Cultura: Rede Brasil Criativo será inaugurada em Belém no próximo dia 9.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

imageA Incubadora Pará Criativo, primeira da Rede Incubadoras Brasil Criativo, será inaugurada em Belém, na sede do Instituto de Artes do Pará – IAP, no próximo dia 9 de janeiro, em cerimônia que contará com as presenças da ministra da Cultura, Marta Suplicy, do governador Simão Jatene, do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, dentre outras autoridades e representantes da cena cultural paraense.

O programa, que conta com investimento de R$ 19,4 milhões e que tem como princípios norteadores a diversidade cultural e a inclusão social, inaugurará, até junho de 2014, mais doze incubadoras de empreendimentos culturais nas capitais do Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.

Incubadoras são espaços de oferta de qualificação, disponibilização de infra-estrutura e geração de negócios para novos empreendimentos, contribuindo para a sobrevivência e crescimento destes durante os primeiros anos de atividades. Além disso, são espaços de convívio e interação multisetorial entre empreendedores criativos, compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos.

As Incubadoras Brasil Criativo ofertarão aos agentes culturais cursos e consultoria em inovação, empreendedorismo, planejamento estratégico, assessoria contábil, assessoria jurídica, de comunicação e marketing, e acompanhamento contínuo. Está prevista ainda a instalação de balcões de crédito, formalização, formação técnica, realização de cursos, e também uma área para trabalho colaborativo. As atividades serão desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades criativas de cada região.

São parceiros do programa, dentre outras instituições, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, APEX, SEBRAE, SENAC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, e universidades.

Economia Criativa reúne em torno de vinte setores da nova economia – que são os que mais crescem e geram empregos no mundo, atualmente –, baseada num processo criativo e de inovação que agrega valor a produtos e serviços, gerando riqueza cultural e econômica. A Rede Incubadoras Brasil Criativo visa potencializar os empreendimentos nesses setores, posicionando a cultura como um dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do País.

Serviço
Inauguração da Incubadora Pará Criativo
09 de janeiro de 2014, 14h30.
Instituto de Artes do Pará – Praça Justo Chermont, 236, Nazaré, Belém.

Fonte: Ascom/Ministério da Cultura

Publicidade