Pará

Em Canaã dos Carajás, alunos da Rede Municipal de Educação terão reforço na merenda escolar

Apesar do grande de volume de chuva nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (06), mais de 12 mil alunos da Rede Municipal de Educação saíram de suas casas para …

Apesar do grande de volume de chuva nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (06), mais de 12 mil alunos da Rede Municipal de Educação saíram de suas casas para ir às escolas do município. O que as crianças não sabiam é que um café da manhã quentinho já estava servido aguardando as suas chegadas. Os alunos da Rede de Educação tiveram, pela primeira vez, o reforço na alimentação nesta terça. Para inaugurar o novo cardápio, o prefeito Jeová Andrade, o presidente da Câmara Municipal, Junior Garra, e o secretário de educação, professor André Wilson, estiveram presentes na Escola Municipal João Nelson.

Oficialmente servida às 09 da manhã, a merenda, na verdade uma refeição escolar, vem sendo elogiada por alunos, pais e por toda a comunidade. Todo o cardápio é variado, balanceado e oferecido com total qualidade. A merenda escolar, inclusive, já utiliza desde o fim do ano passado alimentos produzidos no próprio município.

A nutricionista Andreia Silva, responsável pelo cardápio da merenda foi quem sugeriu que o café da manhã fosse aderido à programação: “Tivemos demandas de escolas dos Núcleos de Educação Infantil. As diretoras traziam a informação de que chegavam alunos muito cedo, sem tomar café. Sugerimos que fosse feito primeiro nos núcleos, mas conversando com o professor André e ele pediu para que a gente expandisse para todas as escolas. É por isso que já estamos fazendo e queremos melhorar ainda mais o cardápio com o passar do tempo.” A nutricionista explicou também que há a necessidade de a refeição ser mais rápida para que o aluno não se atrase para a sala de aula.

merenda2r

O vereador Junior Garra falou sobre a iniciativa: “É muito importante que haja esse reforço, pois as nossas crianças levantam muito cedo para vir à escola. Tenho certeza que 90%, ou até mais, dessas crianças vêm para a escola sem tomar café. Parabéns ao secretário de educação e ao prefeito Jeová. Isso é o poder público trabalhando, de fato, em prol da educação.”

Professor André Wilson também comentou o novo adendo ao cardápio escolar: “Estamos iniciando hoje em toda a Rede um café da manhã preparado e organizado pelos nossos nutricionistas. Tenho certeza que isso fará um diferencial na vida de todos os nossos alunos, na questão social e do próprio intelecto, pois estudar com fome nunca é bom. Antes de iniciar a aula essas crianças terão a possibilidade de tomar um café quentinho, preparado no dia e isso é muito positivo para a educação.

Já o prefeito Jeová Andrade explicou que esse é mais um avanço para a educação municipal: “Desde 2013, quando assumimos, nossa prioridade sempre foi a educação. Acredito que esse é o melhor caminho e todos os países desenvolvidos têm uma base educacional excelente. O café da manhã, antes de entrar na sala, fará muita diferença, pois, infelizmente, essa é a realidade do nosso Brasil: muitos saem de casa sem tomar ao menos um café puro. Com certeza, com essa nova oferta, a criança tem condições de ter um aprendizado bem mais eficiente.”

Depois de tomado o café, os alunos pareceram satisfeitos. Por volta das 07:30, o sinal tocou anunciando o início das aulas. Conforme falado pelas autoridades, o reforço alimentar deve melhorar bastante o aprendizado e quem ganha com isso é o próprio aluno.

Deixe seu comentário