É dada É dada como certa a exoneração, por pressão política, da jornalista e blogueira Franssinete Florenzano (foto) do TCE (Tribunal de Contas do Estado), onde ela atua como assessora do conselheiro Luís Cunha.
A pressão para cima do presidente do TCE, Cipriano Sabino, é exercida pelo vereador de Belém Gervásio Morgado (PR), alvo de críticas de Franssinete por comportamento nada exemplar na Câmara Municipal.
Semana passada, Morgado exigiu do número 1 do TCE a imediata exoneração da jornalista. Para continuar no tribunal, Franssinete já foi avisada: terá que tirar do ar seu blog e apagar o seus perfis no twitter e Facebook. Ou então retornará à Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), onde é servidora concursada.
O Sinjor (Sindicato dos Jornalistas) do Pará já entrou no caso, pedindo a Cipriano Sabino que responda as seguintes indagações:
“1) Qual a autoridade do citado edil [Gervásio Morgado] para fazer valer sua vontade pessoal em detrimento de garantias constitucionais à condição de jornalista profissional e cidadã da servidora?
2) Que providências essa Corte tomará, uma vez que sua missão é garantir a aplicação da Lei e da Constituição Federal?
3) Qual a ingerência que pedidos políticos têm no TCE-PA, para que tal acontecimento se registre?”.
Abaixo, a íntegra do documento enviado pelo Sinjor ao TCE.
Aos mais próximos, a jornalista tem tido que não cederá.
– Não aceito essa violência e não me submeto a tramóias e conveniências políticas – confidenciou a um amigo.
“OF. Nº 274 /2011-SINJOR
Belém, 28 de setembro de 2011
Excelentíssimo Senhor
Conselheiro Cipriano Sabino de Oliveira
Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará
Belém-PA
Senhor Presidente,
Considerando que o Sindicato dos Jornalistas do Pará tomou conhecimento de que a jornalista Franssinete Florenzano, servidora de carreira da Assembleia Legislativa do Estado do Pará à disposição do Tribunal de Contas do Pará, foi coagida a optar entre o cargo de assessora do conselheiro Luis Cunha e o livre exercício de sua profissão de jornalista diplomada, conforme lhe garante a Constituição Federal, além do princípio da livre manifestação e expressão, e que tal atitude foi ensejada pela pressão de vereadores da Câmara Municipal de Belém, em especial do 2º vice-presidente daquela Casa, vereador Gervásio Morgado (PR), que esteve no dia 23.08.2011 nos gabinetes da presidência e da vice-presidência dessa Corte para exigir, aos gritos, a exoneração da servidora, por não aceitar notícias críticas veiculadas em seu blog, solicitamos os seguintes esclarecimentos:
I – Qual a autoridade do citado edil para fazer valer sua vontade pessoal em detrimento de garantias constitucionais à condição de jornalista profissional e cidadã da servidora?
II – Que providências essa Corte tomará, uma vez que sua missão é garantir a aplicação da Lei e da Constituição Federal?
III – Qual a ingerência que pedidos políticos têm no TCE-PA, para que tal acontecimento se registre?
Solicitamos que este ofício seja lido em sessão plenária dessa Corte e aguardamos o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado do Pará.
Respeitosamente,
Sheila Cristina Faro Reis
Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará
Fonte: Jeso Carneiro
5 comentários em “Blogueira Franssinete Florenzano sob ameaça de demissão no TCE”
Isso a classe de jornalistas deveria passar a informação ao JORNAL NACIONAL: “Jornalista ameaçada por vereador”. E a OAB o que vai fazer em defesa da Franssinete?
Indecente esse tipo de comportamento, ainda mais porque vem de uma pessoa que ainda tem que ser chamado de Excelência.
MAS EXCELÊNCIA O QUÊ?
Indiscutivelmente abusado, imoral, inaceitável esse tipo de atitude do vereador. Pra mim mostra claramente que a Franssinete o coloca em cheque cada vez que mostra suas atitudes insanas. E o Cipriano Sabino está embarcando por quê? tem medo do vereador?
Prezada Franssinete,
Fico feliz quando vejo seu blog, quanto ao vereador Gervásio, ele deveria ter mais vergonha, nem sei como elegem um ridículo deste para ser vereador de Belém, sinceramente um velho com ar jovial.
Eu diria para a jornalista repetir ao edil o que Calígula (monarca romano) disse aos seus adversários:
“aqueles que me odeiam é porque me temem!
Sabendo que “a toda ação corresponde uma reação igual e contrária”, siga em frente Franssinete!
E o povo não aprende. Fica elegendo vagabundo que não se manca que é um empregado dele ( o povo ) para representá-lo e não o seu patrão, como a maioria eleita pensa que é. Um a lástima este país.
Esse Gervásio Morgado está perseguindo a Franssinete porque ela jogou no ventilador que ele bebe durante as sessões plenárias.