Turismo e Economia: Parauapebas recebe treinamento do Cadastur e mapeia demandas por cursos

Equipe da Gerência de Qualificação dos Serviços Turísticos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), segue no município até sexta-feira (18)

Continua depois da publicidade

Iniciou na última segunda-feira (14) e segue até amanhã, sexta-feira (18), em Parauapebas, na região de integração de Carajás, um treinamento sobre o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), ministrado por uma equipe da Gerência de Qualificação dos Serviços Turísticos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A equipe realiza, também, visitas técnicas e workshops para o trade local, (representantes do segmento turístico no município, como donos de hotéis, por exemplo). O objetivo é capacitar os prestadores de serviços turísticos e mapear as demandas por cursos necessários para desenvolver a atividade turística na região.

Na segunda-feira (14), foram feitas visitas técnicas na chamada “Rota das Águas”, que oferece ao turista lagos e balneários, além de trilhas e degustação da culinária regional. Foram visitados os empreendimentos: balneário do Joca, Rancho Azevedo e Chalé Ventura.

Já no dia 15, foi realizada uma visita técnica na Rota Carajás, destino de ecoturismo com a Floresta Nacional de Carajás, que dispõe de cavernas ferríferas, trilhas, mirantes, savana, cachoeiras e lagoas de águas cristalinas, além do Parque Zoobotânico de Carajás. “No local tem a trilha inclusiva, que é a primeira estrutura nesse sentido do Pará e a segunda do Brasil. Fomos avaliar a demanda de um curso de condutor de trilhas e caminhadas que é oferecido pela Setur”, disse Leda Moreira, coordenadora de Políticas Públicas da Setur

Nesta quarta-feira (16), pela manhã, houve um treinamento exclusivo para equipe da Semtur (Secretaria Municipal de Turismo) sobre o Cadastur e, à noite, empresários do trade participaram de um workshop sobre a legislação pertinente ao cadastro.

A empresária Leia Silva, proprietária da agência de viagens El Shaday, fala da importância de ter a empresa no cadastro nacional. “É através dele [cadastro nacional] que o turista encontra automaticamente a agência, localiza a gente como operador turístico, vai solicitar pacotes regionais, aéreo, imersivo. Com isso o cliente tem a segurança do produto, se está no Cadastur, significa que somos formalizados”, comentou. 

Nesta quinta-feira (17) e amanhã, sexta-feira (18), estão previstos plantão de tira dúvidas aos empresários, a certificação Cadastur e dos cursos em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).  O município de Vitória do Xingu, na Região de Integração Xingu, receberá o treinamento do Cadastur de 21 a 25 de agosto.

Cadastur

O Cadastur é uma plataforma gratuita do Ministério do Turismo (MTur) para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de serviços associados ao turismo e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados, além de uma importante fonte de consulta para o turista, contribuindo para a segurança turística. Leda Moreira, destaca que o Cadastur adiciona vantagens e oportunidades de negócios aos empreendimentos. “O cadastro serve como fonte confiável de informações sobre restaurantes, hotéis, agências e outros serviços para turistas”, informou a coordenadora.

(Fonte: Agência Pará)