Buritirama Mineração realiza 5,9 mil atendimentos gratuitos à população em dia de ação social

Cerca de 1,5 mil pessoas passaram pela escola Faixa Linda para consultas médicas, atividades de cultura, educação e lazer
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

Com trabalho e dedicação de 75 voluntários, a Buritirama Mineração realizou no último domingo, 3 de novembro, a primeira grande ação social com serviços gratuitos à população da Vila União e outras comunidades próximas à operação da companhia. Foram nove horas de programação nas dependências da escola Faixa Linda, com 27 serviços, entre atendimentos médicos, de beleza, cuidados pessoais, conscientização ambiental, oficinas de gastronomia, além de atividades especiais para as crianças com rodas de leitura, desenho, pintura, cama elástica e outras opções de lazer.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, o Supervisor de RH, Agnaldo Reis, o objetivo do evento foi levar à população serviços gratuitos aos quais ela não tem fácil acesso. Ele explica que essa foi a primeira vez que a companhia realizou um evento desse porte. “Em 2017, houve uma ação em que nós fomos apoiadores, bem mais tímida. Esse ano, tivemos quase 6 mil atendimentos, muitos voltados para a área da saúde, com especialistas como dermatologista, odontologista, psicólogo e clínico geral. Os voluntários nos ajudaram a tornar tudo isso realidade”.

O atendimento médico especializado é uma das dificuldades da população que vive distante do centro de Marabá. Para o médico Claudimar Nogueira, clínico geral voluntário, o evento da Buritirama foi uma oportunidade de ampliar o trabalho que ele já realiza com a população do entorno. “Com essa ação, atendemos a população com uma equipe de profissionais multidisciplinar. O tratamento é muito melhor, mais eficaz”, ele afirma. Com o apoio do Exército, os moradores tiveram ainda acesso a serviços de odontologia, com orientação sobre a escovação e aplicação de flúor.

Raul Mateus da Silva Jr., Coordenador de Lavra e Manutenção da Buritirama Mineração e também um dos líderes voluntários, conta que o evento surgiu como uma das ideias para aproximar empresa e comunidade. “Não existe empresa sem colaborador e sem comunidade. A Buritirama sempre realizou ação social, mas nunca externou isso. Agora, quer envolver mais a comunidade em seus projetos, trazendo bem-estar para as pessoas e falando mais sobre o que ela faz de fato”, afirma. Entre as ações sociais já realizadas pela companhia este ano estão a construção de um prédio novo para a escola da Vila Zé do Ônibus, a doação de brinquedos no Dia das Crianças, o Concurso de Desenhos que vai premiar as melhores ilustrações de alunos da rede pública, além de doação de instrumentos musicais.

O “Buritirama em Ação” é idealizado e organizado pelo Grupo de Voluntários da companhia, composto por 18 membros que representam quase todas as áreas da empresa: Lavra, Beneficiamento, SSMA, RH, Administração, Geologia, Manutenção de Equipamentos Pesados e Laboratório. As atividades de voluntariado fazem parte do projeto “Fazer o Bem, Faz Bem”, que quer promover o desenvolvimento e levar melhorias para as comunidades próximas às operações de manganês no município de Marabá.

Sobre a Buritirama Mineração

Produtora de manganês de alta qualidade, a Buritirama tem sólida posição no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos em diversos segmentos como ferro-ligas, micronutrientes, ração animal e vegetal, baterias, entre outros.

Publicidade

Relacionados