Redenção

Governador inaugura escola estadual em Redenção

O governador Helder Barbalho e sua comitiva do governo itinerante na região sul do Pará estiveram visitando Redenção no início da noite da última sexta-feira (5). Na oportunidade, ele participou da solenidade de entrega da Escola de Ensino Estadual “Marcus Valério Barbosa”, localizada no Setor Parque dos Buritis II. Centenas de pessoas compareceram ao local. Os alunos do grupo Águias Mirins se apresentaram na ocasião e cantaram o Hino do Pará para o governador.

A escola tem 12 salas de aula e capacidade para 480 alunos. O espaço comporta quadra coberta, com vestiários masculinos, femininos e sala de Educação Física, auditório, bloco administrativo com dez salas, bloco com quatro laboratórios e uma biblioteca, refeitório coberto com cozinha e depósitos

Para representar a cultura do Estado, participantes da quadrilha junina “Coração Caipira” fizeram uma breve apresentação cultural, demonstrando que a tradição da quadrilha junina também impera na região sul do Estado.

Além do público, compareceram na solenidade, varias autoridades de Redenção como: o prefeito Carlos Iavé Furtado, secretários municipais, vereadores da Câmara Municipal de Redenção e de outros municípios, assim como prefeitos de outras cidades. Na comitiva do governador estavam os deputados estaduais Alex Santiago e Lenildo Sertão e o senador Zequinha Marinho e seus assessores.

No palco montado dentro da quadra da escola, apenas, Helder Barbalho discursou. O discurso demorou oito minutos, tempo suficiente para o governador agradecer a todos que se faziam presentes e ressaltar que a Escola Estadual de Ensino Médio “Marcus Valério Barbosa” é o modelo de escola que o estado do Pará merece.

“Hoje é um dia muito especial para mim, porque eu tenho certeza de que, a partir da inauguração desta escola, nós estamos estabelecendo o padrão de qualidade que desejamos implementar no Estado do Pará. Padrão de escola de qualidade, ambiente adequado, para quem vai estudar, para quem escolheu discernir conhecimento. Portanto, parabéns a todos que colaboraram para que esta escola pudesse estar linda desse jeito”, comemorou o governador.

Na ocasião, Helder Barbalho homenageou todos os servidores da Seduc (Secretaria de Estado de Educação) e cumprimentou a família do professor Marcus Valério, que se fazia presente no local. O governador também comentou sobre a polêmica envolvendo o nome da escola.

Ele acusou o governo anterior de ter enviado à Assembleia Legislativa uma proposta para mudar o nome da Escola e assim foi feito. “Após a polêmica, eu liguei para o Joás Possidônio [vereador da Câmara Municipal de Redenção] e pedi para que a escola continuasse a se chamar Marcus Valério Barbosa. E, por ter uma boa amizade com a família Possidônio, ficou acordado em permanecer o atual nome, sendo acordado que a primeira obra feita e inaugurada pelo nosso governo, carregaria o sobrenome da família Possidônio”.

O professor Marcus Valério Barbosa, que dá nome à escola, morreu no dia 27 de maio de 2014, vítima de infarto. Na época ele tinha 36 anos. Valério trabalhou em várias escolas da rede municipal de ensino de Redenção.

Ainda em seu discurso, o governador cumprimentou o prefeito Carlo Iave e disse que ele a, partir de agora, não será perseguido, pois, o gestor foi muito perseguido no governo anterior, e garantiu que haverá parceria entre governo do Estado e o prefeito: “Você está há alguns anos na prefeitura e foi muito tempo perseguido pelo governo do Estado. Quero dizer para você que acabou a perseguição, pois no nosso governo teremos parceria para trabalhar muito por esta cidade e fazer que ela seja a cidade que todo mundo sonha”.

Além de Redenção, a comitiva do governo itinerante visitou as cidades de Conceição do Araguaia, Bannach e Tucumã.

Entenda a polêmica do nome da escola

Em 14 de dezembro de 2015, o então governador Simão Jatene sancionou e lei que denominava a escola inaugurada no último sábado “Thalles Possidônio”, irmão do vereador Joás Possidônio, conforme projeto de lei apresentado em 17 de dezembro de 2013 pelo então deputado estadual Milton Zimmer (PT).

Porém, em 5 de setembro de 2016, Jatene sancionou outra lei, a 8.379, que criava a Escola Estadual de Ensino Médio Marcus Valério Barbosa, situada no Setor Buriti II, em Redenção. Entretanto, não há informação oficial de que a lei de 2013 tenha sido revogada.

Baseado na última lei, em 1º de novembro de 2018, o secretário-adjunto de Ensino do Estado instituiu o nome do professor Marcus Valério Barbosa à escola.

Deixe seu comentário