O deputado estadual Daniel Barbosa Santos (PSDB), 32 anos, eleito em 7 de outubro do ano passado como 113.588 votos, é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Ele foi escolhido para presidir a Mesa Diretora do Legislativo Estadual, pelos próximos dois anos, por 37 votos a favor, contra uma abstenção, um voto em branco e dois votos nulos. Os demais integrantes da mesa são: Renato Ogawa (PR), primeiro-vice-presidente; Michele Begot (PSD), segunda-vice-presidente; Eraldo Pimenta (MDB), primeiro-secretário; Victor Dias (PSDB), segundo-secretário; Dilvanda Faro (PT), terceira-secretária; e Hilton Aguiar (DEM), quarto-secretário.
A escolha de Dr. Daniel – como é mais conhecido – para presidir a Alepa teve o apoio político do governador Helder Barbalho (MDB), que entrou em entendimentos com seu partido, o qual antevia a ascensão do deputado Francisco das Chagas Melo Filho – Chicão – à presidência, cabendo a este agora presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Quanto aos demais cargos, coube ao próprio Dr. Daniel um acordo com quase todos os demais partidos com representação na Casa a fim de lançar uma chapa única para a eleição da Mesa Diretora, resultando no lançamento de chapa única, na qual todos foram contemplados.
Em seu discurso, Dr. Daniel prometeu ser “incansável defensor de condições cada vez melhores para o exercício” das atividades parlamentares, em benefício da população. Agradeceu o apoio do govenador e destacou que ambos têm em comum cuidar do Pará e de sua gente, para garantir oportunidades a todas as pessoas que queiram trabalhar e investir em todas as regiões do Estado, gerando bem-estar e paz social: “Afinal, a política não faz nenhum sentido se não for este o seu propósito maior: o bem-estar social e a felicidade coletiva”.
Lembrou que, como médico, conheceu e se sensibilizou diante da realidade social do Pará, mais particularmente, em Ananindeua, quando sentiu a necessidade de ajudar a população “como profissional da saúde e como cidadão”.
“A oportunidade de lidar com pessoas, me levou naturalmente ao engajamento político, em busca de soluções dos problemas da cidade e da nossa gente. Decidi então me candidatar a vereador pela primeira vez em 2012, quando fui o segundo mais votado do município. Em 2016, fui o vereador mais votado, com 12.675 votos, e assim fui conduzido ao meu segundo mandato”, conta o presidente da Alepa como começou sua trajetória política.
Agora – prosseguiu ele – se encontra diante de novos desafios e maiores responsabilidades, porém com o mesmo propósito, “ajudar a tornar melhor a vida das pessoas em todo o Pará”: “Num estado com dimensões gigantescas, como o Pará, muitos ainda são os desafios estruturais, econômicos, sociais, políticos e culturais, desafios esses que a Alepa não se omitirá em seu papel de ajudar a superá-los”.
Quem é o deputado Dr. Daniel?
Daniel Barbosa dos Santos nasceu 25 de agosto de 1986, em Açailândia (MA), e veio com a família morar no Pará aos 3 anos de idade. Graduou-se em Medicina pela Uepa. É empresário da área de Saúde. Foi vereador duas vezes em Ananindeua, sendo o mais votado em 2016. Foi o mais jovem presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, quando ganhou o Selo Dourado do TCM de Gestão Transparente. Elegeu-se deputado estadual com 113.588 votos. Dr. Daniel é casado e pai de dois filhos.