Conceição do Araguaia passa atender pacientes de traumatologia de baixa e média complexidade

Hospital Regional teve número de leitos e equipes ampliadas para evitar a transferência de pacientes para outros hospitais
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA) agora atende casos de baixa e média complexidade em traumatologia, sem necessidade de encaminhamento e durante 24 horas por dia. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a medida entrou em vigor nesta quinta-feira (11) e beneficia pacientes da região de Saúde do Araguaia.

O hospital teve ampliação de 15 para 30 leitos em traumatologia e disponibilidade de duas equipes ortopédicas. “Se os pacientes forem casos de alta complexidade, serão encaminhados para o Hospital Regional de Redenção, também da Sespa,” informou a diretora da casa de saúde, Marcela Rodrigues dos Santos.

Os ajustes feitos no HRCA atendem às medidas que a Sespa vem tomando com o propósito de aumentar a oferta de atendimento por demanda espontânea em traumatologia em todas as regiões do estado, tal como já foi iniciado na Região Metropolitana de Belém (RMB), por meio do Hospital Divina Providência, em Marituba.

“Hoje, o atendimento do trauma é muito focado em trazer os pacientes para o Hospital Metropolitano, que é a referência no estado, mas, para descentralizar esse atendimento, estamos organizando essa nova estratégia, que é abrir vários polos de ortopedia em outras regiões,” afirma Romulo Rodovalho, secretário de Saúde do Pará.

Segundo a Sesap, as fraturas de baixa e média complexidade são as consideradas mais simples, como as de mão, punho, antebraço, clavícula, tíbia, fíbula, antepé e pé e podem ser resolvidas com maior brevidade e menor complexidade. Já as fraturas de fêmur, quadril, bacia ou um paciente politraumatizado são caracterizados por sua alta complexidade e devem ser encaminhados para o Hospital Regional de Redenção.

As próximas cidades que terão hospitais com atendimento de traumatologia em regime de portas abertas serão Bragança, para atender a região dos Caetés, Paragominas, Ipixuna e Capanema.

Hospital Regional de Conceição do Araguaia

Com 396 servidores, o HRCA tem gestão direta da Sespa e atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes de Conceição de Araguaia e municípios vizinhos, como Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.

Por Dayse Gomes – com informações da Sesap