Com gol de Vinícius Leite, Paysandu vence o Remo e quebra a invencibilidade do rival no Parazão 2023

O clássico marcou a reinauguração do Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém
Vinícius Leite marcou o gol da vitória do Paysandu (Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

Continua depois da publicidade

Clube do Remo e Paysandu Sport Club fizeram o clássico de número 769 da história que marcou, na tarde deste domingo (9), a reinauguração do Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém – o maior da Amazônia, com capacidade para mais de 50 mil torcedores. A partida foi válida ainda pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paraense. Os dois times entraram em campo com crianças autistas, uma ação em homenagem ao mês da conscientização sobre o autismo. 

Melhor para o Paysandu, que venceu o clássico por 1 a 0 e quebrou a invencibilidade do Leão no Parazão. Apesar da derrota, o Remo terminou em primeiro na classificação geral, somando 21 pontos; o Papão foi o segundo com 19 pontos.

As duas equipes voltam a campo pela Copa do Brasil. O Remo encara o Corinthians, na próxima quarta-feira (12), às 21h30, no Estádio Mangueirão, em Belém, enquanto que o Paysandu vai enfrentar o Fluminense, no mesmo dia, às 19h30, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. As partidas são válidas pela terceira fase da competição nacional. 

O jogo: Deu Papão!

A primeira chegada foi do Remo. Richard Franco tentou de fora da área e a bola passou à esquerda da meta do goleiro Thiago Coelho. O time azulino chegou em cobrança de falta, Pedro Vitor bateu e o goleiro do Papão defendeu. Em um escanteio para o Leão Azul, Anderson Uchôa cabeceou e a bola passou perto da meta bicolor. O Paysandu chegou a marcar depois que Fernando Gabriel cruzou, Igor Fernandes desviou, e Genilson completou para o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou o tento alviceleste. 

Em mais uma jogada bicolor, Paulo Henrique cruzou da direita, a bola passou de Mário Sérgio e Vinícius Leite para sorte do time azulino. O Leão tentou marcar em cobrança de escanteio, mas Diego Guerra cabeceou para fora. Após uma lambança de Raí Lopes, a bola chegou em Mário Sérgio, o chute do atacante bicolor passou longe da meta azulina. Em um lance mano a mano, Vinícius Leite driblou o zagueiro Ícaro, que cometeu falta, o árbitro expulsou o defensor remista, aos 43 minutos. 

Na cobrança de falta, Fernando Gabriel quase marcou um golaço, o goleiro Vinícius espalmou e salvou o Leão. No segundo tempo, Igor Fernandes cruzou da esquerda e Mário Sérgio cabeceou com perigo contra a meta do Remo. O Papão quase marcou, depois de uma bola na área, Vinícius tirou de soco, e na sobra, Bruno Alves parou no goleiro azulino. Na cobrança do escanteio, a bola chegou até Vinícius Leite, que acertou um belo chute no ângulo da meta remista, aos cinco minutos, 1 a 0 Papão.

Em um apagão na zaga bicolor, Diego Tavares ficou de frente e o goleiro Thiago Coelho fez a defesa. Na sobra, Richard Franco chutou e parou em mais uma intervenção do arqueiro bicolor. Leonan cobrou escanteio para o Remo, e o goleiro Thiago Coelho mandou para fora, quase gol olímpico no Mangueirão. O Leão tentou outra vez, depois que Rodriguinho cobrou falta e Fabinho cabeceou para fora.

Na bobeada da defesa remista, a bola ficou com Mário Sérgio, que tentou marcar por cobertura e parou na boa defesa do goleiro Vinícius. Ricardinho tentou marcar de falta para o time bicolor, a bola passou à direita da meta azulina. Placar final: Remo 0 x 1 Paysandu.

Por Fábio Relvas