar de vocês! 

[ad code=2 align=center]

16 comentários em “Governo Darci Lermen: começo, meio e fim

  1. guri Responder

    ZE ISSO AI E SO ZUADA E SO ELE MELA AS RUAS DO ALTAMIRO DE PINCHE QUE O POVO VOTAR EM QUEM ELE MANDAR. EU VI ISSO JA ALEIÇAO PASSADA ,O CERTO ERA O MPF E PF VER PRA ONDE ESTA INDO ESSA GRANA . MUITO ESTRANHO PQ UMA DEPUTADA FEDERAL QUE AMA TANTO SEU MUNICIPIO. NAO VER ISSO.E FARINHA DO MESMO SACO.????????

  2. Romero Felisardo Responder

    Zé;
    A Gestão Municipal do PT é culpada de todo esse arranjado de inúmeras manifestações;
    Ontem na câmara municipal o vereador Faisal lembrou que no passado quando era Prefeito desse município teria sido preso por quatro dias dentro da Prefeitura, lembrou também que foram os professores, que hoje estão no poder que consumaram o ato (manifesto), revoltados com a atual gestão de Faisal.
    Fiquei analisando, com aquele tanto de manifestações em frente a câmara o que aconteceria se a Prefeitura fosse ele próximo?
    O Darcí nesse ponto foi esperto fez uma prefeitura bem longe do povo e de difícil acesso.
    Com relação a esse caso somos obrigados a tomarmos uma atitude já, porque é muito fácil o Darci gastar o dinheiro da Prefeitura fora do município e depois simplesmente deixar o município abandonado porque não tem dinheiro disponível para trabalhar, tem que pagar as contas atrasadas, e com certeza a Mineradora VALE não deixa de repassar os 45 milhões de reais todos os meses. dessa forma qualquer um entrega a Prefeitura com as contas em dias…

  3. Seny Brasil Responder

    O que o povo que é mudança pra nossa cidade que esta uma calamidade “os maiore coruptos estão no poder” chegou a hora é Darci fora fora ……..e a cambada de vereadores>>>

  4. Fermina Daza Responder

    Caso não tenham percebido ou não saibam como nomear o fato, devo dizer que o que essas pessoas fizeram na câmara chama-se história. São homens e mulheres que deixaram o que estavam fazendo nas suas casas e trabalhos, deixaram seus maridos e esposas, seus alunos, seus pacientes, para apostar que há uma possibilidade outra que não a de esperar a próxima eleição pra arriscar sua confiança novamente em alguém que, via de regra, trairá essa confiança. São trabalhadores que, tardiamente e, ao mesmo tempo, no momento certo, perceberam que seus projetos pessoais estão firmemente ligados a projetos coletivos. São vizinhos que se olharam e perceberam nos olhos uns dos outros que há algo que os une: a indignação.

    Começa pelos professores que clamam não apenas por eles, mas pelos alunos que estudam com fome, que se exercitam no sol, que assistem aulas ministradas por um profissional que a cada dia adoece mais e mais. Os professores sonham com uma educação que ganhe prêmios por merecimento.

    Juntam-se agora nós da saúde. Trabalhamos todos num mesmo espaço, correndo o mesmo risco, mas um profissional recebe 40% de insalubridade, outro 20% e outro nada. Temos uma atenção básica que não consegue cobrir nem metade da população. Um hospital sem consultórios suficientes e que, a população não sabe, mas parte funcionando como posto de saúde – o que vai absolutamente contra a política brasileira de saúde, pois esta, acertadamente, prima pela desospitalização. Um secretário de saúde que foi, por questões políticas, isolado da prefeitura, mas que, por força de acordos tão fortes quanto secretos, mantém-se no poder, apesar de toda a pressão para sua saída.

    Como eu ia dizendo, a isso chama-se história. Faz alguns anos, eu cultivei uma torcida fervorosa e contida por um professor que se mostrou confiável e que tinha ares de renovação. Não me arrependo. Não me arrependo de confiar nas pessoas. Se elas me decepcionam é porque não são dignas da minha confiança, e não porque eu sou ingênua. Mas durante esses anos eu aprendi uma coisa: que antes de acreditar em qualquer pessoa que seja, nós precisamos acreditar na gente. Que temos força nos nossos braços e volume na nossa voz pra, num dia qualquer, parar a cidade, varrer o asfalto com nossos passos, fazer-se ouvir por todos os bairros, por quem quer que seja, até por quem sentou-se em uma cadeira posta confortavelmente dentro de um gabinete, e tapou os ouvidos para as conversas que vinham da rua. Por isso: avante professores, médicos, enfermeiros, administrativos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, donas de casa, estudantes… cidadãos enfim.

    Sinceramente,
    Fermina Daza
    ferminadaza@bol.com.br (para sugestões e ameaças)

  5. francisca Responder

    Realmente os moradores do complexo Alltamira tem muitos motivos para se revoltarem contra este atual governo sinto dór de ver aquele bairro que prometia tanto desenvolver hoje é só atrazo, poeira buracos, sujeira o asfalto que foi feito já acabou não existe nem mas os residuos ,ou seja caiu no esquecimento, estamos diante de governo imovel estático esperando acabar eternos mandatos, tenho muitos motivos para continuar não votando no pt sei qu todos falham mas eles querem ser diferentes ñao sendo. Um partido que tem tudo a seu favor governo estadual e federal e uma renda de da inveja ao outras cidades { ONDE ESTA OFREFEITO DESSE LUGAR ? NUNCA VI NÂO CONHEÇO SÒ OUÇO FALAR }

  6. Catarina Augusta Responder

    Gostaria de denunciar uma grave situação que ocorre, há anos e diariamente, no hospital municipal da nossa cidade. A motivação que me levou a fazer tais denuncias deve-se ao fato da demissão em massa que está ocorrendo nesta instituição, ainda que o quadro seja historicamente deficitário. Os concursados estão substituindo os contratados que lá estão, em alguns casos, há 10 anos, mesmo com a demanda do hospital necessitando de um número bem maior que o número de concursados que entram, haja vista que, em todos os setores, todos os técnicos são obrigados, contrariamente ao que diz a CLT, a fazer horas extras! Embora, no papel, todos os técnicos tenham direito de fazer 120 horas mensais (30 horas semanais), devido ao quadro defasado, fazem uma média obrigatória de 160 horas (!) sem direito a questionamentos!
    Infelizmente, o pior ainda está por vir. Burlando a lei que rege os técnicos de enfermagem deste país, os mesmos são “incentivados” a realizar partos e suturas, pondo gravemente em risco a vida da população deste município, já que os mesmos não são preparados para tais procedimentos. Deveríamos estimular todo cidadão de Parauapebas a exigir do município médicos realizando partos e suturas, que é o mínimo que, obrigatoriamente, deve ser oferecido. Ainda no capitulo “burlando leis”, os técnicos de enfermagem também são obrigados a fazer imobilizações gessadas, tarefa apenas designada aos ortopedistas e técnicos de gesso com curso específico.
    A falta de um enfermeiro fixo na emergência também compromete, e em muito, a vida dos cidadãos de Parauapebas, principalmente à noite e aos finais de semana, onde o número de profissionais caí para apenas dois cuidando do hospital inteiro (!!!), provocando uma verdadeira “roleta-russa”; se ocorrerem emergências simultâneas em setores diferentes, alguém morrerá por falta de acompanhamento…
    Peço ajuda a este site que tanto fez e faz pela democracia e pelo povo de Parauapebas que leve esta denúncia ao conhecimento das autoridades, do sindicato (que não faz nada) e de todos os cidadãos para que uma providência seja tomada as pressas, já que tudo que foi denunciado pode ser facilmente corrigido contratando-se mais profissionais, cada um no seu respectivo lugar e exercendo sua respectiva função.

    Pelo amor a profissão, pelos direitos dos profissionais e pela dignidade dos cidadãos de Parauapebas,

    Anônimo(s).

  7. SEDE DE VER O MELHOR Responder

    PARAUAPEBAS VIVE UM DOS PIORES MOMENTOS DA SUA HISTORIA NESTES 22 ANOS DE VIDA. É PRECISO A REAÇÃO DO POVO – NOSSOS REPRESENTANTES PARECE NÃO ESTÁ VENDO NADA!!!

    PARAUPEBAS ESTÁ VIVENDO UM SEQUESTRO E NINGUÉM QUER SABER COMO RESGATAR, POIS A RECOMPENSA ESTÁ COM OS PROPRIOS SEQUESTRADORES

  8. Nome SEDE DE VER O DIFERENTE Responder

    APRAUAPEBAS VIVE O DOS PIORES MOMENTOS DA SUA HISTORIA NESTE 22 ANOS DE VIDA. É PRECISO O A REAÇO DO POVO – NOSSOS REPRESENTANTES PARECE NÃO ESTÁ VENDO NADA!!!

  9. 2 Responder

    APOSTO QUE TODO MUNDO VOTARIA NELES DE NOVO, AINDA NÃO TENHO IDADE DE VOTAR MAS ENXERGO QUE O POVO PARESSE TÁ É FELIZ SE NÃO JÁ TERIA FEITO ALGO, MAS NINGUEM FAZ NADA, E NÃO ADIANTA PERGUNTAR FAZER OQUE? PORQUE QUANDO FOI PRA TIRAR O COLLOR OS ESTUDANTES FORAM AS RUAS E TIRARAM AGORA UM PREFEITINHO O POVO DEIXA FAZER O QUE QUER…….

  10. Fábio Alves Responder

    Recado aos Gestores deste município (prefeito – se é que existe pois há muito tempo não se sabe de seu paradeiro – vereadores e secretários):

    SEUS DIAS DE FARTURA ESTÃO CONTADOS . . .

  11. só vendo Responder

    vão ficar com a boca calada como ser tivesem engolido uma moça , mais na verdeda vão engoli um sapo.

  12. Profº. Franky Sousa Responder

    Realmente, hoje, foi algo histórico na minha vida e no município de Parauapebas: o povo mostrou a sua grande força, a grande vontade de querer um mundo melhor, uma cidade melhor!!!!
    É necessaria, sim, a posição favorável dos vereadores nestas causas… eles precisam pressionar o prefeito, junto conosco, para que ocorra, de fato, a mudança tão esperada em Parauapebas: QUE SEJA FEITA A VONTADE DO POVO!!!!!

  13. jhu Responder

    Eu também, alegremente me excluo dessa grande maioria, mas infelizmente estou vivenciando e sofrendo na pele tudo o que todos os parauapebenses estão passando.

  14. Anonimo Responder

    Os vereadores podem ficar tranquilos o povo é burro e esquece sim, daqui a um ano e meio ta todo mundo reeleito e até o Darci reelegeria se fosse permitido!!!
    Deixa o homem trabalhar!

  15. Cabra Indignado Responder

    Em vários posts nesse blog, eu fiz a aposta: esse prefeito não termina esse segundo mandato. Se tivesse o mínimo de inteligência teria reagido e apontado para seus eleitores quem o pressiona, e porque ele é pressionado. Tem coisas que a gente não consegue entender, como a permanência de alguns secretários no governo e a influência de certa casta de empresários no comando e nas decisões da cidade. O ralo por onde some o dinheiro deve ser mostrado. Se ele nao fizer isso, vai ter de colocar a viola no saco e pedir pra sair. Eu a cidade inteira queríamos entender os mistérios escondidos por trás da administração do PT no município.
    Em tempo, da lista de eleitores do PT em Parauapebas, eu orgulhosamente NÃO faço parte. Nunca votei e nunca votarei no PT, por um único motivo: QUEM NUNCA COMEU MELADO, QUANDO COME SE LAMBUZA!

Deixe seu comentário

Posts relacionados