Caldeirão da política

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A semana que se principia promete reviravoltas mirabolantes na política local e, por consequência, em todo o Estado. Tudo que for noticiado pela mídia até a data limite para filiação partidária, 7 de outubro, não passará de especulação ou tentativa de dar o furo jornalístico, que pode tornar-se uma tremenda barrigada.

Na ciência da política, aquele que ontem era inimigo voraz, pode, amanhã, ser um correligionário de primeira grandeza ou vice-versa. Para tanto, basta que quem tem o domínio da grande colher de mexer esse caldeirão manifeste interesse e a use.

Hoje, no Pará, o cozinheiro-mor e dono do caldeirão é o governador Simão Jatene. Hábil estrategista desde os tempos em que, de secretário geral do Ministério da Previdência, com o então ministro e amigo Jader Barbalho, saiu do PMDB para ajudar a edificar o PSDB, tornando-se por duas vezes governador do Estado.

Jatene, não se pode esquecer, tem o poder de nomear secretário, fazendo, por exemplo, que um hoje simples candidato a prefeito de uma cidade do interior assuma pasta importante no governo, ou uma cadeira na ALEPA, alterando integralmente a atual configuração.

Parauapebas
Trazendo esse caldeirão, a colher e o cozinheiro para a realidade local, fico a pensar quais os motivos que levaram o então líder nas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Parauapebas em 2012 a sair do PDT para se filiar ao PSD, partido sabidamente sob a tutela de Jatene.

A resposta, inapelavelmente é essa e não outra: houve a ingerência do cozinheiro-mor e da grande colher no caldeirão político parauapebense! PSDB e PSD peregrinarão juntos em 2012, fazendo dobradinha na tentativa de assumir o lugar hoje ocupado pelo rival, o PT.

Podem anotar: alguém vai jogar a toalha e optar pelos anéis, já que os dedos… Esses já se foram!

28 comentários em “Caldeirão da política

  1. Anonimato Responder

    #24 escrito por Zé Dudu
    há 5 horas atrás
    CITAR
    Valmir será deputado estadual em breve e candidato a vice na chapa de Zé Rinaldo (PSDB), no maior estilo “vão-se os anéis, ficam os dedos”. Prego batido e ponta virada!

    Zé gostei da sua coragem em expressar seu ponto de vista…Para muitos esse seu comentário é impossível de acontecer..Pois como é que um candidato que lidera as pesquisas ira apoiar um que nunca foi politico…Mais eu concordo com vc e tenho plena certeza que isso ira acontecer…Pois minha gente não é so pela cadeira da ALEPA e um salario de 25 mil més não…Foi muita grana injetada na integral que estava quase que quebrando…Mais graças ao voto que o povo deu nele para deputado ele pode vender o povo por milhões…

  2. Nome (obrigatório)Gilmar Ferreira Responder

    O que mais aprecio no quadro político de parauapebas são as várias opiniões que se formam a cada minuto, mudam a cada segundo, mas na verdade não vejo nenhuma perspectiva de melhora, a não ser que haja um milagre e nossos corruptos políticos se transformem da água para o vinho. o perigo é eles morrerem afogados neste etílico de corrupção que dominou parauapebas e ninguem se manifesta. kd o TCM, o MP, que não apura nada e coloca estes maus administradores onde eles merecem?

  3. Vicente Reis Responder


    Parauapebas Junior:

    Sr. Vicente Reis, lembre-se, o PSD, não começa com uma folha em branco, ele cometeu as primeiras falcatruas antes mesmo de ser criado. E se não fosse a intervenção, firme e com mão de ferro do Luladrao, para cima da justiça eleitoral ele nem teria sido criado.

    Primeiro, eu respeito, mas discordo de seu post, companheiro. Segundo, eu me referia à atuação do partido em Parauapebas, conforme o tópico deste post.

    No mais, Valmir desarticulou a estratégia do Sr. Catalão de “tomar o partido”, por assim dizer. Esperem e verão. A comissão do PSD não terá este senhor em suas fileiras. Tenho quase certeza disso.

    Seu Valmir, numa jogada brilhante, conseguiu virar o jogo a seu favor. Permanecer no PDT seria pura utopia, sem nenhuma finalidade prática; ir para o PSDB, mexer em casa de marimbondo, com tantos descontentes lá dentro. Ele está agora em uma legenda que se unirá em torno dele, do projeto dele para Parauapebas. Sem os já conhecidos coronelismos que os partidos grandes apresentam.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Valmir será deputado estadual em breve e candidato a vice na chapa de Zé Rinaldo (PSDB), no maior estilo “vão-se os anéis, ficam os dedos”. Prego batido e ponta virada!

  4. Antonio damascena Responder

    Esse pioneiro é maluco, da maneira que ele diz esse Welney é mais poderoso que o Lula. Eu pelo menos não o conheço, estou aqui já faz 8 anos pelo que percebo sou até um felizardo.
    Mas o assunto é outro, veja bem o presidente do PSDB é o Zé Rinaldo e o Valmir foi para p PSD. Estava conversando ontem na Marcovel o Zé Rinaldo traçou estrategicamente muito bem com apoio do Jatene a vinda o Valmir.
    Na minha concepção isso é muito bom para Parauapebas são pessoas de compromissos.

  5. SEM ENTENDER Responder


    Parauapebas Junior:

    Sr. Vicente Reis, lembre-se, o PSD, não começa com uma folha em branco, ele cometeu as primeiras falcatruas antes mesmo de ser criado. E se não fosse a intervenção, firme e com mão de ferro do Luladrao, para cima da justiça eleitoral ele nem teria sido criado.

    O QUE ESSE JUNIOR QUER FALAR MESMO, ATÉ AGORA NÃO TENDI NADA QUE ELE TANTO ESCREVE, É LULADRÃO, KASSAB, ATERRIZA JUNINHO, É WALMIR NEY,???????????????

  6. Pioneiro Responder

    É minha gente pra todo lado que eu penso em ir tem corrupto…
    a bél tem welney
    psdb tem Welney
    pt tem Welney com duas secretarias na pmp
    psd de Valmir tem catalão e Welney também

    não tem pra onde corre…acho bom o dr.Welney se lançar logo candidato que pelo menos a gente vota sabendo e vota consciente.

  7. Parauapebas Junior Responder

    Sr. Vicente Reis, lembre-se, o PSD, não começa com uma folha em branco, ele cometeu as primeiras falcatruas antes mesmo de ser criado. E se não fosse a intervenção, firme e com mão de ferro do Luladrao, para cima da justiça eleitoral ele nem teria sido criado.

  8. Vicente Reis Responder

    Isso é para quem só chamava Seu Valmir de indeciso e mal político. Fez uma grande jogada e conseguiu fazer a transição de um patido para outro nos seus termos, coisa que seria muito difícil np PSDB, partido cheio de caciques, que ninguém quer ser índio.

    O PSD começa como uma folha em branco. O que vai ser escrito lá, depende de quem participar do processo.

    Mas esse episódio serviu pra “queimar a língua” de muito “expert” em análise política, rs… A-D-O-R-E-I!!!

    Seu Valmir fez o que foi preciso e concordo com ele. O PDT não tinha como bancar as exigências de uma eleição para o executivo e o PSDB está dividido em problemas internos. Seria preciso um bombeiro por dia para apagar os incêndios lá dentro.

    O que todos devem ter em mente, é que quanto mais a oposição se esfacela, mais o governo ri para as paredes. É preciso que haja uma séria avaliação do papel de cada um neste processo e nas implicaçoes para o futuro da cidade para que, cada um, imbuído do melhor espírito democrático, possa perceber qual seria, de fato, a melhor contribuição que pode dar a Parauapebas.

    E por favor, sejam realistas quanto às suas reais chances. Vaidades pessoais podem causar quase uma decada de (mais) atraso a esta cidade. Lembrem-se do fim do ciclo do minério.

  9. Pioneiro Responder

    Não tem problema nenhum o Valmir sair do pdt o problema é que ele se vendeu pra isso..ou vocês acha que ele iria arriscar a saída de um partido com estrutura de graça…não sou do pdt mais sei que tem estrutura sim..se não o tivesse não elogia vereador..ele fez igual o Ney se vendeu sim…mais o povo besta só vai ter certeza mais na frente.

  10. Parauapebas Júnior Responder

    Deu para entender que o comentarista “sem entender’ Não entende nada mesmo. Onde já se viu uma câmara de vereadores governar? Câmara de vereador é igual Jeep Wilys, é mal feita, gasta muito, ruim de dirigir, e serve para nada. Quanto ao Kabab, eu explico, alguém com um pingo de ética se filiaria no partido de Paulo Maluf? Jader Barbalho? é como dizia o saudoso ex professor Luiz Vieira, em seus momentos de délirio, quando sonhava com um PT, caçador de corruptos. Quem anda com porco, come farelo. E quando à indignação de muitos comentaristas, são as manifestações de pessoas que acreditaram em falsas promessas de um grande e competente empresário, mas que sempre se mostrou um politico despreparado e desastrado.

  11. manoel silva Responder

    Ao se filiar no recém fundado PSD, Valmir da Integral garante o mandato de deputado estadual que cairá em seu colo pela iminente cassação do deputado Fernando Coimbra,de quem ele é o primeiro suplente. De quebra,acrescentará tempo na tv para sua candidatura, além de ter a oportunidade impar de montar uma comissão provisória à sua imagem e semelhança, sem riscos de virar refém de politicos profissionais.
    Como se nào bastasse, ainda terá apoio irrestrito do governador, o que servirá de antidoto contra as inve$$tidas do sr. Welner e as demais figurinhas carimbadas que patrocinam, desde sempre, as campanhas politicas neste maltratado pebas,ao preço da inviabilização politico administrativa do financiado.
    O PDT, O PTB,O PSDB e o PPS, mesmo com a atual carinha de contrariado, certamente se juntarão a esse projeto que tem tudo para ser o inicio do processo de refundação administrativa de parauapebas.
    O contratempo politico imediato é a falta de tempo para que o PSD apresente uma lista minimamente competitiva de candidatos a vereadores.
    Mas essa aí o Velho deve tirar de letra.

  12. SEM ENTENDER Responder

    E O QUE KASSAB TEM A VER COM PARAUAPEBAS? LULA ERA PRESIDENTE DO PT, ALKIMIM, SERRA, FERNANDO HENRIQUE, FORAM DO PSDB. E DAÍIIIIIII, O PARTIDO TEM QUE TER ALGUÉM PRESIDENTE NÉ? OU VC QUERIA QUE O PRESIDENTE DO PSD FOSSE O FAISAL? FALA SERIO.

  13. Parauapebas Júnior Responder

    jogada de mestre? Sr. Bentes? Ja ouvi dizer que a politica é o inferno, se é mesmo que custa de vez em quanto dar um abraço no capeta, não é mesmo? Se o Kassab, o capeta no caso, vier aqui em parauapebas, onde ele vai dormir? na casa do Sr, Waiir, é claro.

  14. Maria Rita Responder

    o Sr Valmir tomou a atitude certa, ao sair do PDT e não aceitar o PSDB, o pdt estava com o Darcy e no PSDB ele não seria o presidente e o Faisal não é fácil, agora no PSD ele terá o comando e formará o partido do jeito dele.

  15. SEM ENTENDER Responder

    EU GOSTARIA DE SABER O PORQUE DE TANTA CONFUSÃO EM CIMA DE UMA OPÇÃO DE UMA PESSOA, QUE DIFERENÇA FAZ SE O WALMIR QUE IR PARA PARTIDO B OU C? ELE ROUBOU QUEM? QUE FALCATRUA ELE COMETEU? ESTAMOS EM UM PAIS DEMOCRÁTICO, ASSIM COMO O SRº WALMIR TER O DIREITO DE ENTRAR NO PARTIDO QUE ELE BEM QUISER, TEM A BEL MESQUITA DE SE CANDIDATAR, DRº WELNEY VOLTAR AO PEBAS E APOIAR QUEM ELE BEM QUISER, FAISAL, ODILON, MILTON, TODOS SEREM CANDIDATOS, AI VEM A FORÇA DO VOTO, E POVO ESCOLHE QUEM BEM QUISER, E NO PEBAS SE ESCOLHE QUALQUER UM, BASTA FAZER UMA BOA PROPAGANDA OU TER ALGUEM COM MUITO DINHEIRO POR TRÁS , O CARA GANHA, DEPOIS VEM UM MONTE RECLAMAR QUE O CARA É LADRÃO E ETC. VOTO É UM TIRO NO ESCURO, JÁ TIVEMOS COMO PREFEITO; MÉDICO BEM CONCEITUADO, COMERCIANTE EVANGÉLICO, PSICOLOGA E EDUCADORA, UM PROFESSOR QUASE PADRE, E QUAIS DELES TRAZIAM NA TESTA QUE ERAM EXCELENTES? AGORA ENQUANTO NÃO ELEGEREM UMA CAMARÁ QUE PRESTE, DE VEREADORES SÉRIOS AS COISAS NÃO ANDA, O PROBLEMA DE PARAUAPEBAS NÃO ESTA NO PREFEITO E SIM EM QUEM FISCALIZA. E ISSO EM PARAUAPEBAS NÃO FUNCIONA.

  16. WANDER Responder

    Senhor,

    Fazei – me instrumento de vossa politica. Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver discórdia, que eu leve a união; onde houver dúvida, que eu leve a fé; onde houver erro, que eu leve a verdade; onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é fazendo politica que se vive para a vida eterna.

    O direito de ir e vir deve ser respeitado ,isto é estado de direito.

    Vida a democracia!

  17. Guerreiro Responder

    Nem a propósito, na entrevista veiculada no O Liberal de hoje, a Mônica Pinto afirma:
    “Outro caso é o da Laura Ribeiro, uma funcionária que constava na folha de pagamento da Alepa com salário de R$15 mil… Ela é irmã de Lena Ribeiro, atual esposa do secretário de Estado Nilson Pinto. A Laura era fantasma, entrava em um mês na folha, saía, depois entrava de novo, e sem lotação. Houve uma época em que o genro da Lena Ribeiro, o Bruno Fonseca, também trabalhou na Alepa, com o deputado Gabriel Guerreiro. O salário dele não chegava a mil reais, mas ele recebia cerca de R$-20 mil.”
    Terror há Pará!

  18. fã n 1 Responder

    falou e disse amigo outro ney.nós eleitores só não podemos repetir os mesmos erros.pois ´ja diz o ditado é errando que se aprende e nós já erramos de mais vamos dar um basta.e dizer chega pra essa corja vamos eleger pessoas novas ,novas ideias,novas propostas enfim o poder está em nossas mãos.mais uma coisa vamos deixar de tentar levar vantagem em tudo,deixar de pensar apenas no eu vamos pensar mais no proximo pois de repente esse proximo pode ser qualquer um .e mudar mesmo tudo vereadores ,prefeito,secretários…todos foooooooooora.

  19. Raimundo... Responder

    tenho um amigo que diz que política é como uma nuvem que muda a toda instante, ontem eu desconfiei da atitude do Sr Valmir da integral, achei que ele tinha caído numa articulação política, mas pelo contrário, ele é que é um grande articulador, ao ir para o PSD, desarticulou,Marcelo Catalão e Raimundo Cabeludo de uma só tacada, a presidência do PSD é de Valmir, vai ser partido nova com caras novas, Valmir vai montar o partido com a cara e o perfil dele, inclusive já trazendo benefícios para a cidade, sabemos que o PSD está na mão do Governador o qual convidou o Valmir para presidir o partido, Sr Valmir aceitou com a condição do Jatene trazer benefícios para Parauapebas, é só aguardar para vermos.

  20. BILL Responder

    Por Parauapebas temos que decidir… veja como nossos políticos se aglomeram.

    Antonio Neto
    Raimundo Neto,
    Milton,
    Rock da DM
    Euzebio,
    Coutinho,
    Margalho,
    Prefeito Darci

    Walmir da Integral,
    Marcelo Catalao,
    Governador Jatene,
    Dr. Welner,
    Faisal Salmen,

    Bel Mesquita,
    Odilon Rocha,
    Dr. Hipolito
    Francis
    Dr. Welner

    Evaldo Benevides,
    Adelson Fernandes,
    JB,
    Dr. sady,
    Prof. Joaquina,
    Falcao

    Rui Delbrando
    Dr. Sharle

    Massud

  21. Senna Responder

    Ouvi de alguém: política é a arte de enganar. Mesmo não concordando, pois a ciência política é uma das bonitas e importante para o conhecimento da sociedade. Os politiqueiros fazem isso: política virar politicagem.
    O cenário que se desenha tem mais o ingrediente da “divisão”. Na “cesta” dos que oferecem mais tem oferta de todos os tamanhos. Também já ouvi: “aquele que se vende, vale sempre menos do que lhe pagam”.
    Então é de esperar que as cestas contemplem a cada qual. Aí aparecem aqueles que juram apoiar fulano,mas já vendido pra cicrano e assim por diante… Vão aparecer aqueles subservientes que tudo fazem para agradar; os bajuladores, esses não tem preço estão aí sempre “disponíveis”; tem, tabém, aqueles “assessores” que só mamam e os que não trabalham só recebem… E assim se esvai o dinheiro público, e assim, se forjam as “lideranças”…
    Que políticos, que líderes, que cidadãos!
    Ainda, assim, eu acredito que raça humana caminha para sua perfeição, nem sei explicar em qual dimensão.
    A utopia me embalam os sonhos!

  22. Aline Responder

    Caro Zé .
    achei excelente suas palavras..muito bem colocada…parabéns.

    Eu também acho que esse que se acha forte mais só tem barulho…ele não irá aguentar a pressão e desistira…até mesmo porque seus bolsos já estao cheios…e o povo que votou nele terá que arrumar outro pra votar ou então vota em quem ele apoiar. Derrepente e até o Zé rinado… Outro Ney da vida se vendeu só que esse não foi embora porque ninguém sabe ainda.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: