Canaã dos Carajás: Celpa honra compromisso com prefeitura e Vale e entrega no prazo a subestação.

Continua depois da publicidade

CanaaOntem, 5, cerca de 200 pessoas estiveram presentes no auditório da Câmara Municipal para a solenidade de entrega da Subestação Elétrica provisória de Canaã dos Carajás, por parte da Celpa. O evento contou com a participação do Prefeito, Jeová Andrade, o Gerente da Celpa, Augusto Dantas, o Gerente Geral de Socioeconomia e Meio Ambiente do Projeto S11D, Engº. Abraham Athar, o Diretor do Projeto S11D, Jamil Sabe, o Presidente da Câmara, vereador Ailson Ferreira, entre outros representantes políticos e da sociedade.

Após a composição oficial da mesa diretiva, Abraham Athar iniciou os discursos elogiando a parceria entre Celpa e a mineradora Vale, sobretudo o comprometimento da Celpa em entregar no prazo previsto a Subestação. Abraham disse que a Vale continuará a investir, conforme planejado, na infraestrutura do município.

Jamil Sabe parabenizou a iniciativa dizendo que a Subestação é um acontecimento que marca o início da grande obra na parte de distribuição elétrica, da qual a Vale é parceira, e fará tudo que estiver ao alcance para que isso ocorra o mais breve possível.

Augusto Dantas iniciou pedindo desculpas à população pelos transtornos causados em função das quedas de energia. “Peço, em nome da Equatorial, novo grupo controlador da Celpa, desculpas pela demora na solução que todos tanto queriam”. Augusto disse ainda que a Celpa era mal gerida, mas que o Grupo Equatorial fará o possível para ver todos os municípios paraenses que se encontram ainda na situação que Canaã estava, bem atendidos, ou seja, com energia de qualidade em cada casa. “Não seremos um empecilho para o crescimento deste estado.” Concluiu.

Ailson Ferreira também parabenizou o Grupo Equatorial por cumprir o acordo entre Prefeitura, Vale e Celpa. Ele lembrou inclusive da reunião ocorrida no dia 20 de agosto em que a Celpa reiterou que iria fazer a entrega da Subestação até no máximo o dia 5 de setembro e isto realmente aconteceu.

O Prefeito Jeová Andrade, antes de parabenizar o Grupo Equatorial, lembrou o caso de venda da Rede Celpa, que assim como a Prefeitura de Canaã, estava sendo mal gerida, deixando muitas lacunas para resolver, fato que acarretou na venda da Celpa por apenas R$1,00. Jeová afirmou também que a Prefeitura está fazendo a sua parte, levando cabeamento padrão em todos os bairros que ainda não têm a infraestrutura necessária para a distribuição correta de energia elétrica. “Muito obrigado à população que soube aguardar a nossa atuação, pois desde o início do mandato sempre tivemos a preocupação de resolver primordialmente esta questão de energia.” Enfatizou o Prefeito.

Logo após os discursos uma placa simbólica foi descerrada e entregue pela mesa diretiva ao Prefeito como marco do evento. Antes do encerramento, Jeová Andrade fez questão de ler o texto da placa que, sobretudo, dizia: “Mais energia. Crescer e evoluir juntos”. “A Subestação inaugurada mesmo sendo provisória já resolve o nosso problema”, concluiu o Prefeito.

6 comentários em “Canaã dos Carajás: Celpa honra compromisso com prefeitura e Vale e entrega no prazo a subestação.

  1. diogo Responder

    SÓ SEI DE UMA COISA,QUE MUITOS SE BENEFICIOU E SE BENEFICIA COM A VALE,

    EXISTE AQUELA FRASE,HUIM COM A VALE, MUITO PIOR SEM ELA,CANAÃ IRIA VIVER DE SEUS BENEFÍCIOS PRÓPRIOS E LATICÍNIOS,E TENHO CERTEZA QUE MUITOS NÃO ESTARIA GERANDO EMPREGO……O QUE EXISTE É UMA FALTA DE DESCENTRALIZARÃO CORRETA, DISTRIBUIÇÃO DE FORMA CORRETA QUE POSSA AMPARAR TANDOS MORADORES E IMPACTOS QUE ESTA SENDO GERADO,MAIS NINGUÉM É OBRIGADO A MORAR EM CANAÃ VAI QUEM QUER………………..

  2. O imbecil ! Responder

    Todo desenvolvimento e infraestrutura tem por objetivo as responsabilidades compartilhadas a VALE não faz mais que obrigação !

    Não é favor ! E contrapartida pela exploração de um bem que da população brasileira !

  3. Pedro Responder

    Mais uma vez a Vale ajudando a resolver os problemas que são de responsabilidade do poder público. Até quando esse povo irá criticar uma empresa privada que contribui com o desenvolvimento da região.
    Prefeitos, aproveitem o recurso gerado com a mineração, pois, o minério é finito!!!

    • João Saldanha Responder

      Quanta ingenuidade.
      Endeusar a Vale. Vale é só uma exploradora. O que “ajuda” a região é a riqueza que tá debaixo do solo.
      A grande demanda pelos diversos recursos na região é causada pela exploração mineral.
      Quando uma empresa se propõe a usufruir de determinada situação, no caso a exploração do nosso solo, ela passa por diversas etapas (Licenças ambientais) e após a análise dos órgãos competentes, deve promover compensações pelos danos que causará na região.

      A Vale não contribui para o desenvolvimento da região, é a região e seu rico solo que contribui e muito pros recordes de lucros da Vale. Essa é a verdade.

      Me diga então, o q vc acha da Vale “burlar” a forma de cálculo do royalty pra contribuir menos com a região?

      • Pedro Responder

        Caro Saldanha, com esses comentários você se declara o exemplo de oportunitas que vêm aqui para se beneficiar e declarar guerra à nossa região. Acho que somente você não quer enxergar que a Vale faz muito mais que suas obrigações previstas em licenciamento ambiental. E quanto aos royalts que agora se chama CFEM, segue legislação específica, e acredito que a Vale segue suas orientações. Acusação sem prova demonstra mais uma vez o seu desconhecimento e oportunidade.
        Fim de papo!!!

        • João Saldanha Responder

          “Caro Saldanha, com esses comentários você se declara o exemplo de oportunitas que vêm aqui para se beneficiar e declarar guerra à nossa região.”

          Em que parte do meu texto vc enxergou isso? R: Nenhuma. Sou daqui, não sou alienado.

          “Acho que somente você não quer enxergar que a Vale faz muito mais que suas obrigações previstas em licenciamento ambiental.”

          Só eu e o MPF. Procura isso aqui: MPF pede suspensão das atividades de uma mineradora da Vale no Pará

          “E quanto aos royalts que agora se chama CFEM, segue legislação específica, e acredito que a Vale segue suas orientações. Acusação sem prova demonstra mais uma vez o seu desconhecimento e oportunidade.”

          Vc acredita??? Acredita em duende também??? Pesquisa aí sobre Vale Over seas e Vale International. Não, vou te ajudar, olha isso: http://gilsonsampaio.blogspot.com.br/2012/02/prefeito-de-parauapebas-denuncia.html.

          Meu jovem, sou da terra, sei o valor que a nossa terra tem. Não sou alienado, não ficou endeusando uma empresa privada que fica só enganando os de mente mais fraca. A oportunidade que aproveito é a de me expressar e isso é liberdade.

          Pense mais um pouco, a Vale faz só e tão somente suas obrigações, nada além de obrigações.

Deixe seu comentário

Posts relacionados