Parauapebas: Volta do Carnaval gera expectativa econômica para o comércio local

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo considera o feriado como o "Natal do turismo", devido à sua importância para a economia

Continua depois da publicidade

O Carnaval é uma das tradições brasileiras que vêm sendo retomadas com força após três anos de paralisações provocadas pela pandemia da covid-19. Por sua vez, os quatro dias de festa acabam movimentando a economia brasileira.

Uma estimativa divulgada em janeiro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que, em 2023, o feriado deve gerar uma receita de R$ 8,18 bilhões – volume 26,9% maior que em 2022, mas ainda 3,3% abaixo do total da última edição antes da pandemia, em 2020. A entidade considera o período carnavalesco como o “Natal do turismo”, devido à sua importância econômica.

Após o intervalo das atividades suspensas, a volta do Carnaval é esperada não apenas pelos foliões que alegram e animam a cidade, como também pela contribuição para o comércio local. O turismo e seus serviços correlatos, por exemplo, é um dos setores mais beneficiados pela movimentação, por conta das demandas dos que se deslocam de outras cidades ou estados para curtir o feriado.

A indústria da beleza também vê uma intensificação nesta época do ano, como conta o maquiador Mariano Mário Santos, que viu a procura pelas tendências de maquiagem superar suas expectativas com a chegada do Carnaval. “Há procura pelos serviços de unhas elaboradas com glitter, tranças com adereços de fitas e maquiagem com a nova tendência das ‘pedrarias minimalistas’, que já é febre nos atendimentos na semana que antecede o Carnaval,” cita. 

E acrescenta: “O que muda nessa época do ano é que as clientes procuram usar cores, glitter, pedrarias, e as vendas aumentam cerca de 20%. Todas desejam estar arrumadas para a folia”.

Outro setor que acaba sendo beneficiado com a festa é o da música, com os artistas locais, que tiveram as atividades paralisadas devido à pandemia, comemorando a chegada de fevereiro. A cantora Rayane Soares, vocalista da Banda Aviões da Pisadinha, relata que, com a chegada de fevereiro, a agenda de shows está lotada. 

“Esse mês a gente está com a agenda cheia, toda semana tem apresentação. Essa procura aumentou em decorrência do Carnaval, e esse retorno já era aguardado por todos nós artistas de Parauapebas. Foram dias difíceis sem shows, mas agora estamos voltando com tudo,” conclui.