Carnaval em Parauapebas

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R$450.000,00 -  Este será o valor disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Parauapebas para o Carnaval 2011 no município. Destes, R$165.000,00 ( cento e sessenta e cinco mil reais) serão destinados aos blocos e escolas de samba. O restante serão disponibilizados para arquibancadas para cerca de 4.500 pessoas e o restante da estrutura para o bom funcionamento do carnaval.

O secretário de cultura de Parauapebas, Cláudio Feitosa, adiantou ao Blogger que a festa momesca de 2011 será animada pelas seguintes bandas: Amor sem Fim (Regional), Baby Mel (João Pessoa – PB), Radamés e Banda R3 (Ceará) e Carcará (São Luiz – MA).

Cinco escolas de samba e onze blocos desfilarão na Rua E, que talvez tenha o seu sentido invertido pela organização para que o trânsito nas imediações não seja tão prejudicado. A proposta partiu do coordenador do DMTT, Francisco Falcão, e está sendo discutida entre a organização e os representantes da Liga.

Ainda segundo Cláudio Feitosa, está sendo estudada a possibilidade dos recursos a serem repassados pela PMP e destinados aos blocos e escolas serem distribuídos via coordenação do Projeto FAM – Fazendo um amanhã melhor.

Atualização: informado por um atento leitor, o Blogger informa que Radamés e Banda R3 são de Natal – RN.

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11 comentários em “Carnaval em Parauapebas

  1. Valdo Responder

    Poxa vida, quase meio milhão de reais pra fazer um carnaval péssimo., diga-se de passagem. Nunca curti o carnaval aqui do pebas. Acho que temos estrutura – pelo menos financeira – para arrebentarmos com o carnaval. Porém, ainda é uma festa sem muitos atrativos. Na verdade os eventos é que são muito esporádicos. As prévias realizadas não são atrativas, os blocos que existem aparecem ‘dois’ dias antes de começar a festa. Enfim, o que parece é que não há uma organização antecipada e as coisas são feitas em cima da hora. Poxa vida, carnaval que se preze tem que ter trio elétrico, arrastão, e bandas boas e reconhecidas, que atraiam o publico.
    Sinceramente é um tédio passar carnaval aqui.
    Quando a gente não pode viajar, a alternativa única é ver o desfile, choxo, das escolinhas de samba quetem aqui e as bandinhas que ficam tocando naquela pracinha de eventos.

    Pra finalizar, é de fato uma vergonha. Disponibilizar 450.000,00 para uma festa, quando falta agua na maioria das casas de parauapebas, quando o transporte público é precário, quando tem gente morando em, palafitas, sendo alagados e morrendo na fila de hospitais. Taí uma boa sugestão era pegar esse dinheiro e investir na conclusão do novo hospital, que acho que será inaugurado na olimpiada de 2016.

  2. RADAMES SILVA Responder

    BANDA R3 ( NATAL-RN )
    8 ANOS DE EXISTÊNCIA
    1 CD GRAVADO
    MÉDIA DE 130 APRESENTAÇÕES POR ANO
    AGORA FICOU MAIS CLARO SOBRE A BANDA R3.
    ESTARÁ NO CARNAVAL PARAUAPEBAS 2011.

  3. Claudio Feitosa Responder

    Aos comentaristas “Cidadäo Revoltado” e Yuri Sobieski,

    Grato pela participacäo no debate. Gostaria apenas de fazer umas ponderacöes.

    A vida é diversa. Precisamos de médicos e precisamos de Carnaval (aqueles que gostam, é claro) Näo pode haver um discurso de anulacäo, como se só houvesse aquilo em detrimento disso.

    Estou dirigindo no momento a secretaria de cultura e tenho que primar pelas suas atividades.
    E como näo me furto a dar informacöes sobre as atividades da Secult, vai lá:

    O nosso orcamento é algo em torno de 0,5% da receita municipal, e com ele fazemos, além do carnaval:
    1) Uma escola de música, que em 2011 atenderá 300 jovens;

    2) Uma escola de artes visuais, que abrigará a prática de artes plásticas, artesanato, cerämica e artes digitais. Essa escola deve atender 200 pessoas:

    3) Clube do Livro. Projeto de incentivo à leitura para 400 jovens.

    4) O Festival Jeca Tatu em parceria com a Liga das Agremiacöes Juninas. Cerca de 30 mil pessoas participam do evento.

    5) Semana da Cultura em Agosto com música, teatro, cinema, artes plásticas e danca em praca pública;

    6) Festival de Cinema em Novembro

    7) Festival de Danca com oficinas e apresentacöes;

    8 ) Programa Cultura em Movimento com oficinas em parceria com entidades comunitárias;

    9) No período de maio a novembro (de estiagem) mobilizamos o Anfiteatro Movimentos com diversas atividades no local, inclusive a tradicional Palinha Musical

    10) Em setembro realizamos o Festival da Canco de Parauapebas – Fempa, que há dois anos é realizado na praca de eventos e ganhou projecäo nacional

    11) Em dois anos criamos a secretaria e aprovamos o Conselho e Fundo Municipais de Cultura

    12) Em relacäo ao CDC, informamos que as obras retornam na próxima semana e segundo cronograma da secretaria de obras, devem durar dois meses. Neste local funcionará uma livraria, uma locadora com os títulos do Curta Carajás, loja de artesanato, além do cineclube do CDC, aulas de danca, a palinha musical e diversas outras atividades de cunho cultural.

    Apesar do trabalho que isso dá(!), eu também acho pouco. Por isso sugiro que participem, cobrem mais ativamente do poder público. Venham dar suas opiniöes para que possamos consagrar uma política pública de cultura cada vez mais abrangente e agregadora.

    Cláudio Feitosa
    secretário municipal de Cultura

  4. marcos ribeiro Responder

    Cláudio, Feitosa,
    nos ultimos eventos la na praça vi churrasqueira bem em meio a multidão, isso pode provocar algum acidente como queimaduras, e se tiver alguma confusão, proximo a churrasqueira, pode tb causar algum problema. se possivel , proiba.
    Se não tiver controle, eles abusam, chega a ser um absurdo, vc anda nomeio do povo e de repente dá de cara com a churrasqueira.

  5. PÉ DI FERRO Responder

    Não sou contra as festividades existentes, mais acho terrivel uma autoridade como um prefeito de uma cidade que sabe melhor que a propria sociedade a necessidade de investimentos na saúde, educação,segurança pública de nossa sociedade, até por que dentro do que diz alegria para uns é desgraça para muitos com tragédia. com contaminação de Aids´,assassinatos, acidentes de transito, pertubações a paz. tudo sobre alegação de bebida alcolica por que não existe festa sem bebidas alcolicas e até mesmo drogas. com isso vem gastos em todos os seguimentos ao invéis de adicionar verbas para contratações de médicos, com melhores salarios, melhorar o salarios de nossos policiais e com isso acabar com policiais corruptos existentes dentre outros seguimentos, com melhores salarios mais exigências na qualidade do serviço prestado a sociedade.

  6. YURI SOBIESKI Responder

    VC TEM TODA RAZÃO ” CIDADÃO REVOLTADO”.
    ESSE GOVERNO SÓ PENSA EM FESTA NEM BANDA QUE PRESTA ELES TRAZEM!!! ESSE TIPO DE IDEIA ESTE SECRETARIO LEVA PRA DISCUSÃO AGORA FALA DE UM TEATRO MUNICIPAL. UM CINEMA AO PUBLICO ( COMO EM ALTAMIRA), OQUE FIZERÃO COM O CDC? É MEU AMIGO ESSE GOVERNO SÓ VIVE NO BLÁ!! BLÁ!!! BLÁ!!!!.

  7. Cidão Revoltado Responder

    R$ 450.000,00 É O VALOR PARA INICIO DA CONSTRUÇÃO DE UMA”ESCOLA MUNICIPAL”. E NÃO PARA “ESCOLAS DE SAMBA” PRA ISSO A SEGURANÇA FUNCIONA MAIS EM DEFEZA DO CIDADÃO EM NOSSO COTIDIANO. “NADA”. AGORA ELES ACIONAM A PM. DEPOIS ELES FALAVAM DA BEL QUE SÓ GASTAVA COM FESTA! “DEPOIS DELES” NÉ SR. CLAUDIO FEITOSA.
    ESSE NOSSO GOVERNO TENTA CAMINHAR PRA FRENTE OLHANDO PRA TRÁZ ESQUECENDO DO SEU PROPRIO NARIZ.

  8. claudio feitosa Responder

    Caro PH,

    Achei sua ideia bastante interessante e vou encaminhá-la à Liga das Agremiacöes Carnavalescas de Parauapebas – Liabesp.
    Para seu conhecimento, desde 2009, quando assumi a Secult, estabelecemos que assuntos como critérios de julgamento e demais questöes relativas ao funcionamento das Escolas e Blocos säo de exclusiva decisäo dos mesmos.
    A nós, ente público, cabe estruturar e dar condicöes logísticas para que as agremiacöes realizem seus desfiles. Portanto, a sua sugestäo será encaminhada para análise.

    Aproveito para acrescentar ao post a informacäo relativa à seguranca no Carnaval. Dia 18 será realizado o pregäo público para a contratacäo de empresa de seguranca privada que deverá contar com 200 pessoas, o que perfaz um contigente quase três vezes maior que em anos anteriores.

    Vamos contar tbm com um efetivo da PM bem mais significativo que outrora. A questäo seguranca é a que mais tem nos mobilizado neste Carnaval, tanto que vamos instituir um QG para durante os quatro dias da festa, reunindo um membro de cada secretaria e órgäos envolvidos no evento.
    A fiscalizacäo sobre a proibicäo de venda de garrafas de vidro no perímetro da praca de eventos será incrementada pela Semurb com apoio da PM e seguranca privada. E por aí vai.

    E para a criancada informamos q estäo garantidas as duas sessöes de matinê (domingo e terca de carnaval).

    Cláudio Feitosa
    sec. municipal de Cultura

  9. PH Responder

    pelo menos uma banda conhecida !”carcara”. Tenho uma sugestão, seria bom se fizesse uma arrastão com trio eletrico com os blocos e a população no primeiro ou no ultimo dia. saindo proximo ao ginasio passando pela PA 275 encerrando-se em frente a camara. Poderia ser com uma banda local saia umas 20h e chegava umas 22h em frente a camara pra inicia outra banda e levar ate altas horas. nao incomodaria muito a população que não gosta, seria inovador e sim iria parecer com estilo de carnaval.

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