Acorda Parauapebas!

Continua depois da publicidade

Hipolito Dr. Hipólito C. Reis (foto), médico-oftalmologista e proprietário do Instituto de Olhos de Parauapebas, fez o seguinte comentário no post “Serra dos Carajás: jornal da Globo mostra as diferenças provocadas pela mineração na Amazônia

Numa terra rica prevalece a lei do mais forte, a corrupção desenfreada. Esse e tantos outros momentos de Parauapebas, igualmente vergonhosos, são motivos pra se pensar nossa cidade.

Por que as administrações públicas são marcadas pelo mais cruel descompromisso com o próprio povo que as elege?

Por que o poder público é tão ineficiente?

É verdade que a mineração deixa seus escombros, e muitos escombros, mas é fato, é do conhecimento de todos, que a classe política de nossa cidade não trabalha para a maioria. Com uma arrecadação pra lá de boa, muitos municípios do brasil sonham em ter uma receita como a nossa pra investir seriamente em infraestrutura, educação , saúde,etc. em nossa cidade todo o dinheiro é pouco, e é desperdiçado, surrupiado por uns poucos.

Será que somente a mineração é culpada por nossos transtornos?

Será que a vale é a bandida da história?

Será que as grandes empresas que aqui montam seus canteiros de obras são as grandes culpadas do nosso atraso?

Sem duvida que não, se existe uma má utilização, roubo, malversação, corrupção, licitações questionáveis quanto a sua finalidade e custo, administração publica ineficiente e perdulária. Isso se dá em grande parte devido a nossa própria cultura de tolerância. Acostumamos-nos a acreditar que o poder publico é assim mesmo, que não tem jeito, que essas coisas são normais, que a moralidade dos administradores da coisa pública é assunto teórico, só existe em nossos sonhos.

Situação complicada! Se a sociedade não mudar, perpetuaremos a conivência com o mal, aceitaremos a nossa miséria social e perderemos a chance de garantir aos nossos filhos um lugar melhor pra viver, enquanto muito longe daqui os lucros advindos da exploração de nossas reservas minerais serão usufruídos por outros.

O tempo passa e as oportunidades também. Parauapebas não pode deixar o bonde da historia passar. É hora de abandonar o mal que nos aflige,  é hora de aplicar melhor os recursos aqui arrecadados, mas aplicados aqui em Parauapebas. A sociedade precisa cobrar do governo, seja ele qual for, responsabilidade com o dinheiro público, ou estaremos condenados a sermos a rica cidade pobre, com uma grande arrecadação e tendo o contraponto de uma péssima distribuição de renda, saneamento básico zero, saúde zero, violência 1000, educação ruim e por ai vai…

É tempo de acordar para um novo tempo e sonhos realizar.

Acorda Parauapebas!

13 comentários em “Acorda Parauapebas!

  1. Mirtes cavalcanti Responder

    Eu acho que o reporter exagerou um pouco, moro em NATAL RN, mas já tive o prazer de conhecer PARAUAPEBAS, e pelo contrário até me surpreendi, com a CIDADE achei muito bonita e com um grande potencial. Agora… em relação as favelas e a falta de saneamento básico, acho que isso acontece em toda cidade, pricipalmente NUMA CIDADE com uma grande potencialidade que tem essa região, ele só mostrou o lado ruim da cidade infelizmente.

    No meu humilde parecer, não acho que ele fez uma reportagem IMPARCIAL.

  2. Nome (obrigatório) Responder

    Eu acho que que o reporter exagerou um pouco, moro em NATAL RN, mas já tive o prazer de conhecer PARAUAPEBAS, e pelo contrário até me surpreendi, com a CIDADE achei muito bonita e com um grande potencial. Agora… em relação as favelas e a falta de saneamento básico, acho que isso acontece em toda cidade, pricipalmente NUMA CIDADE com uma grande potencialidade que tem essa região, ele só mostrou o lado ruim da cidade infelizmente.

    No meu humilde parecer, não acho que ele fez uma reportagem IMPARCIAL.

  3. cheilla Responder

    Gente vcs estao sendo muito sutil,o nome que se da pra o que ven acontecendo en parauapebas,e uma falta de respeito com o nosso povo que realmente precisa de um apoio.

    e eles ainda fica tirando onda de bacana na city como se fosse donos da cidade,ñ preciso nem citar nomes que kda um de vcs sabem de quem estou falando há…sao muitosss en,..

    aqueles que realmente precisa de um apoico com saude,hunmm se depender de saude,..aqui no pbs o povo morre esperando na fila emprego hunmmm parece ate um piada se nao fosse a vale esse povo daqui tava era literalmente(lascado),..todos nos ia era morrer de fome e sede.,,kkkkkkk moço meu voto é em braco mas nao voto nesses bando de (L)nossa ,….

    acorda meu povooo….

  4. Marcyne Paula de Oliveira Responder

    Não me impressiona Zé, o jornalista Tonico Ferreira, sair de sua região e vir mais uma vez em rede nacional ridicularizar nossa cidade Parauapebas. A última vez se na me engano, o mesmo veio fazer uma cobertura sobre a prisão dos rakers e fez o mesmo. Acredito que o jornalista está se precipitando ao falar de nossa região e principalmente de Parauapebas. Como um bom profissional Tonico Ferreira deveria mostrar em rede nacional o caos político e a corrupção desordenada que ocorre, e também a maioria das sujeiras que está debaixo do tapete. Mas o mesmo como muitos, que no objetivo de enaltecer a Vale também sem conhecer a “fera”, reduz nosso município ao nada. A forma injusta de como a Vale explora nosso município, pagando impostos a preço de “banana”, deveria também ser falado, o porque as campanhas que a Vale faz no Brasil sobre seus investimentos em Parauapebas, são totalmente enganosas. Pergunto Zé, quais os investimentos sociais que a Vale faz em Parauapebas? Nenhum. Não há uma escola construída totalmente pela mineradora, não há, somente “parcerias”, que nem vale comentar. Nossa Parauapebas é uma cidade de gente guerreira e trabalhadora, e não poderia colocar em cheque como uma cidade violenta, pois,mais violenta do que o Rio de Janeiro ainda está pra ver, lá a guerra urbana entre o tráfico e o poder administrativo, não é escondido de ninguém e nem por isso se caracteriza a cidade mais violenta. Desconsidero totalmente a matéria do jornalista, pois o mesmo deveria publicar a quantidade de empregos de carteira assinada, a circulação do dinheiro que é comum, também que é a cidade que mais cresce no estado do Pará e que é a cidade do Brasil que mais possui computadores em residências, então isso prova que não somos a escória do país como o mesmo fez parecer. O que acontece em nosso município é o que acontece em toda cidade que está em pleno crescimento, alguém tem que falar para o jornalista, que Carajás faz parte de Parauapebas, e não Parauapebas que colou em Carajás, assim, temos que trabalhar a idéia de que o Núcleo de Carajás é um condomínio de pessoas que trabalham na empresa Vale e que seu endereço é Parauapebas. Por vias das dúvidas procures Carajás no mapa!
    Vá se catar Tonico Ferreira e pesquise antes de publicar o que não sabe e conhece!

    Marcyne Paula – Jornaista

  5. DURVAL Responder

    Cidadão, olhando por esse amplo aspecto muito bem explanado pelo colega blogueiro, retifico minhas considerações aqui expostas, colhendo a oportunidade para fazer minhas reconsiderações políticas. Espero realmente que um dia td isso mude de verdade para o bem do povo de parauapebense e quisá brasileiro.

  6. Osvaldo Responder

    Comentario sensato ,muito bem construido , digno de nota .Parauapebas merece e pode ter o melhor.Mas nao com um bando de larapios incompetentes com a maquina pública na mão.Parabens pela postagem

  7. Cidadão Verdadeiramente Consciente Responder

    A Prefeitura Municipal de Parauapebas pode muito bem, começar dando o bom exemplo do que seja igualdade, dignidade e justiça social, na organização funcional de seus próprios servidores. Quem está lá dentro, sabe as desigualdade que permeia aquele ambiente.
    Como pode uma pessoa ser nomeada Assessor I pelo Prefeito, para ficar perambulando pelos corredores dos departamentos, fofocando, viajando, até ‘queimando’ o próprio prefeito que o nomeou, (esses casos existem vários), e manter pessoas que relmente trabalham – não para o prefeeito, nem para secretário algum, mas para a comunidade – recebendo micharias. É mesmo por amor à causa ou para não morrer de fome! Mas essas injustiças existem demais na Prefeitura de Parauapebas, que poderia ser mudado com assinaturas de papéis (decretos, portarias, contratos, etc)

  8. Cidadão Verdadeiramente Consciente Responder

    Agora, falando em Igualdade e Justiça Social, só tenho a dizer que isto é um trabalho longo, árduo e que não se faz acontecer como num passo de mágica… As pessoas cobram muito do Estado, do governo, dos administradores públicos e parlamentares, mal sabendo muita gente, que pior que a incompetência dos prefeitos para governar (ou má fé), a incapacidade dos vereadores para discutir assuntos e cobrar do executivo (ou má fé), é a ingenuidade e falta de conhecimento do cidadão das formas de cobrança e fiscalização contra o Poder Público. É. Acho que vou atacar é o povo agora, porque atacar os políticos não dá dando certo mesmo!
    Aposto que você aí, que está lendo essa babozeira, já deve ter visto alguém em época de eleição ou fora de época mesmo, falar: -‘não tô nem aí pra quem vai ganhar, quero é a minha parte!’ -‘só voto em quem me der emprego’ – só voto em quem me garantir a locação de meus bens para a prefeitura’.. e aí? mesmo essas pessoas sabendo o mau caráter que é seu candidato, ainda assim, o elege! É só os políticos, os corrpuptos?

  9. Cidadão Verdadeiramente Consciente Responder

    DURVAL, o povo não tira nada! “A democracia foi criada para mascarar a tirania que há por trás, e atenuar os anseios do povo”.

    O povo tira? Mas quem é o povo, afinal?
    Quando se aproxima uma eleição, momento de escolher e mudar os nossos gestores e legisladores, a idéia transmitida é a da SOBERANIA POPULAR! Mas veja bem o que ocorre: Suponha uma coligação A.. ou melhor, ‘Parauapebas no rumo incerto’, que tem um candidato a vereador fulano que comprou voto de uma familia na Rua Inglaterra, de outra familia no Guanabara, de outra no Primavera. Outro candidato da mesma coligação deu cestas básicas pra um cidadão A, pra outro C, pra B. Outro candidato desta mesma coligação tinha muito dinheiro pra gastar (proveniente de um empresário que prestava serviços superfaturados para a PMP), e fez uma campanha belíssima, linda, com uma musica legal, carreatas enormes que dava combustivel de graça, etc, e tal… E por fim, mais um candidato da mesma coligação potrificada, admitiu inúmeros eleitores seus na Prefeitura, em troca de votos (de cabresto)…
    E o que eu quero dizer com isso?? Vamos ao mérito… O que eu quero explicar, é que dizer que o povo tem poder é expressão muito genérica: as formas de se ganhar votos isoladas que eu citei acima, acabam por se somar e o resultado é a MANUTENÇÃO DA MESMA BANDALHEIRA QUE AÍ ESTÁ!! É pra isso que temos que acordar… O povo só vai coseguir mudar algo, quando cada indivíduo conscientizar que é parte de um todo, e que o todo só tem poder quando cada parte se move para uma só direção…

  10. DURVAL Responder

    MEU CARO, DR. HIPÓLITO O POVO DEVE DAR A RESPOSTA A TUDO ISSO NAS PROXIMAAS ELEIÇÕES NA CONDIÇÃO DE JUÍZES ELEITORAIS DE FATO, Q ELEGE E RETIRA DO PODER ESSES MAUS GESTORES. GRAÇAS A DEUS FOMOS AGRACIADOS COM A NOVA LEI DA ” FICHA LIMPA “.

  11. Clayton Santos Responder

    Não adianta nada ficar nesse discursinho fuleira, onde se nada se faz. Temos é de exigir nas ruas explicações do sr. prefeito e srs. vereadores(as) pelo descaso que a cidade se encontra. Isentar empresários (alguns) por esses caos é uma demagogia, onde também se beneficiam dessa rede de corrupção e certamente não querem largar o osso.
    Há ainda um comentário sobre a citação abaixo:

    “É verdade que a mineração deixa seus escombros, e muitos escombros, mas é fato, é do conhecimento de todos, que a classe política de nossa cidade não trabalha para a maioria. Com uma arrecadação pra lá de boa, muitos municípios do brasil sonham em ter uma receita como a nossa pra investir seriamente em infraestrutura, educação , saúde,etc. em nossa cidade todo o dinheiro é pouco, e é desperdiçado, surrupiado por uns poucos.”

    Hoje em dia, a mineradora nao está nem ai pela conservação ambiental e não está nem um pouco preocupada de quando essa fartura de minério irá acabar, simplesmente ela extrai o máximo possivel e “depois” divulga para a sociedade que a produção aumentou mas não explica os impactos ambientais que esta produção causou, fora que por força de lei ela é proibida de derrubar aquelas arvores da Floresta Nacional de Carajás…
    Há ainda o sonho de consumo de vários municipios do Brasil pela arrecadação de Parauapebas, isso é balela,isso é desejo de politico e empresários corruptos, pq se em Parauapebas a cidade já carece e muito de saneamento, educação etc com essa renda imagina em outros municipios…

    O que temos de fazer é impor nosso dever de cidadão e exigir respeito de toda essa corja que acabei de mencionar!

Deixe seu comentário

Posts relacionados