No Dia Nacional da Cultura Blog lembra descaso da Vale com a cultura em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Centro Cultural de Parauapebas

O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970 e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil – Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

A trajetória desse brasileiro registra não só sua inteligência privilegiada, mas também sua grande capacidade de trabalho. Participou de todas as grandes questões de sua época e da própria fundação da República. Liberal nato, orador e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis. Sua produção intelectual é vastíssima, representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia.

Parauapebas
Em 20 de julho de 2010, sob a batuta do juiz federal do Trabalho Jonatas Andrade, a Mineradora Vale assinou Termo de Conciliação com a Justiça do Trabalho referente as horas “in itinere” dos trabalhadores em Carajás.

Entre outros compromissos assumidos, a mineradora se comprometeu em entregar, a título de indenização aos trabalhadores de Parauapebas, um Centro Cultural com investimento não inferior à R$26 milhões. O prazo estipulado no acordo entre Vale e MPT para a entrega do Centro Cultural (ilustração) venceu em fevereiro de 2012, portanto há nove meses, e nenhum tijolo foi, sequer, assentado no terreno doado pela Prefeitura para ser erguida a obra.

É essa a contrapartida cultural que a mineradora oferece à Parauapebas em troca dos bilhões de dólares daqui retirados com o auxílio dos trabalhadores locais?

7 comentários em “No Dia Nacional da Cultura Blog lembra descaso da Vale com a cultura em Parauapebas

  1. zeduduvale Autor do postResponder

    Raimundo Olímpio e outros, fiz outro post sobre a posição da PMP sobre o assunto.

    Antonio Pedro, sua acusação é injusta e sem propósito. A razão deste Blog é fomentar a discussão sobre os assuntos inerentes à nossa sociedade, nunca polemizar simplesmente. Criar movimentos que busquem a troca de ideias. Mas parece que você nao entendeu assim, uma pena.

  2. Raimundo Olimpio Responder

    Caro Zé Dudu, achei que depois das eleições, o blog iria realmente ter uma cara nova, ou seja IMPARCIAL, mas cvamos que vamos, afinal esse é o papel d blog para ser bem acessado.

    O colega Roberto diz bem, a prefeitura até já desocupu o local, porém o prédio não foi entregue com toda a documentação necessária, além do mais, acredite ou não, mas a PMP por meio da secretaria de meio ambiente pediu LICENCIMENTO AMBIENTAL para que fosse iniciada a obra. Acreditas??? Poisé, sugiro apurar melhor os fatos antes de publicar infomrações incorretas e mal apuradas.

    Ha… o dinheiro está em conta judicial. A esperança agora é o Velhote assumir a PMP e fazer andar a obra com o apoio incondicional da Vale.

  3. Antonio Pedro Responder

    É Zé Dudu, seu negócio é polemizar mesmo. Como jornalista você tem deixado a desejar, e muito. Ouviu o galo cantar e não sabe onde !!!

  4. Roberto Responder

    Outra coisa, a prefeitura tambem fez a doação de uma área para a ACIP. nada de boca funciona.. falar é fácil dificil é executar e escrever.

  5. Roberto Responder

    Caro Zedudu, seria interesse o blog investigar primeiro antes de dá a notícia. Pois a Vale não executou a obra, por a prefeitura não desocupar a área, da mesma forma acontece com a duplicação da faruk salmem. A desapropriação do terreno é responsabilidade da pmp. Concerteza quem deixou a desejar foi a pmp. Veja isso !

Deixe seu comentário

Posts relacionados