Curionópolis: jovens de Serra Pelada fundam companhia de teatro

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on print

Continua depois da publicidade

Formado no início deste ano por filhos de funcionários da empresa Vale, atuantes no Projeto Serra Leste, o “Grupo Teatral Jovens Sonhadores” reúne adolescentes de 10 a 17 anos de Serra Pelada, no município de Curionópolis. A iniciativa é apoiada pela mineradora, que contratou a Fundação Bom Samaritano para realizar oficinas de teatro na comunidade.

Apresentação no Cineteatro

Após o fim da capacitação, os 20 jovens decidiram continuar o trabalho por conta própria. Reconhecendo o esforço, a Vale convidou o grupo para realizar algumas apresentações e, em julho deste ano, eles apresentaram uma peça com o tema “Acidentes Fora do Trabalho”, elogiada pelo público participante.

A ação é uma alternativa para os jovens da localidade, que estão limitados a outras formas de cultura e lazer. De acordo com Dedison Martins, de 16 anos, um dos líderes e motivador do grupo, não existem muitas opções de lazer para os moradores de Serra Pelada. “Se não estivesse no teatro, provavelmente estaria na escolinha do futebol”.

“Grupo Teatral Jovens Sonhadores”

Os temas são direcionados pela empresa e o grupo adequa a realidade à linguagem teatral com a ajuda de profissionais. Atualmente, o “Grupo Teatral Jovens Sonhadores” passa por um novo curso de aperfeiçoamento com a Fundação Bom Samaritano.

Publicidade