Escolas de Ensino Técnico começam pré-matrícula em 4 de janeiro de 2022

Em todo o Pará, serão ofertadas 12.185 vagas para os formatos Integrados, Concomitante /Subsequente e Programa de Educação Profissional /Proeja
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

As Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas) iniciam dia 4 de janeiro de 2022 as pré-matrículas para o preenchimento das 12.185 vagas disponibilizadas em todo o estado nas formas Integrado (4.715 vagas), Concomitante/Subsequente (6.610) e Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja (860). As pré-matrículas seguem até o dia 14 de janeiro e devem ser realizadas no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Segundo a Sectet, a efetivação da pré-matrícula obedecerá à ordem de preenchimento do sistema, na escolha por uma vaga na escola/curso/turno/turma. Os candidatos que excederem as vagas disponíveis por escola/curso/turma/turno na fase da pré-matrícula ficarão em lista de espera, classificados em ordem decrescente, e serão chamados para confirmação de matrícula, caso haja desistência dos candidatos pré-matriculados.

O resultado dos pré-matriculados será divulgado no dia 17 de fevereiro. A confirmação de matrículas ocorrerá do dia 31 de janeiro a 11 de fevereiro.

De acordo com a Sectet, os candidatos pré-matriculados deverão comparecer à secretaria da escola para a qual concorreu à vaga. A definição dos horários das confirmações de matrículas será decidida pelas escolas, devendo abranger os três turnos, no caso das escolas que ofertam cursos e turmas no período noturno.

No ato da confirmação de matrícula, o candidato deverá comparecer à escola munido de original e cópia dos seguintes documentos:  Requerimento de matrícula fornecido pela escola; Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade (RG) ou similar; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Certificado ou declaração de Conclusão do Ensino Fundamental (para curso da oferta Integrado); Histórico Escolar do Ensino Fundamental (para curso da oferta Integrado); Certificado de Conclusão e Histórico do Ensino Fundamental (para curso da oferta concomitante); Histórico do Ensino Médio cursando o 2º ano (para curso da oferta Concomitante); Certificado ou declaração e Histórico Escolar do Ensino Médio (para curso da oferta Subsequente); Comprovante de residência recente (água, luz, telefone fixo ou móvel);  e duas fotos 3×4 recentes. A previsão para início das aulas é 8 de março.

As pré-matrículas serão realizadas no site da Sectet (www.sectet.pa.gov.br), onde também está disponível o edital completo do processo, que constam o número de vagas por cursos e escolas, assim como o cronograma.

Formatos

O ensino Médio Integrado é voltado para os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou o equivalente. O curso tem duração máxima de 3 anos e confere ao formado o certificado de conclusão do Ensino Médio e diploma de técnico de nível médio, conforme a legislação em vigor.

O Subsequente é para os estudantes que concluíram o Ensino Médio ou o equivalente e que tenham 18 ou mais anos de idade, que se formam em curso técnico. O Concomitante é para candidatos que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio e tenham 17 ou mais anos de idade. O curso também confere ao formado o diploma de técnico.

Já o Proeja é aberto às pessoas que tenham concluído o Ensino Fundamental ou equivalente e com idade igual ou superior a 18 anos. Os concluintes recebem certificado de conclusão do Ensino Médio e diploma de técnico de nível médio.

Tina DeBord- com informações da Sectet