Gavião Kyikatejê é o representante do sudeste nas semifinais da Segundinha do Parazão

O time indígena vai encarar o São Francisco e está a 180 minutos da elite do futebol paraense

Continua depois da publicidade

O Gavião Kyikatejê Futebol Clube, time da cidade de Bom Jesus do Tocantins, é o representante do sudeste do estado nas semifinais da Segundinha do Parazão 2020. A equipe indígena começou a competição com uma derrota para o Parauapebas, por 2 a 1, e depois cresceu no certame de uma maneira surpreendente, e agora entra forte na briga por uma vaga na elite do futebol paraense.

A equipe está a 180 minutos da elite do Parazão, competição que não disputa desde 2015, quando acabou rebaixado.  O time indígena conta com o técnico Zeca Gavião, que montou um elenco competitivo e que vem dando certo na competição estadual. Até o momento, o Gavião realizou seis jogos, tendo três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, marcando sete gols e sofrendo quatro, ficando com três tentos de saldo.

Para chegar até as semifinais da Segundinha do Parazão, o Gavião Kyikatejê avançou em segundo lugar do Grupo 1, com sete pontos, chave que contou ainda com Atlético Paraense, Parauapebas, Cametá e Izabelense. O adversário das quartas de final foi o São Raimundo de Santarém, e o time do sudeste eliminou um dos favoritos da competição, empatando, por 1 a 1, no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá, e vencendo, por 1 a 0, no Estádio Francisco Vasques, o Souza, em Belém, se garantindo na reta final do estadual.

Para conquistar uma vaga na elite do futebol paraense, o Gavião terá pela frente outro time de Santarém, o São Francisco, que classificou com uma campanha de 100% na primeira fase, e nas quartas de final, eliminou o Caeté, perdendo o jogo de ida, por 2 a 1, e vencendo na partida de volta, por 1 a 0, conquistando a vaga nos pênaltis, por 5 a 4. Quem passar do duelo entre Gavião Kyikatjê e São Francisco, além de subir para a primeira divisão de 2021, vai disputar a final da Segundinha do Parazão, enfrentando a Tuna Luso ou Sport Real, ambos de Belém, que fazem a outra semifinal.

“As expectativas são das melhores, porque nosso time está numa evolução muito boa e de resultados muito bons, mas sabemos que cada jogo é uma história. Temos que trabalhar firme como nós estamos fazendo, treinando e manter os pés no chão. Nós estamos levando a cada jogo da gente como uma final. Nosso elenco está concentrado e consciente disso, e esperamos fazer um bom jogo e conseguir nosso objetivo que é o acesso, mas sabendo que do outro lado também, o São Francisco, quer chegar a esse objetivo, e por isso estamos treinando a cada dia firme para sempre a gente está melhorando no dia a dia, para quando chegar no jogo, a gente não errar”, afirmou o atacante Aleilson, artilheiro do Gavião com três gols na Segundinha.

A Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou as datas das partidas entre Gavião Kyikatejê e São Francisco pelas semifinais da Segundinha do Parazão. O primeiro encontro está marcado para o próximo sábado (12), às 9h30, no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá, com o mando do time indígena. Já a partida de volta será na quarta-feira (16), às 9h30, no Estádio Francisco Vasques, o Souza, em Belém, com o mando do Leão Santareno.

Por Fábio Relvas / Foto: Magnor Barros