Focos de incêndio se espalham por todo o Brasil

Continua depois da publicidade

Todo o Estado do Acre, Tocantins e Mato Grosso, e grande parte do Pará continuam em estado crítico para risco de incêndios, segundo o último relatório de queimadas divulgado pelo IBAMA no final de semana. No Pará, três cidades concentravam a maior quantidade de focos de calor. Em São Félix do Xingu haviam 600 registros, só na área de proteção ambiental Triunfo do Xingu, foram 95 focos detectados.

Outras duas cidades paraenses tiveram grande concentração de fogo registrada pelo satélite. Cumaru do Norte tinha 437 ocorrências e Altamira 242.

No Tocantins, a Lagoa da Confusão contava com 471 focos.

Ainda segundo o IBAMA, em todo o Brasil havia até ontem 99 áreas de conservação federais, estaduais e terras indígenas com focos de incêndio. Em Mato Grosso eram 29 casos e no Pará 22.

Há pelo menos 60 dias não chove em 436 municípios de 14 Estados brasileiros e no DF. Outras 432 cidades de 11 Estados estão sem chuvas há pelo menos 40 dias.

O IBAMA alerta para os cuidados com material inflamável e de combustão rápida em locais de risco. Segundo estudo realizado recentemente, 93% dos focos de incêndio nas áreas de proteção ambiental tiveram início por irresponsabilidade de turistas.

[ad code=4 align=center]