Bolsonaro inaugura Belém Porto Futuro

Presidente cumpre agenda de inaugurações de obras em todo o país, após alta médica por covid-19
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Brasília – O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), inaugurou ao lado do governador Helder Barbalho (MDB), do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), autoridades e apoiadores, a primeira etapa do complexo do Parque Urbano Belém Porto Futuro, na avenida Visconde de Souza Franco (Doca), zona portuária da cidade.

A comitiva presidencial desembarcou mais cedo na Base Aérea de Belém, no bairro da Pratinha, na manhã desta quinta-feira (13), por volta das 10h, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, seguindo direto para a cerimônia de inauguração da obra realizada com recursos do governo federal iniciada no governo que o antecedeu.

Em discurso, Bolsonaro destacou as ações que o governo federal realizou no estado do Pará para o combate à covid-19, como a destinação de medicamentos, equipamentos, testes e materiais de proteção, além de R$ 2 bilhões em recursos. “É um dos estados, proporcionalmente, melhor atendido no combate ao vírus”, disse sob aplausos da população presente.

O presidente explicou que o governo adiou o pagamento de dívidas e adiantou recursos para que os estados mantivessem a saúde fiscal, mesmo com a perda de arrecadação, causada pela redução das atividades econômicas durante a pandemia, destacando que a recuperação dos empregos também é importante.

“Desde o início do ano já dizia, temos dois problemas pela frente, o vírus e o desemprego. E ambos devem ser tratados com a devida responsabilidade. Obras são importantes, sabemos, a vida não tem preço, mas o desemprego leva à depressão e leva à doença e morte”, disse.

O deputado federal Eder Mauro (PSD-PA), aliado de Bolsonaro, convocou os apoiadores do presidente para o ato de inauguração através de mobilização por intermédio das redes sociais. Na terça-feira (11), na sessão da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputados contra e a favor do governo federal pronunciaram-se sobre a agenda de Bolsonaro em Belém.

A comitiva retornou à Brasília no meio da tarde desta quinta.

Belém Porto Futuro

O parque urbano faz parte do projeto Belém Porto Futuro, de revitalização da área portuária da capital paraense. O projeto recebeu R$ 34,5 milhões em investimentos do governo federal.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o objetivo é transformar o local em um polo de desenvolvimento, para impulsionar o turismo e o comércio local, além de ampliar as opções de entretenimento, cultura e lazer para a população. A expectativa é que cerca de 8 mil pessoas devam circular diariamente pelo local, dobrando o número atual.

O projeto de revitalização é composto por parque urbano, zonas de estacionamento, praças e obras periféricas como a implantação de uma ponte para melhorar o tráfego local na região.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.

Publicidade