Blog do Zé Dudu vira tema de dissertação de mestrado da Cásper Líbero

Criado em 2009 por José Eduardo Ferreira do Vale, Blog do Zé Dudu é fruto de insatisfação do editor com censura de comentário seu, descendo pau em obra inacabada da PMP, noutro blog

Continua depois da publicidade

Um dos mais respeitados e acessados sites de informação do Pará, o Blog do Zé Dudu virou estudo de caso em dissertação de mestrado na conceituadíssima Faculdade Cásper Líbero, a primeira instituição de ensino de Jornalismo da América Latina. A dissertação intitulada “Jornalistas de blogs: uma análise sobre as estratégias de sobrevivência”, assinada pelo então estudante de pós-graduação em Comunicação Walace Lara e orientada pela professora doutora Marli dos Santos, foi defendida em 2021 e já está disponível (veja aqui) para apreciação no site da Cásper Líbero.

Segundo o autor do brilhante estudo, que é um conhecido repórter da TV Globo, o objetivo da pesquisa acadêmica foi entender as estratégias adotadas por jornalistas blogueiros para se manterem atuantes e relevantes como profissionais de imprensa, num ambiente de mudanças estruturais no jornalismo. No Pará, além do Blog do Zé Dudu, o site Ver-o-Fato, assinado pelo jornalista Carlos Mendes, também foi pesquisado.

Ao todo, Lara selecionou dez blogs, dois de cada uma das cinco grandes regiões do Brasil. Para elegê-los, quatro atributos foram levados em consideração: a relevância do jornalista blogueiro como referência para as redações de grandes veículos jornalísticos no Brasil; a independência (eles não estarem abrigados em site de grande empresa de comunicação); a experiência profissional (todos têm mais de 10 anos de profissão); terem sido indicados por jornalistas das capitais de estados das cinco regiões do país.

“Necessidade de informar”

Após a peneira, os dez blogueiros foram entrevistados por meio de plataforma digital. Os resultados das conversas, de acordo com o pesquisador, revelaram quais tipos de notícias comumente são publicadas, como produzem e qual o segredo para se manterem relevantes. “Foi possível identificar que, apesar de todas as dificuldades, esses jornalistas blogueiros são motivados por uma força maior, uma necessidade de informar e interagir”, resumiu Lara.

Em entrevista ao pesquisador Walace Lara, por Skype, em outubro de 2020, José Eduardo Ferreira do Vale, diretor-executivo da Agência Carajás, à qual pertence o Blog do Zé Dudu, revelou que a ideia de criar o veículo de comunicação partiu da insatisfação em ver um comentário seu, criticando andamento vagaroso de uma obra pública, ser censurado no blog de um amigo que, à época, era servidor da Prefeitura de Parauapebas.

Chateado, José Eduardo decidiu criar o próprio blog para se manifestar e deixar que outras pessoas também fizessem o mesmo, sem que tivessem seus comentários moderados. O canal começou com um, dez, vinte, cinquenta, cem acessos, e José Eduardo se popularizou e ganhou notoriedade como Zé Dudu. A brincadeira virou negócio e alçou o blog ao que é hoje, um dos líderes de acessos diários no Pará.

——-

Confira a íntegra da dissertação de mestrado “Jornalistas de blogs: uma análise sobre as estratégias de sobrevivência” de Walace Lara.

2 comentários em “Blog do Zé Dudu vira tema de dissertação de mestrado da Cásper Líbero

  1. HANNY MARCIA AMORAS DOS SANTOS Responder

    Parabéns, Zé! Isso nada mais é que reconhecimento do teu trabalho jornalístico, produzido com maestria. Sem dúvida, é o melhor blog da região e fonte de informação de quem mora em Parauapebas e fora daqui. Muito, muito mais sucesso pra ti. És merecedor. Grande abraço.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: